Dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022

Seguir algumas dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022 pode ser o que você precisa para manter seu faturamento em alta.

O brasileiro foi o que mais migrou para as compras online na pandemia, e pretende continuar a comprar assim. Uma boa notícia para os e-commerces!

Mas, mais do que oferecer um bom produto ou serviço, um negócio de comércio eletrônico precisa garantir segurança.

Não apenas segurança para o cliente, mas segurança para o próprio site. Até porque lojas virtuais também são alvo de criminosos. Veja dicas do que fazer logo a seguir.

Melhores dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022

Para seguir as dicas abaixo, não precisa muito. Mas atenção: o que não estiver sendo feito faça daqui para a frente. Isso vai evitar uma série de problemas.

Certificado digital SSL

Ter um certificado SSL vai garantir ao seu comércio eletrônico uma camada a mais de criptografia e proteção para seus clientes.

Dessa forma, todos os dados usados durante a compra permanecerão confidenciais, evitando o risco de eles vazarem e trazerem prejuízo para o seu consumidor.

É por isso que vários sites têm o S final no HTTPS (por causa desse certificado). É possível até consegui-lo de forma gratuita, então vale a pena pesquisar qual usar para a sua loja.

Antivírus para seu computador

É sempre bom instalar no seu computador um antivírus potente. Não só no seu, mas em todos os PCs em que a área de gerenciamento é acessada.

Pode ser o computador de um funcionário, na loja física, na sua casa etc. O importante é não se esquecer de nenhum.

Aliás, isso vale para qualquer sistema operacional e tipo de máquina que você usar. O antivírus para Mac é necessário para proteger os dados do seu cliente da mesma forma que um antivírus para um PC Acer também é. Com o software instalado, você vai evitar o risco de a loja online ser infectada por malwares ou vírus enquanto está sendo gerenciada. Esse tipo de ataque poderia tanto derrubar sua loja quanto sequestrar a página ou os dados dos consumidores.

Existem várias opções de antivírus gratuitos online, e outros pagos, mais completos. Vale a pena analisar qual atende melhor à necessidade da sua loja e contratar.

Selos de segurança

Os selos de segurança são parte importante de um negócio eletrônico por dois motivos.

Primeiro, porque transmitem para o cliente a sensação de que aquele portal é seguro para comprar. É algo que aumenta a confiança do usuário e a sua chance de finalizar o que é colocado no carrinho.

Além disso, os selos dão ao site novos processos de verificação. Assim, os dados passam por um pente fino e ficam protegidos de forma mais intensa de qualquer ataque ou vazamento online.

Gateways de pagamento

O gateway de pagamento tira de um site a responsabilidade, e direciona-a para ferramentas que foram pensadas especificamente para esse fim.

O Mercado Pago e o PagSeguro são algumas dessas ferramentas que são bastante comuns nas lojas online.

Inclusive na hora de pagar por meio do cartão de crédito, pois essa costuma ser a maior preocupação dos clientes. Mas também dá para gerar boleto bancário e até Pix com várias dessas plataformas.

Com esse tipo de saída, seu portal vai evitar armazenar mais dados do que é necessário do cliente. Se houver poucos dados, sua preocupação com segurança será mais tranquila.

Não que você possa deixar de lado tudo que falamos até aqui para a proteção de dados. Mas redirecionar o processo de pagamento para uma página especializada no assunto vai evitar que você precise se preocupar tanto com o assunto.

Até porque é comum que os usuários já tenham login nessas plataformas. Então, eles não vão precisar preencher os dados novamente, e vão se sentir mais confiantes por trabalharem com algo que já conhecem. Também é algo que aumenta a comodidade do cliente e favorece a compra.

Pronto, agora você já conhece as melhores dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022! Não se esqueça de que a segurança do seu site deve ser sempre atualizada. Assim, você vai evitar que novos golpes e vírus, que surgem todos os dias, encontrem brechas no seu portal.

Leia também: Privacidade de dados: seu time de marketing está preparado para lidar com isso?

O post Dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022 apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages