Ads Top

Mantenha sua equipe empenhada em vender no seu e-commerce

Os desafios encarados por uma equipe de vendas de e-commerce são diversos e com algumas diferenças se comparados ao método tradicional, isto é, comércios e lojas físicas.

Afinal, os colaboradores estarão de forma remota em contato com os seus futuros compradores e atendendo os atuais clientes. Ou seja, é um pouco mais complicado definir as preferências e estilos das pessoas, sem nem ao menos vê-las.

Mas, apesar das dificuldades, é possível superá-las e finalizar ótimas vendas, atingindo metas e ainda promovendo a motivação de toda a equipe.

Para isso é necessário que a gestão do time de vendas ofereça soluções e caminhos para que as vendas online aconteçam. Então, se deseja descobrir como manter sua equipe empenhada em vender seus produtos, confira algumas dicas a seguir.

Metas realistas e plausíveis

O primeiro ponto a ser observado é que tanto as vendas em loja física quanto em e-commerce precisam ter metas. Isso quer dizer que a gerência do negócio precisa definir o quanto será vendido naquele mês ou semana.

Essa projeção é uma forma de ajudar a sua equipe a se manter mais focada no trabalho e buscar por ações efetivas, as quais ajudem a alavancar as vendas online.

No entanto, apesar da equipe conhecer o caminho, ela precisa estar segura de que aquilo que foi estabelecido pode ser de fato atingido. Em outras palavras, quando for pensar nas metas a serem definidas para aquele momento, considere se de fato elas são possíveis de alcançar.

Se a meta for impossível, gera descontentamento nos colaboradores. Porém, se for fácil demais, também pode provocar sentimentos de desmotivação. Logo, é preciso encontrar uma meta equilibrada que consiga engajar todo o seu time de vendas.

O ideal é que o planejamento do tempo e da quantidade a ser vendida traga sentimentos desafiadores para seus vendedores.

Recompensas, bonificações e outras formas de beneficiar o seu time

A maneira mais simples de motivar a equipe é com a oferta de benefícios para os colaboradores. A promessa de recompensas pelo excelente desempenho e a boa venda garante maior fidelidade dos vendedores e, consequentemente, promove o engajamento de toda a equipe.

E as formas de recompensar podem ser as mais diversas, desde cupons com descontos até mesmo valores em dinheiro. O que importa nesse momento é garantir um atrativo para a equipe, no qual eles possam se sentir valorizados e reconhecidos por todo o esforço em realizar as vendas online.

Procure atrelar as bonificações com algum sonho de realização particular das pessoas que fazem parte do seu time de vendas. Pense da seguinte maneira: todos têm um sonho que gostariam de realizar. Sendo assim, o que é preciso fazer para combinar as motivações pessoais com os objetivos do seu e-commerce?

É uma tarefa que deve ser pensada e discutida em conjunto com seus vendedores. Além disso, é uma forma de promover maior proximidade entre todos.

Garantir um ótimo marketing online

Outro aspecto que costuma deixar as equipes ainda mais empenhadas em vender é quando o e-commerce possui ótimas campanhas de marketing online.

Essas campanhas podem estar relacionadas aos descontos, ofertas ou oportunidades em que são oferecidas em datas especiais, tais como dia das mães, natal, dia das crianças, férias escolares… Enfim, quaisquer períodos em que seja possível promover os produtos e ainda estimular o seu time de vendedores.

As campanhas podem vir por meio de folders e textos publicitários, os quais tem o objetivo de divulgar o produto e, assim, facilitar o processo de vendas para a equipe.

Além disso, é essencial que o e-commerce possua fotos de qualidade para que os seus vendedores consigam mostrar aos clientes em detalhes o produto. E mais, a descrição dos itens deve ser feita de forma minuciosa, para que o seu time passe maior credibilidade enquanto realiza as transações de vendas online.

Em resumo, o marketing online precisa ser aplicado tanto em dia de promoção quanto nos dias comuns de trabalho. No entanto, o que precisa ser considerado é a precisão e a excelência com que essa divulgação será feita.

Canais de comunicação entre vendedor e cliente

Disponibilizar canais de comunicação para que os clientes possam entrar em contato com a sua equipe de vendas do e-commerce é algo muito importante. Isto porque os colaboradores precisam ter a sua privacidade, ou seja, uma separação entre os meios de comunicação particular e os profissionais.

Do contrário, acaba se tornando algo um pouco bagunçado e até mesmo desorganizado. Por consequência, clientes podem ser inconvenientes e entrar em contato com os vendedores em momentos de folga, horários inapropriados ou durante o lazer. Isso resulta em momentos de aborrecimento e situações constrangedoras para o seu time.

Por essa razão, verifique a possibilidade de incentivar a criação de redes sociais abertas para vendedores terem acesso e, assim, se comunicar com os clientes. Vale oferecer uma opção de utilizarem telefones com o aplicativo do WhatsApp Business, e-mails corporativos, chats dentro do site… Encontre qual a melhor maneira de estabelecer esse contato com sua equipe de vendas online e os consumidores.

Treinamentos e capacitações para melhorar as vendas online

Uma equipe que conhece profundamente os produtos e serviços em oferta no e-commerce e possui uma bagagem de técnicas e estratégias de vendas online, certamente irá se empenhar ao máximo para desenvolver o seu trabalho e conseguir atingir todas as metas estabelecidas.

Mas, para que esse tipo de atuação seja alcançado é necessário o investimento em treinamentos e cursos de capacitação. Afinal, seu time deve se sentir mais preparado em enfrentar as objeções dos clientes e tirar quaisquer dúvidas que possam surgir durante o processo de vendas online.

Outro ponto interessante sobre o investimento nos estudos da sua equipe é que, além de se tornar mais empenhada, ela estará cada vez mais qualificada para atuar nesse trabalho. O resultado será o desenvolvimento de novos caminhos para aumentar a oferta e venda de produtos.

Por isso, se dedique ao extremo para montar a melhor equipe de vendas online para o seu e-commerce.

O post Mantenha sua equipe empenhada em vender no seu e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Mantenha sua equipe empenhada em vender no seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.