Ads Top

Cenário de validação cadastral e fraudes no comércio eletrônico em 2021

A validação cadastral é um mecanismo que permite empresas de diversos setores conhecerem seus clientes. Assim, reduzem o risco de fraudes, principalmente de identidade.

O processo de cadastro realizado em plataformas digitais, pode ser otimizado com a validação cadastral simultânea e automática. Veja como as empresas do setor de comércio eletrônico estão investindo nessa prática.

O que é validação cadastral

A validação cadastral é um processo que permite a verificação de dados e informações dos clientes. Essa verificação é feita através de consultas em diversas fontes, como a Receita Federal.

Assim, enquanto um cliente efetua o cadastro no seu site, por exemplo, ao mesmo tempo, esse cadastro pode ser validado para garantir que as informações estejam corretas e pertençam a quem está realizando o cadastro.

Com o avanço das soluções digitais e das compras online, cresceu também o volume de fraudadores nesse meio.

Muitos clientes usam dados de outras pessoas para efetuarem compras em comércios eletrônicos. A validação cadastral é uma forma de garantir que isso não ocorra.

Crescimento do uso da validação cadastral

Com base na análise de dados do Data Engine, plataforma de validação cadastral, esse tipo de consulta cresceu cerca de 30% quando comparado ao ano de 2020.

Foram realizadas quase 500 mil consultas em 2021. E as empresas investiram em média R$36.000 em consultas e validações de dados.

De acordo com um mapa de fraude divulgado, apenas no primeiro semestre de 2021, o setor de e-commerce sofreu 32% a mais de tentativas de fraudes quando comparado a 2020. Foram mais de 2 bilhões de tentativas.

Outra pesquisa realizada pela Experian, mostrou que uma das principais preocupações das empresas atuam no e-commerce é a prevenção de fraudes. Mostrou ainda que 62% das empresas entrevistadas pretendem aumentar os investimentos nessa área.

Além disso, vimos também que aumentou o número de consultas que avaliam o risco dos clientes. No e-commerce, essa prática deve ser amplamente usada para medir o risco dos fornecedores, principalmente para marketplaces.

Segundo os dados do Data Engine, as consultas de análise de risco cresceram mais de 40.000%. Isso mostra o quanto as empresas estão preocupadas em entender com quem estão negociando.

Benefícios e vantagens para o e-commerce

Quando falamos de e-commerce o risco de fraudes aumenta bastante. Visto que muitos sites não possuem nenhuma barreira ou validação para cadastro dos clientes.

Muitos comércios eletrônicos já estão investindo em ferramentas de validação, como o envio de tokens ou a necessidade de envio de foto para cadastro.

Porém, é claro que o setor ainda tem muito espaço para crescimento nesse sentido.

Entre os principais benefícios, temos a redução de fraudes, porém existem outras vantagens como:

  • Confiança ao cliente: quando a empresa adota essas práticas de validação, o cliente se sente mais seguro em realizar uma compra online, podendo atrair mais clientes para a sua base;
  • Regras de compliance: usando ferramentas de validação, sua empresa garante estar em dia com regras de compliance e segurança;
  • Redução de prejuízos: muitas fraudes acarretam prejuízos financeiros, quando adotam práticas para impedir essas ações, indiretamente também reduzem o risco de prejuízos financeiros.

Essas são algumas das inúmeras vantagens de investir em práticas que trazem segurança para sua empresa e para seus clientes.

Existem hoje diversas ferramentas que fazer essa validação cadastral de forma automática. Facilitando e otimizando processos.

Se você ainda não adota práticas para a redução de fraudes, você pode estar correndo diversos riscos. Explore mais esse tema e comece e adote práticas de validação cadastral no seu negócio.

O post Cenário de validação cadastral e fraudes no comércio eletrônico em 2021 apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Cenário de validação cadastral e fraudes no comércio eletrônico em 2021. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.