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Estratégias de e-commerce para o fim de ano

Que as datas mais importantes para o varejo acontecem no último trimestre não é novidade, mas de acordo com relatório da Mastercard, o e-commerce brasileiro experimentou uma aceleração de 75% no final do ano de 2020. Isso quer dizer que, se antes da pandemia boa parte das pessoas já escolhia comprar presentes online, no cenário pós-isolamento essa prática se tornou ainda mais popular.

Então, se você ainda não conseguiu parar para pensar em como vender mais no mês do amigo secreto, do Natal e do Ano-Novo, saiba que deveria começar a fazer isso agora. Aqui vão algumas dicas pra ajudar a acelerar os últimos dias de 2021.

Ninguém quer ser o Grinch no e-commerce

Thats Me Merry Christmas GIF by Freeform - Find & Share on GIPHY

No fundo, todo mundo ama o clima de fim de ano, então para trazer uma experiência que aproveite a sazonalidade e os gatilhos das festas de Natal e Ano-Novo vale caprichar na identidade visual do e-commerce. Para gerar o sentimento de expectativa nos seus consumidores, trabalhe banners temáticos, que podem trazer tons em vermelho, verde, branco e dourado. É muito importante aumentar o foco em produtos e kits que podem trazer a magia dos presentes de natal.

Além disso, é interessante facilitar o caminho dos seus visitantes até o fechamento do pedido, isso envolve ajudá-los a encontrar os melhores itens pra data de forma rápida, certo? Uma dica é criar categorias de “Dicas de Presente” ou “Especiais de Natal” que fiquem aparentes no menu principal do topo do site.

Crie uma experiência única com unboxing 🎅🏽

O capricho com uma encomenda pode gerar divulgação espontânea e garantir a recompra, na prática a dica é testar os seguintes:

Aroma na caixa

Uma ideia é borrifar um pouquinho de uma fragrância com a identidade da sua marca quando estiver fechando o embrulho.

Papel seda

Envolvendo seus produtos em papéis mais finos adiciona uma camada extra de mistério e emoção para a experiência de unboxing.

Fitas e laços

Existem várias opções de fitas coloridas que podem complementar as cores da embalagem e dar um charme especial pra sua marca.

Adesivos criativos

Todo mundo ama adesivos criativos, né? Se você usar folhas de papel, um adesivo da marca pode ser colocado pra selar o papel de que envolve os produtos ou talvez enfeitar o papelão da caixa.

Cartinha de gratidão

O bilhete escrito à mão é um gesto de cuidado que mostra que há pessoas reais por trás da marca, isso encanta os clientes e faz valer o esforço. E somar isso a um cupom de desconto no próximo pedido dá aquele empurrãozinho pra recompra!

Cartão no capricho

Pra quem já tem pedidos em grande escala, o caminho é incluir um cartão impresso com uma mensagem capaz de gerar identificação com a marca. Uma comunicação inspiradora e um QR Code que direcione pra sua loja online fazem toda a diferença.

Priorize a navegação e experiência mobile

Segundo a pesquisa do SPC Brasil, mais de 74% dos brasileiros declararam usar o celular em ao menos uma das etapas de compra.

Na sua loja virtual é muito importante conseguir transformar as visitas em vendas. Pensando que a maior parte das pessoas usa o celular para navegar, é fundamental que a experiência no seu site seja sempre atualizada, atraente e intuitiva.

Prova social para gerar credibilidade real

Uma das maiores objeções vistas no e-commerce está relacionada à falta de confiança do comprador na loja virtual, certo? A melhor forma de trabalharmos esse gargalo é através de argumentos de prova social. Para isso, temos ferramentas que ajudam a automatizar o processo de solicitação de avaliações.

É importante reforçar que as avaliações sejam verdadeiras e auditadas. Vale a pena pesquisar qual solução de reviews melhor se adequa a seu negócio, mas muitas delas até vinculam as estrelinhas ao produto no Google Shopping — o que certamente diferencia a loja da concorrência na prateleira virtual.

Acredite no poder da venda cruzada

Sugestões de produtos acessórios que se relacionam com aquele do carrinho, como uma espátula para cremes, por exemplo. Ou até mesmo benefícios, como consultoria. Essas ideias podem ser boas estratégias para fazer seu negócio crescer.

Essa estratégia tende a aumentar o valor médio de pedidos da loja e ampliar a receita da empresa como um todo.

Se prepare para a alta demanda:

  • Promova um treinamento especial para reforçar com o time sobre o valor especial da agilidade e proatividade nesse período;
  • Oriente seu time a garantir que todos os pedidos enviados tenham um comprovante de entrega assinado (para eventuais tentativas de fraude);
  • Compartilhe conteúdos com seus funcionários sobre como identificar os principais tipos de fraudes. Saiba mais sobre como evitar fraudes no e-commerce aqui.
  • Leia também: Pirataria em marketplaces: boas práticas podem coibir comércio ilegal em plataformas digitais.

    O post Estratégias de e-commerce para o fim de ano apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

    Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Estratégias de e-commerce para o fim de ano. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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