Ads Top

Como utilizar o desenvolvimento ágil com foco em implantação de e-commerce

O e-commerce tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Afinal, se antes já víamos uma maior confiança e, portanto, as pessoas sentiam-se mais confortáveis para fazer compras online, agora isso é parte da rotina e se tornou um hábito comum de consumo.

E para superar os diversos desafios que o e-commerce traz, a implementação da plataforma em si para esse fim e as eventuais mudanças futuras que venham a ser feitas, é necessário ter maior agilidade nos processos para garantir maior eficácia e redução de erros.

Por isso, vamos mostrar como é possível escalar processos com velocidade por meio do desenvolvimento ágil em e-commerce. Vamos juntos? Boa leitura.

O que é o desenvolvimento ágil aplicado à implantação de e-commerce

O desenvolvimento ágil é um termo muito utilizado na área de TI, mas que hoje pode estar presente em todas as áreas da empresa, e diz respeito a metodologias utilizadas para garantir o desenvolvimento de soluções de forma mais eficiente, flexível, escalável e com formas bem claras. Contudo, o conceito pode ser implementado em outras áreas, como a adoção de soluções novas no e-commerce.

Isso significa que o projeto de mudanças é feito baseando-se nessas questões, sempre com o objetivo de trazer maior interação, colaboração e experimentação com todos os envolvidos. Entre algumas das metodologias adotadas nesse processo, temos:

  • Kanban;
  • Scrum Ágil;
  • Lean, entre outros, dependendo do modelo do seu negócio.

Quais os benefícios para o negócio

Adotar o desenvolvimento ágil para e-commerce pode ser altamente vantajoso, como veremos a seguir. Com esses benefícios, é possível garantir melhores resultados e fazer seu negócio crescer, aproveitando esse momento de expansão das compras online. Veja a seguir.

Em caso de necessidade de implementar novas mudanças, com as metodologias ágeis, há maior flexibilidade para isso. Os gestores também participam do processo, o que torna a implementação mais personalizada e eficiente de acordo com as demandas reais do negócio. É possível escalar os processos, de forma que siga o crescimento do e-commerce.

Como começar a trabalhar com agilidade?

Primeiro ouvindo as pessoas do seu time, em todos os níveis, e entendo os reais problemas do dia a dia delas. Com o que estão ou não de acordo e onde estão suas maiores carências.

Após isso, promover a visibilidade e a organização do que está sendo executado e do que está previsto, assim como o objetivo de cada projeto ou entrega, de forma a deixar todos os envolvidos com o mesmo olhar sobre o negócio e as entregas.

Porém, ter um profissional que domine a cultura e as metodologias ágeis, para apoiar e conduzir algumas iniciativas e mudanças, é essencial para que as percepções e as implementações aconteçam da forma mais efetiva e menos caótica possível.

Ganhos além do produto ou serviço

A agilidade olha principalmente para pessoas, desde os usuários até os que implementam os códigos, pois são elas que dizem para que caminho deve-se seguir.

Portanto, é importante que todos os envolvidos sintam-se ouvidos, validados, parte importante do projeto e donos do negócio. Dar visibilidade para todos sobre aonde se quer chegar e o resultado das entregas empondera o time e faz com que ele se sinta mais seguro para dar passos maiores, ou sugerir mudanças importantes para a evolução do e-commerce e do negócio.

E isso só é possível através de um ganho que a agilidade tem, levando em consideração, quando aplicada, o primeiro item do manifesto ágil, que embasou todas a metodologias:

“Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”.

FONTE: MANIFESTO ÁGIL

Obs.: mesmo havendo valor no item à direita ‘processos e ferramentas’, valorizamos mais o item à esquerda ‘indivíduos e interações’.

Por isso, a metodologia ágil vem sendo tão mencionada e discutida como o futuro para organizações que visam a evoluir, empoderar e desenvolver seus colaboradores, para que a cada dia evoluam e agreguem valor ao negócio, como se de fato eles fossem donos, já que veem ali parte de si mesmos, e se sentem como parte importante de um grande resultado.

Leia também: DevOps: a importância da automação em projetos de larga escala e grande complexidade

O post Como utilizar o desenvolvimento ágil com foco em implantação de e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como utilizar o desenvolvimento ágil com foco em implantação de e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.