Cinco dicas de marketing que todo pequeno e-commerce deve conhecer

Nos anos mais recentes, é notória a crescente procura e crescimento das compras realizadas dentro das lojas virtuais. Além disso, comerciar via marketplace possibilita que empreendedores possam iniciar ou incrementar seu negócio.

No entanto, como todo negócio, é preciso planejar e elaborar estratégias de crescimento, incluindo diversas ações de marketing. Quanto mais estipuladas, maior o percentual de acerto.

Por isso, utilizar ferramentas que organizem as ideias, verificando e validando pensamentos para encontrar soluções criativas é fundamental.

Entenda como criar estratégias de marketing para tornar o pequeno e-commerce único e saiba como se comunicar diretamente com o público potencial.

Estude seu mercado e defina sua persona

A primeira etapa, seja para pequenos ou grandes e-commerces, é estudar, definir e entender quem é o seu cliente.

É óbvio que o alcance da Internet é enorme, mas é preciso definir quem é a sua persona para que as estratégias possam ser direcionadas e terem mais chances de atingir os objetivos estipulados.

A persona é a visão ideal do público-alvo. Para construí-la, é preciso considerar itens demográficos, idade, classe social, entre outros. Inclua também suas possíveis atitudes e comportamentos.

Saber para quem se quer vender norteia decisões sobre o produto e o serviço, e, principalmente, as interações, os conteúdos e as ações de marketing.

Para e-commerces, essa etapa é ainda mais essencial. Como não há contato físico e direto, é preciso criar as plataformas centradas na usabilidade e no consumidor final.

Por isso, aposte em ferramentas que possibilitem criar e observar a disposição de uma página, realizando modificações necessárias antes da publicação.

Existem ferramentas, como o EdrawMax, onde é possível criar projetos de Wireframe e testar soluções diferentes para sites e aplicativos. Como o software conta com interface simples de arrastar e soltar, além de diversos elementos para utilizar, você não precisa ser um especialista para melhorar o seu e-commerce.

Imagem Freepik | EdrawMax

Tenha um plano para a divulgação

Geralmente, o orçamento para a divulgação de pequenos e-commerces é limitado. Por isso, invista nos canais certos e em estratégias que gerem os resultados esperados.

Conhecendo o público, torna-se mais fácil saber em quais canais e quais conteúdos oferecer. Fique alerta se o negócio enfrentar sazonalidade. Considere criar ações diferenciadas para intensificar os resultados em determinados períodos.

Reunir a equipe e realizar um brainstorm são formas eficazes de utilizar visões distintas para validar ideias e encontrar soluções que se revertam em estratégias para despertar o interesse dos usuários.

Lojas virtuais carecem de ferramentas que tornem seu atendimento mais humanitário e as aproxime de seu consumidor.

Tenha em mente que o consumidor quer se relacionar com uma pessoa, mesmo que o contato seja totalmente online.

Nessa prerrogativa, é fundamental dar um rosto à sua marca. Converse diretamente com seu público. Caso não se sinta preparado, contate uma pessoa que possa fazer esse papel.

Crie campanhas e relações personalizadas e humanas. Isso muda a forma de vender e comprar.

Crie promoções especiais e fidelize clientes

Contar com uma cartela de clientes fiéis proporciona que a empresa, seja do tamanho que for, possa realizar suas estratégias com maior direcionamento e tenha uma receita recorrente.

No entanto, para que isso ocorra, é preciso valorizar quem sempre opta por seu produto ou serviço. Dessa forma, uma das dicas de marketing que todo pequeno e-commerce deve conhecer é investir em ações de relacionamento.

Essas ações não necessariamente carecem de grandes investimentos, já que podem ser simples, como contatos periódicos, newsletter, ou um clube de descontos e promoções especiais em uma área do site do seu negócio.

Criar descontos exclusivos para clientes fidelizados lhes proporciona a sensação de reconhecimento e pertencimento, fazendo com que se despertem gatilhos mentais, impulsionando-os a comprar ainda mais no seu e-commerce.

Nunca pare de inovar

A última dica para pequenos e-commerces se destacarem é a inovação. Inovar nem sempre é uma tarefa fácil, mas também não é necessário recriar a roda. Absolutamente tudo que for feito de forma autoral será considerado inovação.

Por isso, observe o produto ou serviço, identifique formas de modificar e melhorar detalhes, criar personalização e maneiras diferentes de realizar aquilo que já se faz.

Muitas vezes, a inovação vem de encontrar soluções melhores para atender a determinada demanda.

Observe o mercado, preste atenção no que seu concorrente faz de diferente, verifique se a sua persona se mantém igual e adapte sempre sua estratégia.

Imagem Freepik

Não se esqueça de gerenciar!

Essa não é apenas uma dica de marketing. É claro que, dentro desse campo, é preciso visualizar métricas e conferir se as estratégias adotadas estão de fato sendo convertidas em vendas.

Gerenciar um e-commerce vai muito além das ações de marketing. É possível que o negócio tenha um ótimo meio de comunicação com o cliente, e tenha um produto inovador, mas outras áreas da empresa impossibilitam seu sucesso.

O empreendimento deve ser um grande ecossistema colaborativo, onde tudo se combina e funciona de forma adequada, desde a produção e comunicação até o pós-compra.

Dessa forma, seguindo dicas de marketing e tendo um pensamento estratégico, o seu pequeno e-commerce de hoje pode se tornar um grande empreendimento amanhã.

Leiam também: Metaverso e marketing: o que esperar dessa relação?

O post Cinco dicas de marketing que todo pequeno e-commerce deve conhecer apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Cinco dicas de marketing que todo pequeno e-commerce deve conhecer. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages