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Calendário do e-commerce 2022: prepare sua loja para o crescimento!

Estamos no final de 2021, isso significa que chegou o momento de começar a preparar o seu calendário do e-commerce 2022 para as datas de feriados nacionais e sazonais. Considerando o aumento da busca por produtos e serviços específicos nestas datas, o mercado do e-commerce só tem a ganhar. 

Para além das estratégias, portanto, vale pensar nas campanhas pontuais, direcionadas para datas específicas como feriados e outras festas regionais ou nacionais. Afinal, todos os outros feriados e datas importantes merecem atenção, e, claro, você não pode perder vendas.

Segundo a pesquisa realizada em setembro deste ano, feita pela empresa de mercado Opinion Box, cerca de 49% dos consumidores entrevistados pretendem comprar mais nas lojas virtuais em 2022. Portanto, não deixe de levar estratégias para sua loja virtual, garantindo muito sucesso nas vendas!

Lista das datas sazonais importantes para o e-commerce 

30 de janeiro – Dia da Saudade

Essa data serve para celebrar e recordar a memória dos que já se foram. Então, não deixe que ela caia no esquecimento e manifeste sua solidariedade em seus canais de vendas.

19 de fevereiro – Dia do Esportista

Lojas virtuais do segmento esportivo, podem aproveitar a data para oferecer promoções especiais e também incentivar a prática de esportes.

16 de fevereiro – Carnaval

O Carnaval é a segunda data mais lucrativa para o e-commerce. De acordo com a Criteo S.A, foi registrado um crescimento de 23% no tráfego, à procura de passagens aéreas e rodoviárias e estadias, totalizando 16,8 milhões, realizadas por smartphones. Sendo assim, aposte alto na comunicação e interatividade com o cliente.

08 de março – Dia da Mulher

Uma data que engloba muito simbolismo e luta não poderia ficar de fora! Então, lembre aos seus clientes essa data tão especial, para que mulheres de todo o país sejam homenageadas. E o melhor, com os produtos da sua loja virtual.

15 de março – Dia do consumidor

Qual o momento mais oportuno de homenagear os seus clientes e potenciais consumidores, não é mesmo? Faça os compradores (e até aqueles que ainda não compraram em sua loja virtual) se sentirem especiais, elaborando cupons promocionais para cada um deles! 

04 de abril – Páscoa 

Após ser feita uma pesquisa pelo Sebrae, foi constatado que esta data sazonal é uma das que mais impulsionam o mercado ao longo do ano, principalmente nos nichos de chocolates e artigos religiosos. Planeje promoções para esse período, destacando os potenciais produtos a serem comprados. 

09 de maio – Dia das Mães 

Campeã em vendas no e-commerce. Essa data comercial vem gerando lucro cada vez mais. Deixe a sua criatividade fluir, homenageando todas as mães do Brasil com descontos exclusivos! 

25 de maio – Orgulho Nerd

A cultura Nerd tem se consolidado cada vez mais no país. Considerando isso, escolha os artigos que envolvam o universo geek e faça um pacote de descontos com direito a brindes.

12 de junho – Dia dos Namorados

Tendo em vista que essa é uma data sazonal considerada com mais alto ticket médio, desde presentes ao turismo e alimentação, opções é que não faltam para seu e-commerce comemorar a data em grande estilo (e vendas). Explore kits de produtos, promoções por tempo limitado e cupons exclusivos.

25 de junho – São João 

Mais uma das datas sazonais e comemorativas, bastante importante para o Brasil, principalmente para o Nordeste. Estampe a alegria da Festa Junina em seu e-commerce e comemore com estilo, deixando sua loja e redes sociais temáticas, e ofereça live de vendas com música e ofertas exclusivas! 

28 de junho – Dia do Orgulho LGBT

A diversidade é algo muito especial, e que tem se tornado mais uma causa social a ser apoiada. Por conta disso, diversas empresas têm aderido à campanhas publicitárias para esta data. Leve a inclusão e representatividade para seu e-commerce, elabore banners, estampando a bandeira LGBT para sua loja virtual e conquiste mais clientes! 

