Sua estratégia de venda está focada no M-commerce?

Como todos já estão carecas de saber, a pandemia acelerou inúmeras inovações tecnológicas e a vinda de tendências. Para os lojistas online, uma delas foi o m-commerce, que nada mais é do que o e-commerce por mobile, ou seja, pelos dispositivos móveis, como os smartphones

Sabemos que a exigência de responsividade de sites não é algo novo, inclusive já faz um tempo que ela é essencial e indispensável. Por isso, na hora de estruturar seu e-commerce, considerar o formato mobile pode ser o diferencial dos seus negócios.

Segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, o número de consumidores brasileiros que já fizeram compras e/ou pagamentos online por um smartphone aumentou de 85% para 91% em apenas um semestre, em 2020. Para este ano a tendência é que seja constatado um aumento dessa prática.

Os números acima revelam que o m-commerce já representa mais de 70% do varejo online, e essa não é uma apenas uma  realidade brasileira, mas global. E com certeza vai continuar crescendo nos próximos anos.

Mais sobre o M-commerce

Vale destacar que quando falamos por compras via dispositivos móveis, estamos falando de três opções:

  • Pelo navegador: essa é a forma mais básica de usar o m-commerce, acessar o e-commerce pelo navegador do celular;
  • Por meio de aplicativo: nessa conta entra o aplicativo que sua loja virtual possa vir a ter, ou aplicativos de trocas de mensagens, como por exemplo o WhatsApp;
  • Pelas redes sociais: as redes sociais também servem como lojas virtuais, com o Facebook e Instagram cada vez mais atualizados com funcionalidades de compras, as vendas por esses meios só crescem.

Reforço que nada disso do m-commerce se configura como novidade, podemos inclusive enxergar como necessidade. Todas essas opções já estavam sendo usadas e altamente exigidas pelos consumidores (que estão cada vez mais digitais e caminhando para um formato híbrido). Por isso, estar atualizado é questão de sobrevivência no mercado.

Tenha um e-commerce preparado para o universo mobile

Agora que você já sabe o tamanho da relevância do m-commerce, não espere mais para adaptar sua loja virtual e oferecer uma boa experiência para seus usuários, para que possam se tornar clientes fiéis e até mesmo embaixadores da sua marca.

Por isso, seguem algumas dicas para a melhora do seu e-commerce para dispositivos móveis e aumentar as vendas do seu negócio.

1 – Não descarte a possibilidade de um site responsivo

Essa é a dica mais simples e a número um quando falamos em construir uma loja virtual. Um site responsivo está na lista de prioridades na hora de conversar com quem vai fazer a programação do seu e-commerce. Um site responsivo deve atender às seguintes exigências:

  • Se ajustar de acordo com a tela de dispositivos móveis;
  • Manter informações e menus destacados;
  • Dispensar o uso do zoom na tela para o cliente ler o conteúdo.

2 – Considere a criação de um aplicativo

Talvez você esteja se perguntando: “mas um site responsivo já não resolve meu problema?” A resposta é: pode ser que sim. No entanto, com um aplicativo, suas vendas podem alavancar, uma vez que aplicativo facilitaria muito a navegabilidade e teria um conteúdo personalizado.

Mas vale destacar também que o título da minha dica é “considere” porque talvez não valha a pena para o momento do seu negócio. Desenvolver um app é custoso, por isso ver se compensa para o seu e-commerce.

3 – Torne as compras mais simples pelo m-commerce

Ter mensagens curtas, objetivas e simples podem fazer uma enorme diferença para quem está comprando por um dispositivo móvel. Pensando nisso, tenha um fluxo simples de vendas pelo m-commerce.

Uma ótima sugestão é o recurso de compra por um clique, no qual ele precisa se cadastrar apenas uma vez na plataforma e autoriza que todos os seus dados sejam registrados no sistema. Com isso, nas próximas compras, ao escolher um produto, ele já será redirecionado para a etapa de pagamento.

4 – Esteja nas redes sociais

Integrar seu e-commerce às redes sociais também pode trazer muitos consumidores para seu m-commerce. Isso porque, em muitos casos, as redes sociais podem ser o primeiro contato do usuário com a sua loja virtual. Encurtar o caminho de compra é essencial. Você pode fazer isso através das atitudes de:

  • Produção de conteúdo relevante nas redes sociais;
  • Ter produtos no Facebook e no Instagram;
  • Interagir com o público nas redes sociais;
  • Incentivar clientes a compartilharem avaliações dos seus produtos.

De uma forma ou de outra, não trate o m-commerce como algo que não tem prioridade, pois tem. Essas dicas são valiosas, por isso invista nas quais faça sentido para os seus negócios e fique de olho nas tendências do mercado. Todos os dias alguma coisa surge que pode ser benéfica para o seu e-commerce.

Leia também: Quais dados íntimos a Amazon coleta de seus clientes e como faz isso

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Sua estratégia de venda está focada no M-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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