Ads Top

A importância da cadeia de abastecimento

A cadeia de abastecimento é responsável pela orquestração e integração dos diversos agentes envolvidos no processo operacional do comércio eletrônico, como áreas de produção, fornecedores, estoque, vendedores, logística e transporte. E é crucial para o sucesso dos negócios, já que se uma das etapas não funcionar, impacta todo o processo, podendo gerar danos à empresa e ao cliente.

Também conhecida como supply chain, a cadeia de abastecimento desempenha papel estratégico e necessita de práticas de gestão eficientes, com visão de ponta a ponta, para agregar valor na jornada de compra e experiência completa do cliente.

Compreender detalhes da cadeia de abastecimento vai fazer o seu negócio chegar mais longe.

Segundo pesquisa da PwC, com líderes de grandes companhias, 86% deles acreditam na importância de investir na digitalização da cadeia de abastecimento para ter mais visibilidade e acreditam que investir em tecnologia é o caminho para tomar melhores decisões.

Gestão da cadeia de abastecimento

A área de supply chain demanda alinhamento entre diversos setores e requer gestão estratégica e alinhamento com as políticas e premissas da empresa.

Para isso, desenhar o melhor modelo de gestão e processos significa garantir alta produtividade e competitividade frente aos seus concorrentes. Somente com um fluxo bem delineado será possível integrar e gerenciar os diferentes agentes envolvidos no processo, da produção à distribuição dos produtos.

Para fazer uma gestão da cadeia de abastecimento de qualidade, é necessário adotar os melhores modelos e tecnologias para garantir otimização em todas as etapas.

Tecnologia para facilitar a integração e a automação dos processos

Com o alto crescimento da demanda no comércio eletrônico e a transformação digital nesse ecossistema, investir em tecnologia para automatizar processos, ter acesso a dados para tomar decisões estratégicas e integrar os agentes envolvidos nas etapas são necessários para ter melhores processos e gerir tudo com maior precisão.

Nesse sentido, é importante adotar softwares e soluções em nuvem que possibilitam maior cooperação e atuação colaborativa entre toda a cadeia, minimizando erros e problemas no percurso e ampliando a capacidade e eficiência operacional.

Com a tecnologia a serviço da integração e automação na cadeia de abastecimento, é possível aumentar a produtividade, alinhar a comunicação entre os agentes no processo, facilitar o relacionamento entre os parceiros e melhorar a qualidade do serviço oferecido.

Desafios no processo de gestão da cadeia de abastecimento

Dada a complexidade envolvida em todo o processo, gerir a cadeia de abastecimento é algo desafiador, uma vez que impacta diretamente em resultados positivos ou negativos para o negócio. Para que o fluxo aconteça de forma alinhada e efetiva, a integração dos processos é fundamental. Conheça os principais desafios no processo de gestão da cadeia de suprimentos:

  • Integração das equipes e processos: por ser uma área que envolve diferentes agentes, da mesma empresa ou de empresas parceiras, é necessário ter processos padronizados e integrados para garantir eficiência operacional.
  • Controle de estoque: ter estoque para controlar as mercadorias e disponibilidade dos produtos, bem como informações padronizadas, é essencial para ter uma jornada de compra de sucesso. E investir em um catálogo digital que possibilita a organização e a estruturação de todos os SKUs disponíveis e suas especificações.
  • Transporte e distribuição: a distribuição das mercadorias é decisiva para garantir a qualidade da experiência ao cliente e evitar que seu negócio seja onerado. Por isso, estar alinhado com a equipe logística ou com seus parceiros de transporte para garantir eficiência nessa etapa é tão importante.
  • Avaliação de resultados: por ser uma área estratégica, é necessário fazer o acompanhamento de métricas e indicadores, a fim de avaliar se o processo está sendo funcional e identificar possíveis gargalos. Utilizar a tecnologia para apoiar a tomada de decisão vai fazer a diferença na sua gestão.

Ganhos com a correta gestão da cadeia de suprimentos

Com tantos processos envolvidos, quando bem organizada, planejada e gerenciada, a cadeia de abastecimento possibilita às empresas otimização de recursos e produtividade, além de agregar mais valor e qualidade aos seus serviços. Ela ainda contribui no processo de mapeamento de riscos, evitando danos e ônus à sua operação.

Compreender em detalhes a cadeia de abastecimento vai fazer o seu negócio chegar mais longe. Por isso, continue buscando conhecimento e bons negócios.

Leia também: Supply chain: perigos financeiros e ocultos no varejo

O post A importância da cadeia de abastecimento apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A importância da cadeia de abastecimento. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.