Ads Top

Green warehouse: qual a importância da sustentabilidade na operação?

Você já ouviu falar sobre o green warehouse? O desenvolvimento sustentável é um assunto extremamente importante para a sociedade. Trata-se de um fator que vem mudando o mercado e conscientizando as organizações sobre a importância de atuar sem causar danos ambientais.

No setor logístico, um dos mais movimentados na economia, não foi diferente. As empresas estão com ações e serviços cada vez mais ecológicos. Nesse sentido, o conceito green warehouse ganhou notoriedade e está sendo amplamente adotado no Brasil e no mundo.

Se você deseja saber mais sobre esse importante assunto e acompanhar as melhores tendências no setor logístico, está no lugar certo. Continue a leitura deste artigo e confira o que é o green warehouse, como funciona e por que esse conceito está revolucionando o setor logístico.

O que é o green warehouse?

O mercado está em constante mudança de paradigmas, evoluindo em diferentes vertentes para ter serviços mais eficazes, econômicos e livres de impactos. É um cenário perceptível em todos os segmentos, principalmente quando o assunto são as questões relacionadas à sustentabilidade.

Exemplo disso é o conceito green warehouse, ou armazém verde, em tradução direta, que significa a execução de atividades logísticas de armazenamento e movimentação de forma sustentável, ou seja, sem causar danos ou impactos significativos ao meio ambiente.

Em outras palavras, é um armazém que utiliza recursos sustentáveis para desenvolver as atividades e otimizar as instalações. Sendo assim, é a iniciativa de uma empresa ou e-commerce de realizar tarefas logísticas considerando os critérios ecológicos como pilares.

Portanto, é um conceito importante e difundido no mercado, devido às práticas ambientalmente corretas valorizadas pela sociedade e partes interessadas – um avanço imprescindível para o futuro e que proporciona vantagens essenciais para o negócio.

Como esse conceito funciona?

O green warehouse é uma estratégia abrangente que implementa ações sustentáveis em todas as atividades logísticas. Dessa forma, é possível aprimorar a qualidade dos processos e reduzir os custos operacionais sem causar impactos e poluição que prejudicam o ar, a fauna e a flora.

Diante disso, a logística sustentável é uma mudança de cultura que compreende o uso consciente de recursos naturais e a redução significativa da poluição. Portanto, é um processo que acontece de maneira bem planejada e que contempla todos os processos logísticos.

Contudo, o green warehouse é um conceito aplicado em fatores-chave, veja a seguir quais são eles.

Aproveitamento da luz natural

A estrutura de um green warehouse é pensada para otimizar o uso de energia elétrica, ou seja, aproveitando melhor a incidência da luz solar, além de garantir ambientes bem iluminados e confortáveis para os trabalhadores, evitar o uso excessivo de energia, reduzindo custos e impactos.

Iluminação de baixo consumo

Para os locais e horários em que a iluminação natural não atende às necessidades, a opção adotada por um green warehouse é a iluminação de baixo consumo. Sendo assim, é possível contar com diversas soluções que fornecem as condições necessárias com baixo consumo.

Os principais recursos utilizados no green warehouse são:

  • painéis de energia solar;
  • lâmpadas em LED;
  • sensores de presença.

Bloqueio da transferência de calor ou frio

O isolamento dos galpões de armazenamento é um fator crucial para evitar a transferência de calor ou frio. Dessa maneira, os gastos com a climatização são reduzidos e evitam a utilização de sistemas para aquecimento ou resfriamento de determinados setores.

Redução da emissão de poluentes

Devido aos processos de transporte e movimentação de cargas, as atividades logísticas apresentam uma grande emissão de poluentes. Nesse sentido, um green warehouse investe em tecnologias para movimentação de cargas com menos poluição, por exemplo:

  • uso de equipamentos elétricos para mover cargas;
  • manutenção preventiva nos veículos a combustão;
  • monitoramento da emissão de poluentes;
  • redução no uso de combustíveis fósseis.

Reciclagem

A reciclagem também é uma operação inevitável para o green warehouse, que apresenta processo de separação e de resíduos rigorosos. Dessa forma, cada classe de resíduo é enviada para o destino correto, sempre priorizando a reciclagem e o reaproveitamento, evitando contaminações.

Automação de processos

A automatização de processos é ideal para aumentar a eficiência, reduzir perdas, desperdícios e custos nos processos logísticos. Por isso, é um atributo fundamental para o green warehouse e contribui de forma significativa para tornar os processos mais sustentáveis e inovadores.

Por que o green warehouse está em alta?

A consciência ambiental e social é um compromisso que está crescendo no mercado global, sendo indispensável nos negócios do futuro. Sendo assim, desenvolver atividades econômicas de forma sustentável é um fator importante para uma empresa que proporciona diversos benefícios.

