Ads Top

Como utilizar um ERP para vender em marketplaces

Para vender online, o empreendedor precisa contar com tecnologia para tornar o processo ágil e seguro. Também é importante pensar em manter o fluxo de trabalho mais leve, tanto para gestão de canais, vendas e entregas.

Através de um ERP, é possível vender em marketplaces de maneira descomplicada, facilitando o trabalho e possibilitando a ampliação do mercado de atuação do negócio. Neste artigo, vamos entender como utilizar um ERP para vender em marketplaces e dar algumas dicas importantes. Confira!

Comportamento de consumo online

O caminho de consumo online passa por diferentes momentos. Antes mesmo de gerar o desejo da compra, ele é impactado por anúncios, marketing de influência ou de conteúdo, até perceber a relevância do produto e criar o desejo de consumo. Esse trajeto pode se iniciar nas redes sociais, no e-mail, no Google Shopping e principalmente no universo dos marketplaces.

Considerados grandes shoppings virtuais, os marketplaces são canais de vendas fundamentais para os lojistas do nosso tempo, já que eles passam a estar conectados ao cliente que pode comprar diferentes produtos, de diferentes vendedores dentro de um mesmo espaço de compras virtual.

Ao lojista, cabe a expertise de adequar a sua operação para vender em marketplaces relevantes, e automatizar a sua gestão a fim de tornar o processo de venda em múltiplos canais um caminho de oportunidades e gerar boas experiências de consumo.

Como iniciar as vendas em marketplaces?

A loja virtual deixou de ser o único caminho possível de vendas online há um bom tempo. Ela ainda se mantém como uma opção de ponto de venda, mas está longe de representar a maior fatia do mercado de e-commerce. Os marketplaces abocanham a maior parte da representatividade das vendas online, por isso é importante o negócio estar integrado.

Para iniciar as vendas, é preciso:

  • Escolher o marketplace que faz sentido para o seu negócio, verificar as taxas de comissionamento e entender se o seu público-alvo acessa esse canal;
  • Realizar a integração através de um ERP de gestão, conectando o seu estoque e catálogo ao canal para iniciar a operação de vendas;
  • Caprichar nas fotos e descrições dos produtos para gerar engajamento do cliente;
  • Contar com estratégias para superar as suas vendas e atingir um público cada vez maior.

ERP = integração para vender nos marketplaces

Através de um ERP, é possível fazer a integração a diversos canais de venda, sejam os maiores marketplaces do mercado até os mais específicos. Além disso, integrando a gestão, a operação se torna mais simples, diminuindo erros e aumentando as chances de um atendimento e entregas rápidos.

Por isso, a primeira dica é dispor de um ERP, pois ele faz integrações de maneira automatizada, conectando venda, estoque, emissão de notas fiscais e entregas.

Experiência de compra

Fazer um cliente online feliz com a sua compra só é possível se todo o caminho na jornada de consumo estiver sincronizado, já que isso é o que garante eficiência e boa entrega. A escolha dos canais de venda e os parceiros de logística fazem com que a experiência de consumo seja rápida, com informações completas, processos de gestão automatizados, garantia fiscal e entrega ágil.

Um bom planejamento de campanhas e vendas online faz com que o cliente tenha boas experiências de compra online e reconheça a presença digital da sua marca em diferentes canais.

Por isso, um ERP online e com armazenamento em nuvem é uma ferramenta essencial para quem deseja ampliar as vendas e contar com uma gestão inteligente e automatizada.

Leia também: O futuro dos ERPs no pós-pandemia

O post Como utilizar um ERP para vender em marketplaces apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como utilizar um ERP para vender em marketplaces. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.