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Cashback como um estímulo de vendas para a sua marca

Em pouco tempo o cashback se tornou uma das ferramentas de incentivo mais populares usadas por empresas de diferentes setores. A maioria das marcas ao redor do mundo está usando esse benefício e claro que o Brasil não é exceção.

De acordo com dados da Pesquisa Panorama Mobile Time e Opinion Box, 42% dos consumidores móveis do Brasil consideram o cashback a melhor funcionalidade em um aplicativo.

Além disso, um levantamento da Cuponomia destaca que os cupons de descontos e o cashback movimentaram mais de R$ 7 bilhões só no ano passado. A tendência é crescente e as buscas por condições especiais de compra triplicaram quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O cenário é promissor e a expectativa é que os consumidores continuem usufruindo do cashback com cada vez mais frequência.

Pensando nesse contexto, sua marca já oferece esse benefício? Você sabe quais as vantagens dele para a sua marca e seu e-commerce? Abaixo listei algumas!

Atração de clientes

As promoções com cashback são eficazes para atrair clientes para experimentar o produto ou uma plataforma. Algumas empresas usam promoções rápidas com altos cashbacks, às vezes superiores a 20%, para obter vendas incrementais.

Os clientes recebem um benefício instantâneo que pode ser usado para comprar produtos da mesma marca ou usufruir de outros benefícios.

Incentivo para compras regulares

Uma das principais vantagens do cashback para as marcas é o fato de incentivar compras regulares. A tal da teoria da reciprocidade, considerada um gatilho no marketing, entra em ação aqui.

Os consumidores, de maneira geral, gostam de adquirir algo para usufruir de um benefício em troca. E o cashback é uma forma de recompensar os clientes por comprarem da sua marca, oferecendo um incentivo para comprarem novamente.

Uma pesquisa da Global Cashback Report 2020 revela que as promoções de cashback geram um aumento de 3,4 vezes na taxa de conversão e um aumento médio no valor do pedido de 46%.

Pense comigo: se uma pessoa comprou de você uma vez e, em outro momento futuro, precisar do seu produto novamente e estiver em dúvida entre duas marcas, o que você acha que a pessoa faria?

Comprar de uma nova empresa ou comprar novamente da sua marca que oferece um cashback de 15% para uma nova compra? Já deu pra perceber que esse pode ser um fator decisivo durante a compra!

Não perder com desconto dos seus produtos

Uma das premissas utilizadas no marketing de vendas desde sempre é baixar o preço de um produto para vender mais e estimular a recorrência de compra. Com isso, as empresas acabavam perdendo ou deixando de lucrar em cima desses produtos.

Com o cashback isso não acontece, pois ele é o incentivo. Em vez de oferecer 20% de desconto em seu produto, ofereça 10% de cashback.

Além disso, ao oferecer o cashback ao invés do desconto, você obtém o valor total imediatamente após a compra.

Em seguida, em uma base mensal (ou semanal ou trimestral em alguns casos), você envia o cashback dos clientes. Isso pode melhorar muito o seu fluxo de caixa, permitindo que você pague o cashback quando todas as receitas forem geradas.

Leia também: Uso de cartões cresceu cerca de 22% na Black Friday.

Construa uma estratégia sustentável de cashback

É preciso prestar atenção no gasto para conquistar e manter um consumidor retido na plataforma.

Se a perspectiva for maior do que o cliente gasta e deixa de valor ao longo do tempo (ou seja, se a conta não for equilibrada), então não compensa oferecer esse tipo de benefício, pois não será sustentável.

Agora, se for sustentável, a iniciativa valerá a pena! O equilíbrio está entre o custo de aquisição de clientes (CAC) e o valor do tempo de vida do cliente (lifetime value).

Se a marca tiver um CRM inteligente que integra o cashback em sua estratégia, conseguir estabelecer limites que controlem o uso do cashback de cada cliente e definir quais clientes da base farão uso desse benefício, o cashback se torna flexível e trará ótimos ganhos.

Por isso é tão importante ter na palma da mão esses dados e incluir os vendedores nas ações de cashback para oferecer esse incentivo apenas para um público de clientes selecionados e que façam sentido para sua estratégia de vendas.

O cashback é uma ferramenta de fidelidade?

Os cashbacks produzem dois incentivos: um incentivo de curto prazo para comprar um produto e um incentivo de recompra futura. Por mais que seja uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio, nem sempre será a melhor estratégia para fidelizar.

Por isso que o cashback pode ser uma ferramenta extra da sua marca, mas nada substitui a experiência de compra e um ótimo relacionamento.

Oferecer um atendimento humanizado, personalizado e omnichannel (que integre online e offline) ainda é o principal caminho para fazer a diferença na vida do consumidor e permanecer na mente dele por muito tempo.

E você? Já considerou utilizar essa estratégia na sua marca? Conte nos comentários!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Cashback como um estímulo de vendas para a sua marca. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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