Nesse contexto, o green warehouse é um conceito que garante uma logística mais sustentável, reduzindo consideravelmente os impactos ambientais. Por isso, a tendência é que cada vez mais organizações adotem a ideia de ter eficiência e compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Saiba quais os motivos que demonstram por que o green warehouse está conquistando o mercado.

Ajuda a garantir a sustentabilidade

O principal objetivo do green warehouse é implementar processos que contribuam para a sustentabilidade no setor logístico. Sendo assim, é a garantia do desenvolvimento das atividades de forma ambientalmente correta, preservando os recursos naturais.

Otimiza os processos

Para implementar os fatores-chave do green warehouse, a empresa deve estabelecer um planejamento específico e rever todas as atividades. Dessa forma, os processos são otimizados para reduzir os desperdícios e impactos ambientais, sem comprometer a qualidade das operações.

Traz mais eficiência

A sustentabilidade na logística é aplicada por meio de ações para o controle da poluição e aumento da performance das atividades. Por meio de recursos inovadores, é possível otimizar cada processo, com uso de energias renováveis e tecnologias que aprimoram a eficiência do setor.

Reduzir perdas

As perdas e os desperdícios representam um dos grandes causadores de prejuízos e comprometem os resultados de qualquer empresa. Com o green warehouse, todas as atividades da logística são revisadas para identificar oportunidades de melhoria e eliminar as perdas, promovendo a sustentabilidade.

Melhora a imagem

Os negócios que adotam o modelo green warehouse demonstram para a sociedade, sócios, poder público e outras partes interessadas o compromisso com a sustentabilidade. Sendo assim, é uma oportunidade para melhorar o posicionamento de marca, competitividade e ainda acompanhar a evolução mercadológica.

Quais os principais desafios do green warehouse?

O green warehouse é uma tendência forte para o mercado e, devido à preocupação com a degradação do meio ambiente, pode crescer de forma significativa. Entretanto, é uma mudança expressiva na cultura de um negócio e, por esse motivo, é comum enfrentar desafios.

Nesse sentido, os pontos considerados desafiadores durante o green warehouse são:

  • o investimento inicial pode ser elevado;
  • dificuldade para encontrar soluções sustentáveis;
  • dificuldade para adaptar soluções ecológicas no armazém.

Em vista disso, implementar iniciativas sustentáveis exige que os empreendedores tenham dedicação e utilizem o devido planejamento para superar as adversidades. Assim, é possível garantir a sustentabilidade e ter operações extremamente eficazes e em equilíbrio com o meio ambiente.

Por que é um assunto importante para o e-commerce?

As vantagens de ter um green warehouse são expressivas para um e-commerce, que conta com um serviço logístico ativo e expressivo. Além de evitar impactos ambientais significativos, é um conceito que contribui para eliminar desperdícios e melhorar os resultados.

Sendo assim, investir ações sustentáveis previstas em um armazém verde é um diferencial significativo para o crescimento do e-commerce. Sobretudo, isso eleva as possibilidades de se destacar da concorrência e melhorar a imagem da loja virtual junto aos clientes.

Portanto, o green warehouse é um conceito fundamental para a evolução de um e-commerce que deseja ter sucesso no mercado. Afinal, criar um armazém sustentável também é importante para eliminar os gastos, evitar o risco de ter multas e garantir atividades eficientes.

Como o conceito green warehouse pode ser adotado?

O green warehouse é adotado por meio da implementação de ações que reduzem os desperdícios, promovendo o uso consciente de recursos naturais e energias renováveis. Sendo assim, são diversas possibilidades para tornar o armazém moderno, sustentável e com alta performance.

Além do uso de tecnologias, como o big data, inteligência artificial e automação, para adotar os princípios do green warehouse, é preciso considerar os seguintes fatores:

  • substituição da iluminação por uma de baixo consumo;
  • conscientize os trabalhadores sobre o consumo consciente;
  • uso de empilhadeiras e equipamentos elétricos;
  • utilize embalagens de materiais biodegradáveis;
  • adote a coleta seletiva;
  • treine seus colaboradores sobre a educação ambiental;
  • considere aplicar a logística reversa;
  • utilize painéis de energia solar;
  • evite excessos no consumo de água.

Nesse sentido, as mudanças do green warehouse são necessárias não apenas pelo viés ambiental. Mas consistem na oportunidade ideal para inovar e ter operações logísticas enxutas, precisas e com ótimo desempenho. Além disso, os consumidores têm mais preferência por negócios que demonstram responsabilidade socioambiental.

Como você pôde perceber neste artigo, o green warehouse é um conceito importante e que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Uma tendência que contribui para ter atividades logísticas enxutas, conscientes, econômicas e com alto desempenho sem provocar danos ao meio ambiente.

Leia também: Prevenção de perdas logísticas: o que é e como evitar custos desnecessários no seu e-commerce

 

O post Green warehouse: qual a importância da sustentabilidade na operação? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Green warehouse: qual a importância da sustentabilidade na operação?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.