13 de julho – Dia do Rock

Estilo musical consolidado no Brasil, quem é do Rock nunca esquece! Sendo assim, lojas de instrumentos musicais, camisetas e acessórios devem destacar os produtos do Rock e obter sucesso nas vendas! 

15 de julho – Dia do Homem

Assim como as mulheres, os homens também têm sua data comemorativa. Faça promoções nos itens masculinos, lembrando ao público esse dia especial. 

19 de julho – Dia do Futebol

A paixão nacional não poderia ficar de fora! Elabore boas promoções nos itens da sua loja referente a data. Se caso não tiver, não deixe de prestar homenagens aos grandes nomes do esporte nas redes sociais da sua loja virtual.

25 de julho – Dia do Escritor 

Essa é uma data comemorativa bastante relevante para o e-commerce. Quem não precisa de um bom escritor? As lojas virtuais de livros, editoras e, até mesmo, todas as outras lojas virtuais que apreciem uma boa escrita, podem abusar dos brindes sensoriais proporcionados pela leitura, além de oferecer livros para incentivo. 

26 de julho – Dia dos Avós

Mais uma data comemorativa de extrema importância que o e-commerce não pode deixar passar em branco. Organize promoções dedicadas para essas pessoas tão especiais na vida de todos! 

30 de julho – Dia do Amigo

“Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves”, e Milton Nascimento nunca esteve tão certo. Portanto, organize a sua agenda para celebrar essa data bastante significativa, oferecendo promoções especiais e até mesmo a criação de um concurso cultural da melhor homenagem ao seu amigo.

8 de agosto – Dia dos Pais

Entre as datas mais lucrativas do comércio, em geral, está o Dia dos Pais. Assim como o Dia das Mães, esse dia merece destaque. Considerando isso, aproveite o e-mail marketing para lembrar seus clientes e ofereça cupons de descontos.

11 de agosto – Dia do Estudante

Aproveite esse feriado nacional para alavancar as suas vendas. Embora seja o dia dos estudantes, considere descontos em itens que fazem a cabeça da garotada para que eles aproveitem a data comemorativa, fazendo compras em sua loja virtual.

15 de agosto – Dia da Informática e Dia dos Solteiros

Já que são dois motivos de comemoração nesta data, trabalhe em dobro para que todos os clientes se sintam homenageados. Invista em conteúdos nos canais de vendas, dando ênfase nas comemorações.

19 de agosto – Dia da Fotografia

Essa data comemorativa é para celebrar todos aqueles momentos marcantes que foram eternizados. Não deixe que esse dia passe despercebido em seu e-commerce,  use a criatividade e elabore posts com imagens atrativas. 

Começo de setembro – Semana do Brasil

Embora não seja um evento tão grande contra Black Friday, a semana do Brasil é um período nacional no qual os e-commerces devem dar atenção para alavancar suas vendas.

13 de setembro – Dia da Cachaça

Essa é uma data para comemorar, ou melhor, “bebemorar”. Se sua loja virtual é destinada para bebidas, organize uma campanha com promoções especiais e inclua artes divertidas nas redes sociais do seu e-commerce, além de memes, muita música e brindes.

15 de setembro – Dia do Cliente

Mais uma data comemorativa daquelas em que seus clientes precisam sentir-se únicos. Desse modo, envie mensagens especiais acompanhadas de cupons de desconto, faça cases de sucesso, e proporcione uma melhor experiência no seu atendimento.

12 de outubro – Dia das Crianças

Esta data é extremamente lucrativa para os setores de brinquedo ou roupas infantis. No entanto, se sua loja virtual não oferece esse tipo de produto, ainda assim não deixe que o dia passe despercebido. Ofereça descontos nos itens que você acredita que podem servir de presente para os pequenos, bem como combos promocionais. Também é interessante explorar o design das suas redes sociais, com fotos da sua equipe de infância e brincadeiras para interação do público.

