Ads Top

Digital PR para e-commerce: como aumentar sua visibilidade

Tenho visto nas redes assessores de imprensa e link builders entrando no universo do Digital PR. Mas, que estratégia é essa e como alcançar resultados com ela? É o que eu vou explicar neste artigo.

Primeiro de tudo, o Digital PR nada mais é do que a união do link building e suas técnicas com a assessoria de imprensa, com foco na comunicação digital. Sendo assim, o Link building ganha mais valor comunicacional, o que confere maiores chances de visibilidade e autoridade para uma loja virtual.

Mas, na prática, o que isso vai significar? Que, quando bem feita, uma campanha de Digital PR pode oferecer à sua loja virtual, além da melhoria de posicionamento, mais awareness para sua marca, além de potencializar as estratégias de SEO. No fim das contas, o objetivo é que esta ação se converta em mais vendas.

Para que servem as campanhas de Digital PR

Montar uma campanha de Digital PR não é simplesmente redigir textos e ofertar a blogs e portais. Vai além. Elas auxiliam os e-commerces na luta para vencer a concorrência. Veja bem, em 2021 o Brasil atingiu a meta de 1,59 milhões de e-commerces, o que representa 6% do varejo brasileiro. Na prática, isso significa uma concorrência enorme. E, além disso, tem o fato de que os grandes players e Marketplaces dominam o mercado.

Neste universo, como sobressair, então? Como ganhar o seu lugar ao sol no mundo das vendas digitais? Estratégias de marketing digital com foco em vendas e, claro, SEO e Digital PR. O SEO é indispensável para tornar o seu site atrativo à navegação, propiciar uma boa experiência ao usuário e fazer com que ele queira comprar ali.

Na State of Search Brasil, pesquisa realizada para entender o comportamento de busca do usuário na internet, apurou-se que se ele se sentir bem no site, ele volta para comprar. Com isso, vai criando fidelização. Já o Digital PR é a cereja do bolo para aumentar a visibilidade da sua marca, auxiliar positivamente os esforços em otimização SEO e comunicar seu site com valor agregado no meio digital.

Melhor campanha de Digital PR para e-commerce

Aqui vai o grande segredo! Nem sempre uma tática que funcionou muito bem para um nicho de mercado, dará certo para o seu. Eu costumo usar o que o e-commerce tem de melhor para montar campanhas: dados!

Os seus clientes são fontes inesgotáveis de informação sobre o seu negócio e é com eles que você pode criar pesquisas que, certamente, vão virar assunto na mídia. Dados inéditos que instigam a curiosidade de jornalistas e leitores.

Sendo assim, pesquisas informativas são as melhores estratégias. Pense comigo: já pensou se você tem um e-commerce que vende semijoias e monta uma pesquisa para entender como as mulheres se adaptaram ao novo sistema de trabalho durante a pandemia?

Ou se elas têm medo de não dar conta do dia a dia e das duplas e triplas jornadas? Isso é uma pesquisa muito bacana para compartilhar com portais de comportamento feminino.

Vamos além: você tem um e-commerce de artigos esportivos e cria uma pesquisa para seus clientes definirem a escalação ideal da seleção brasileira para a Copa. Quanto mais você unir dados e entretenimento, melhor!

09 passos para montar uma campanha de Digital PR

Sinto que estamos evoluindo aqui. Você já começou a ter várias ideias, né? Agora vamos à prática. Para montar uma boa campanha, é preciso planejar. Mas, este planejamento deve ser rápido e acontecer de maneira paralela, ou seja, enquanto uma pessoa está tomando uma ação, outras da equipe também estão trabalhando em outras frentes.

1 – Brainstorm com possibilidades de campanha

Aqui vale tudo, tá? Deixe a galera pirar nas ideias. Depois, é só ir aparando as arestas para captar a ideia mais adequada.

2 – Defina a campanha e os materiais que serão usados:

  • Infográfico;
  • Landing Page;
  • Release;
  • Artigos de blog;
  • Hot Site.

3 – Use o blog para ser a “casa” do seu ativo linkável

Divulgue todos os passos da campanha em um artigo de blog. É com este conteúdo que você conta o passo a passo da sua pesquisa, aponta os resultados e o que isso vai trazer de positivo para a sociedade, de alguma maneira. Mesmo que seja só para consumir um conteúdo mais divertido. Converse com o leitor e aponte os dados inéditos com exclusividade.

4 – Crie uma wishlist dos sites que você gostaria de estar

Sem ela nada acontece. É preciso registrar os portais nos quais você quer sair. Também é importante para você começar a montar o seu mailing de parceiros. Eles podem ser interessantes no futuro.

5 – Delimite os Tier 1 e comece o contato com eles

Os jornais mais vistos. Aqueles que têm mais relevância no seu nicho de atuação. Nem sempre a Folha de São Paulo será o seu Tier 1 ideal. Se você tem um e-commerce de esportes, focar no GE ou no Uol esportes pode ser mais adequado.

6 – Monte a pesquisa e envie para sua base de clientes, amigos, prospects (acima de 1000 respostas é um ótimo número)

7 – Após uns 15 ou 20 dias, tabule a pesquisa e veja os principais insights e manchetes

8 – Produza os materiais instaurados no segundo passo

9 – Divulgue sua pesquisa

Ah, uma dica: divida sua campanha em períodos de 3 meses. É o suficiente para você trabalhar e publicar. Assim, além de ser ótimo para vendas, o seu site será usado como fonte para dados sobre o mercado no qual você trabalha.

Como medir as campanhas de Digital PR

Agora, como é que você sabe que esse trabalho todo deu certo? Usando KPIs, claro. Mas, assim como o Link Building, o Digital PR também não tem métricas mais diretas e exatas. Mas, o que você pode sempre prestar atenção é:

  • Posicionamento da palavra-chave;
  • Quantidade de Links;
  • Qualidade dos Links;
  • Visibilidade do site durante e após a campanha;
  • Aumento de vendas;
  • Tráfego de referência para o site.

Mas, eu ainda tenho mais uma surpresa que vai ser uma mão na roda. Um Guia Fundamental de Digital PR para SEO com tudo o que você vai precisar para montar uma campanha. Gratuito, certamente vai te ajudar muito.

O post Digital PR para e-commerce: como aumentar sua visibilidade apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Digital PR para e-commerce: como aumentar sua visibilidade. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.