Como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce

Quem tem algum tipo de comércio online conhece muito bem, ou, pelo menos, deveria conhecer, um dos maiores terrores dessa modalidade: o abandono de carrinhos. O impacto deles é gigantesco. Afinal, acabam sendo vendas em potencial, que por algum motivo acabam não indo para frente, e quem sai prejudicado é justamente o seu negócio.

Alguns estudos, como o realizado pela e-commerce Radar, em 2017, indicam que, no Brasil, a média de abandono de carrinhos é de aproximadamente 82%. Isso significa que de cada 100 pessoas que chegam a acessar a página da sua loja, e colocar alguns produtos no carrinho online, 82 não irão adiante com a compra, e apenas 18 serão convertidas em compras reais.

Abandono de carrinhos é um grande problema para o e-commerce, mas saber lidar com ele pode resultar em grandes ganhos de renda.

Não é preciso ser um grande estudioso do assunto para notar que há, nesse cenário, um grande potencial de vendas e, portanto, de lucros desperdiçados. Mas como fazer para reduzir essa taxa de abandono dos carrinhos? Quais os elementos que levam a pessoa a abandonar a compra?

Calma, a intenção deste texto é justamente ajudar você a resolver esse problema. Então, siga conosco para aprender como reduzir as suas taxas de abandono de carrinhos!

Qual o cenário do abandono de carrinhos de compras?

A primeira coisa que precisamos fazer para começar a pensar em soluções para esse grande problema é nos situarmos em relação ao quão comum e abrangente ele é. Nós já mencionamos como a média de abandono de carrinhos no Brasil é extremamente elevada.

Nos EUA, algumas pesquisas, como a da Baymard Institute, apontam que um pouco mais de dois terços dos clientes abandonam os seus carrinhos nas compras. Isso mostra que esse não é um problema unicamente brasileiro, mas que é possível reduzir esse percentual, quem sabe até mesmo para níveis abaixo dos americanos.

Quais os impactos desses abandonos?

Mas, antes de seguirmos, talvez você ainda se pergunte se realmente é necessário investir na redução dessa taxa de abandono. Afinal, alguns recursos precisam ser gastos em algumas coisas como o design do seu e-commerce, e é sempre importante mensurar quais os retornos que esses investimentos trarão.

Por isso é tão importante ter uma ideia do quão grande é o impacto que esses abandonos podem ter nas finanças da sua empresa. Apenas para começarmos a ter uma noção, existem estimativas que falam em empresas de comércio de eletrônicos perdendo aproximadamente US$ 18 milhões por ano em função do abandono dos carrinhos.

Além disso, outras pesquisas mostram que após o abandono dos carrinhos menos de um terço volta para concluir a compra. E como se isso já não fosse o bastante, a mesma pesquisa mostra que cerca de um quarto deles compra o mesmo produto que estava cogitando comprar na sua loja, porém em algum concorrente.

Acho que agora já podemos ter uma ideia do quão negativa é a perda dessas vendas para o seu comércio.

Quais as principais causas desses abandonos?

Mas por que os clientes não dão sequência às compras? Quais são os pontos que influenciam as pessoas a optarem por seguir ou não com as compras? Daremos uma olhadinha nisso para termos como planejar formas de nos livrarmos desses problemas.

Existem diversas questões que travam as suas vendas online, e fazem com que as pessoas abandonem seu carrinho de compras. Dentre elas, questões como a necessidade de se cadastrar no site, ou excesso de procedimentos até a conclusão da compra. Além disso, o uso de muitas perguntas com o fim de conhecer bem o perfil do comprador se mostra como barreira.

Essas coisas são incentivos para o abandono da compra, porque muitas vezes o cliente demanda uma maneira mais objetiva de efetuar a compra, e essa burocracia acaba o desincentivando. Além disso, outras questões direcionadas diretamente ao funcionamento do seu site demonstram impacto nessas questões – dentre elas, a falta de transparência nos preços, e a falta de segurança da sua página.

Um último elemento, mas que acaba sendo apontado como um dos mais importantes na perda de vendas online, é o valor do frete. Afinal, muitas vezes, o valor elevado de um frete, somado ao valor do produto, pode resultar em um preço fora do orçamento do cliente, ou que, simplesmente, deixa de compensar.

Além disso, dependendo do seu segmento, ter opções mais caras, porém mais rápidas de entrega, pode ser muito importante e necessário para evitar desistências.

Quais estratégias e dicas podem ser adotadas para reduzir essa estatística?

Bem, já falamos muito sobre as causas dos abandonos de carrinhos e seus impactos na empresa, mas que tal começarmos a tratar de soluções? Veremos agora algumas estratégias para diminuir o percentual de abandono de carrinhos de compras no seu e-commerce.

Frete e prazos de entrega

Como dito antes, os fretes têm grande peso e impacto sobre as compras online. Justamente por isso, buscar estratégias que compensem os custos do frete, como cupons de desconto, são uma forma interessante de lidar com o problema.

Além disso, uma boa ideia é o frete grátis para compras acima de um determinado valor, gerando assim um incentivo para o consumo.

Ficar atento aos prazos das entregas é outra coisa bem importante, uma vez que determinados clientes podem requerer certos produtos com alguma pressa.

Cadastros e informações

Um dos maiores impeditivos para a compra, como dito antes, são as burocracias muitas vezes solicitadas para dar sequência à transação. Entendemos a necessidade de recolher informações para produzir algo mais personalizado para o cliente, mas é necessário ter cuidado e optar pelos meios certos.

Retire o cadastro obrigatório. Não tem por que exigir que o cliente se cadastre no seu site. Substitua pela opção de fazer o login social, aquele feito via outras redes sociais. Por meio desse recurso, é possível ter acesso a diversas informações das redes sociais, que podem eliminar a necessidade de eventuais questionários também.

Mas se por algum motivo for necessário colocar alguns questionamentos antes da compra mesmo assim, lembre-se de colocar poucos, e que sejam práticos de se responder.

Enfim, o abandono de carrinhos é um grande problema para todos os e-commerces em qualquer lugar no mundo, mas saber lidar com ele pode resultar em grandes ganhos de renda. Retirar barreiras, questionários e outras burocracias é importante, além de otimizar o site e planejar promoções para compensar o frete.

Leia também: Cinco dicas úteis para reduzir o abandono do carrinho no e-commerce

 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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