13 de outubro – Dia do Maquiador

Vale dar atenção à essa data que homenageia profissionais tão relevantes. Se seu segmento trabalha com maquiagens, é hora de dar uma balançada no estoque — além de propor um desafio da melhor maquiagem feita com seus produtos.

15 de outubro – Dia dos Professores

Essa é mais uma data para homenagear os profissionais mais importantes para a vida de qualquer pessoa, o professor. Então, demonstre respeito do seu e- commerce para com eles. 

31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)

Embora seja parte da cultura internacional, o Halloween não deixa de ser importante para o e-commerce. Considerando que muitas lojas empregam a criatividade para divulgar itens promocionais e festivos, alavancando as vendas, implemente também na sua loja virtual.

2 de novembro – Dia dos Finados (Dia dos Mortos)

Esse é mais um dia de respeito para aqueles que não estão mais presentes. Elabore homenagens em seus canais de venda, caracterizando esta data de muita saudade.

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Uma data comemorativa para lembrar toda a luta de um povo, que também é sinônimo de representatividade. Faça parte dos e-commerces que homenageiam esse dia tão importante na história do Brasil, e ative o gatilho mental de Prova Social em seus clientes negros.

26 de novembro – Black Friday

De longe, esta é a data mais importante para o e-commerce, e requer bastante planejamento para que ocorra tudo bem no evento bastante esperado por todos. Sendo assim, certifique-se de que tudo está em ordem e supere seus recordes anteriores em vendas.

29 de novembro – Cyber Monday

Como continuação do grande evento que é a Black Friday, a Cyber Monday é destinada para produtos como jogos e eletrônicos. No entanto, algumas lojas que não oferecem esses itens utilizam o período para liquidar o estoque da Black Friday. Por isso, prolongue as promoções e garanta resultados incríveis no final de ano.

2 de dezembro – Dia Nacional do Samba

Por ser grande parte da cultura brasileira, esta data não pode ser esquecida. Portanto, se destaque dos demais e-commerce, dando a importância devida à arte do Samba. Vale, por exemplo, homenagear grandes nomes, músicas que marcaram a época e fazer parcerias com lojas virtuais de maquiagem, fantasia e instrumentos musicais.

13 de dezembro – Dia do Cego

Mais uma data na qual o seu  e-commerce pode demonstrar solidariedade e inclusão. Dessa forma, você pode criar promoções exclusivas para pessoas que possuem limitações na visão, além de olhar para a sua loja e ver se ela é adaptada para essas pessoas comprarem sem receios.

21 de dezembro – Dia do Atleta

Esta é uma grande data para homenagear atletas de todo o país. Se sua loja virtual é do nicho fitness, elabore campanhas promocionais em artigos esportivos, desde o futebol até o fisiculturismo.

25 de dezembro – Natal

Esta é a data comercial mais comemorada por todas as lojas físicas e virtuais, e que dispensa explicações. Não há quem fique de fora das festividades nessa época. Então, aproveite para promover as vendas em sua loja virtual com muitos descontos imperdíveis e kits de produtos natalinos.

31 de dezembro – Véspera de Ano Novo

O último dia do ano, sem dúvidas, é motivo de comemoração! Ganhe destaque entre seus concorrentes, já que é uma data especial para todo o e-commerce. Invista em campanhas criativas. Uma dica é simular uma contagem regressiva no layout da sua página inicial.

Vale lembrar que além dessas datas, é importante enfatizar os aniversários das capitais do Brasil. Dependendo da região que a loja se localiza, sua loja virtual pode fazer uma promoção pelo aniversário da cidade.

Seguindo este calendário do e-commerce 2022, além de impulsionar as vendas nas datas comemorativas, sua loja virtual ganhará reconhecimento no mundo online. Organize-se e aproveite!

Leia também: Principais gatilhos mentais para encurtar a conversão

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Calendário do e-commerce 2022: prepare sua loja para o crescimento!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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