Como usar o blog para o crescimento do seu e-commerce

Ao produzir conteúdos para blogs, é possível atrair e reter usuários que podem se transformar em leads. Mas como usar o blog para aumentar as vendas em seu comércio eletrônico?

Muitas marcas já estão no e-commerce e disputam espaço com vários competidores. Portanto, para driblar a concorrência, várias já investem em estratégias visando a oferecer soluções rápidas e seguras para seus clientes.

Entretanto, para aumentar as vendas, é preciso fazer com que a marca seja vista e encontrada por potenciais clientes. Considerando que as pessoas, ao realizarem buscas na internet para determinados produtos e serviços, não passam da terceira página dos buscadores, é fundamental colocar a sua página nas primeiras posições.

Criar conteúdos no blog da sua empresa pode ser a solução que a sua empresa tanto busca. Mas como usar o blog para o crescimento da sua marca?

Técnicas para aumentar o número de usuários no e-commerce com o blog

Para gerar tráfego para o e-commerce de forma orgânica, é preciso usar todas as ferramentas disponíveis em um plano de marketing digital. Entre elas, criar um blog pode agregar muito aos seus potenciais clientes.

Afinal, esse é um canal de relacionamento que pode ser usado como um espaço para uma relação afetiva entre o cliente e o seu negócio. Por meio do blog, a sua marca constrói um relacionamento afetivo com os usuários, sendo uma excelente forma de fidelizá-los e gerar leads.

Por meio dos conteúdos postados, a empresa tira dúvidas dos consumidores, apresenta produtos, entre outros. Mas como aumentar o número de usuários no e-commerce a partir dos conteúdos do blog? Veja algumas dicas!

1. Saiba quem é sua audiência

Você já deve saber sobre a importância de identificar quem é sua persona, como seus hábitos, gostos e particularidades. A partir desse conhecimento, é possível estabelecer estratégias de conteúdos, seja com foco na apresentação de produtos, dicas para escolher e economizar, entre outros. Ou seja, oferecer o que seu público realmente busca.

Por exemplo, se o seu nicho é sobre convênio médico, vá além de construir textos com foco na venda. Procure sanar as dúvidas do leitor, disponibilizando temas sobre como escolher a melhor operadora de plano de saúde, como economizar, se os planos cobrem determinados procedimentos, entre outros.

Lembre-se de que os consumidores modernos estão cheios de dúvidas e querem respostas antes de adquirir qualquer serviço ou produto.

2. Não abra mão das técnicas de SEO

Para que seu conteúdo esteja nas primeiras posições dos buscadores, é essencial investir em estratégias de SEO. Por meio delas, o seu blog poderá gerar tráfego e alcançar seus potenciais clientes, o que resultará na geração de leads.

Mas, para rankear melhor, foque em textos mais completos e coerentes, especialmente ao aplicar as palavras-chave mais fortes. Além disso, facilite a leitura, distribuindo o conteúdo em parágrafos curtos e subtítulos não extensos.

Aposte também em imagens e vídeos sempre que possível, sem carregar a página e otimizando-os. Assim, você vai oferecer um conteúdo mais atrativo e que possa disputar as primeiras posições no Google.

3. Utilize todos os canais de comunicação possíveis

As redes sociais são excelentes canais para divulgar a sua marca. Inclusive, você pode apostar nelas para publicar o conteúdo do seu blog. Como importantes canais de comunicação, as redes sociais permitem a divulgação do seu conteúdo, fazendo com que ele tenha um alcance muito maior.

Não é à toa que são excelentes táticas no marketing digital, contribuindo com eficiência para que sua marca atinja, inclusive, um público que ainda não a conhecia.

4. Construa conteúdos certos

Não basta apenas produzir textos se não se atentar à qualidade do conteúdo postado. É preciso publicar informações claras e confiáveis, apostando em fontes seguras e adicionando links de autoridade no assunto para oferecer informações de credibilidade.

Saiba que o blog permite diversificar assuntos, explorar seu mercado e criar temas curiosos e que atendam às necessidades do leitor. Por exemplo, se o seu e-commerce é focado em produtos de beleza, além de focar nos produtos comercializados, você deve criar conteúdos que despertem a curiosidade no leitor, seja com dicas, passo a passo ou outros.

5. Crie experiências positivas

Além de produzir conteúdos focados na sua persona e diversificados, é importante responder aos comentários do leitor. Mas não faça de forma automática, e sim buscando resolver e entregar soluções.

Além disso, cuide para que a sua página seja intuitiva, com navegação simples, visando a facilitar a vida dos usuários.

6. Tenha um call to action

Aproveite para deixar um botão de ação em cada uma de suas postagens. Coloque chamadas para ação e convide seu leitor para adquirir o produto ou serviço.

O ideal é adicionar as chamadas de forma natural, sem forçar o leitor à compra. Você pode adicionar essas chamadas de forma personalizada ou mesmo automática para todas as suas postagens.

Assim, será possível atingir todos os seus objetivos com cada post, ou seja, a chamada AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Lembre-se de conseguir a Atenção do seu leitor, despertando o Interesse nele em clicar no seu botão e ter o Desejo de realizar a Ação para a conversão de compra.

Então, preparado para usar o blog para o crescimento do seu e-commerce?

Leia também: Como fazer descrição de produtos no e-commerce

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como usar o blog para o crescimento do seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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