Como atrair e manter profissionais para o seu e-commerce

Desde o início da pandemia, estamos vivenciando um momento de crescimento acelerado do e-commerce. Quando falamos nisso, logo pensamos na escassez de profissionais qualificados na área da tecnologia.

A indústria 4.0 chegou, com foco em produtos digitais e vendas online. A busca pelo perfil digital -inovador, antenado e veloz – está crescendo cada dia mais. É necessário realizar alguns questionamentos para iniciar essa jornada em busca do profissional adequado para o seu e-commerce, em meio a um mercado tão competitivo e escasso.

Se o seu e-commerce busca profissionais qualificados na área da tecnologia, é importante se atentar para como atraí-los. Afinal, a base de um e-commerce de sucesso está em bons profissionais. Um processo seletivo humanizado, assertivo e que avalie bem qualidades técnicas e comportamentais é essencial para conseguir isso. Não espere surgir a necessidade para iniciar!

Se você busca profissionais qualificados na área da tecnologia, é importante se atentar para como atraí-los.

Os recrutadores sempre devem estar atentos e ativos nas plataformas de recrutamento. Utilizando ferramentas como Programathor e LinkedIn, você terá um vasto acesso a diversos profissionais.

Pontos de atenção para o recrutador

O setor de recursos humanos possui papel fundamental nessa tarefa, desde o momento do recrutamento e seleção até o desenvolvimento desse profissional dentro da empresa. Dessa forma, encontramos diversos desafios que o recrutador precisa estar preparado para enfrentar e aqui estão alguns deles:

Cultura

É importante que a cultura da empresa esteja estruturada e procurando sempre estar atualizada; culturas e líderes rígidos afastam esses profissionais. O modelo home office e horários flexíveis, por exemplo, dão mais liberdade para criação e resolução de problemas. Líderes disponíveis e empáticos também são diferenciais!

Comunicação

O alinhamento entre o líder da vaga e o recrutador é essencial. Um perfil deve ser traçado, assim como as competências necessárias para essa vaga. Cuidado com a exigência de habilidades que não serão utilizadas, pois você pode afastar bons profissionais.

Transparência

Sempre tenha tudo bem definido na descrição da vaga. O método de trabalho é de extrema importância. Além disso, benefícios e salário precisam estar descritos de forma clara. Reflita: o que você tem a oferecer é realmente importante para esse profissional?

Objetividade

Uma seleção bem feita e objetiva sempre é o melhor caminho. O tempo é de extrema importância. Muitas fases tornam o processo cansativo e nesse meio tempo o profissional pode ser contactado por outras empresas.

Conhecimento

É de suma importância que o recrutador tenha conhecimento a respeito de e-commerce e tecnologia no geral. Durante a entrevista inicial, muitos candidatos costumam tirar suas dúvidas e precisam sentir firmeza na proposta e nos serviços oferecidos. O recrutador é o representante da empresa naquele momento!

Desenvolvimento

Após a contratação, é importante que a empresa invista fortemente no desenvolvimento de habilidades soft skills e hard skills desse profissional, com o oferecimento de cursos, treinamentos, plano de carreira e incentivos. Um profissional de tecnologia deseja sempre estar atualizado, estudando e em busca de novos desafios.

Seguindo esses passos, sua empresa conseguirá direcionar com clareza e objetividade o processo seletivo. Como vimos, infelizmente o déficit de profissionais qualificados na área é muito grande. Em contrapartida, existe essa busca incessante das empresas pelos melhores talentos do mercado.

Essas dicas irão ajudar a sua empresa de e-commerce nesse processo tão importante!

Leia também: Perspectivas do desenvolvimento web para e-commerces

 

O post Como atrair e manter profissionais para o seu e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como atrair e manter profissionais para o seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages