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Se preparando para a Black Friday: guia para pequenas empresas

Apesar da incerteza deste ano, a Black Friday ainda é apontada como um evento significativo no calendário do varejo. Com o aumento dos hábitos de compra dos consumidores mudando online, e mais pessoas procurando por maiores descontos e incentivos para economizar o máximo possível, o início do período de pico de vendas pode ser um momento lucrativo, mas avassalador.

Em um guia de duas partes para pequenas empresas, explicamos como as PMEs podem se preparar para o pico. Esta semana, exploramos como você pode iniciar suas atividades do Q4, desde promoção e recrutamento de afiliados, até a gestão e negociação de orçamentos.

Decida sobre sua promoção

Ao decidir sobre sua promoção, você quer determinar por quanto tempo a gerenciará, bem como considerar suas margens de lucro e parecer competitivo dentro do mercado para se destacar onde possível. Você quer tentar alinhar sua promoção com sua estratégia e ofertas de produtos; por exemplo, oferecendo um produto gratuito com uma compra, descontos no site todo ou reduções de preço em produtos específicos que você vende.

Para ajudar a se diferenciar dos concorrentes, enfatize realmente o que você está oferecendo aos consumidores; faça com que os clientes potenciais percebam que esta é uma oferta única, mas seja o que for, garanta que a mensagem seja clara e concisa.

Identifique os principais afiliados com os quais quer trabalhar

Para entender quais afiliados você quer alcançar, recomendamos que primeiramente avalie os afiliados com os quais já está trabalhando de forma eficiente e ver se é possível otimizar o fluxo com mais promoções e/ou atividades. Você também pode utilizar as semanas que antecedem a Black Friday e a Cyber Week para se engajar com novos afiliados através de recrutamento. O diretório de afiliados e o mercado de oportunidades são ótimas ferramentas para descobrir novos parceiros que se adaptem à sua marca.

Uma vez que você tenha sua lista de afiliados-alvo, é hora discutir com eles possíveis promoções. Deixe-os cientes de suas datas promocionais específicas. Você, por exemplo, estará realizando promoções durante a semana toda ou apenas na Black Friday e/ou Cyber Monday? Entre em contato com seus parceiros o mais rápido possível para garantir uma boa exposição de sua campanha.

Entenda o que os afiliados podem oferecer a você

Os afiliados oferecem vários tipos de exposição, desde espaços em newsletters até exposição na página ao longo do ano, com competição entre anunciantes para garantir esses pontos de exposição aumentando ao longo do período da Black Friday e do quatro trimestre. Para garantir sua exposição, é preciso conversar com os afiliados diretamente e solicitar seus Pacotes de Mídia ou informações a respeito de seus planos para o Q4.

Devido à competitividade do Q4 em relação a exposição, pode ser mais difícil obter exposição para um simples aumento de CPA. No entanto, vale a pena perguntar a cada afiliado e discutir o que pode ser garantido em um acordo feito sob medida. Por exemplo, os sites de códigos de voucher podem estar mais dispostos a oferecer exposição para os direitos de PPC e aumentos de CPA. Se você estiver investindo em exposições, garanta que sabe o que é preciso fornecer ao afiliado a tempo.

Determine seu orçamento e lembre-se de negociar

O Q4, também conhecido como Golden Quarter (ou Trimestre de Ouro), vê um dos maiores tráfegos nos sites dos afiliados e uma oportunidade de colocar sua marca diante de um público mais amplo. Ao planejar para este período, você quer garantir que tenha revisado e compreendido seu orçamento, bem como suas margens, para saber quais ofertas você pode executar, o quanto o potencial de CPA aumenta e a exposição que você pode reservar dentro de suas habilidades.

O benefício do marketing de afiliados é a abordagem baseada no desempenho, portanto, você estará pagando apenas pelas vendas válidas. Dessa forma, embora os custos aumentem, tudo estará de acordo com o aumento do desempenho.

Há a oportunidade de aumentar seu alcance de marca ainda mais através da exposição, seja através da locação (que vemos muitos afiliados procurando durante o quatro trimestre, com o aumento esperado do tráfego em seus sites), ou uma base de aumento de CPA.

Se possível, é bom assegurar-se de que tem um orçamento reservado para exposições com os afiliados que você selecionou em sua lista, para impulsionar ainda mais sua promoção escolhida. Não há uma abordagem única, portanto é importante testar e experimentar para ver o que funciona melhor antes do período, com diferentes ofertas, exposições e parceiros com quem trabalhar.

Recomendamos negociar com os afiliados em termos de qual exposição você pode receber durante este período e ver o que eles podem oferecer. De qualquer forma, é importante que ao negociar você também esteja sendo competitivo no mercado. Que comissão você está oferecendo? Pode oferecer um aumento? E quanto ao PPC? Isso fará com que você se destaque em relação a seus concorrentes. Novamente, lembramos que você precisa estar de acordo com seu orçamento.

Definindo a sua estratégia

Sua estratégia deve se concentrar no Trimestre de Ouro como um todo, com os dados do Google dos últimos anos destacando a demanda que mais cresceu em outubro. Portanto, é sábio não se concentrar apenas nos meses de novembro e dezembro, a fim de capturar todo o tráfego de Natal.

Quanto à Black Friday, recomendamos que você utilize suas tendências YoY se possível para entender quando o tráfego começou a aumentar em seu site e alinhar sua oferta com isso. Estes dados informarão sua estratégia; caso você lance a campanha na semana anterior ou na segunda-feira anterior, por exemplo, para capitalizar sobre seu público-alvo.

Se você planeja lançar ofertas no dia da Black Friday, faça isso a partir da meia-noite. Pesquisas mostram que muitos consumidores ficarão acordados e procurarão essas ofertas mais cedo, portanto não perca este tráfego que seus concorrentes podem capitalizar. Especialmente porque o Google descobriu que 73% dos clientes de Natal do Reino Unido estão abertos a comprar de varejistas dos quais nunca compraram antes.

Utilize relatórios para construir sua estratégia

A Black Friday e a Cyber Monday tornaram-se uma parte vital para a garantia do sucesso do Q4, tornando mais importante do que nunca a existência de um plano em vigor. Uma estratégia de afiliados eficaz garantirá que suas campanhas sejam bem planejadas e que você tenha uma ideia dos resultados que pode esperar ver.

Uma vez que você tenha suas metas e objetivos, seus KPIs mais importantes devem se tornar claros. Isto irá variar por programa e o que é importante para uma marca pode não ser importante para outra. Em primeiro lugar, dependendo de quanto tempo seu programa tem sido executado, certifique-se de que as metas sejam realistas e você tenha uma compreensão razoável de quais devem ser suas metas semanais, mensais ou trimestrais.

Monitore o desempenho da campanha

Uma vez que a campanha esteja em andamento, recomendamos fortemente o monitoramento do desempenho da campanha durante este período. Os relatórios mencionados acima podem ajudar nesse sentido. É importante saber que o que você planejou está funcionando.

Ao acompanhar sua campanha, quais são as principais métricas que deve observar?

  • Taxa de conversão (CR): Sua CR é calculada como uma porcentagem e mostrada como: vendas/clique. A CR fornece uma visão geral da eficácia geral das estratégias promocionais de seu site (ofertas, tipos de afiliado) e da experiência do usuário.
  • Valor médio do pedido (AOV): Uma métrica usada para medir a receita média gerada por pedido. O seu AOV aumentou ou diminuiu?
  • Retorno do investimento (ROI): Esta métrica pode ser usada para avaliar a eficácia de sua campanha, analisando quanto você gasta (comissão) versus quanto de receita que está gerando.

Ao ativamente monitorar sua campanha você é capaz de olhar para ela em tempo real e ajustar qualquer detalhe, se necessário.

Seu e-mail se destaca?

Ao entrar em contato com seus afiliados de escolha, é imperativo que o título do e-mail seja atrativo o suficiente para os afiliados, garantindo que a mensagem não seja perdida durante os horários de pico. Por exemplo, “Promoção exclusiva de desconto para a Black Friday (inserir nome da marca)”. Se você estiver com problemas para encontrar os endereços de e-mail dos afiliados que gostaria contatar, fale com a nossa equipe de suporte ao anunciante.

Análise pós-campanha

Após executar qualquer atividade com afiliados durante o quarto trimestre, aconselhamos que os anunciantes realizem algum nível de análise pós-campanha que possa ajudar a moldar seu próximo primeiro trimestre e determinar orçamentos para o novo ano. Ao analisar o conjunto de relatórios na plataforma, especialmente utilizando os relatórios acima mencionados, você poderá ver quando os picos de desempenho aconteceram durante o período e quem foi responsável por essas elevações.

Se o desempenho não foi tão bom quanto você esperava, é importante que você procure o afiliado para saber mais informações a respeito e o que você poderia fazer de diferente da próxima vez. Entretanto, caso você veja um bom desempenho de afiliado no qual você investiu em CPA ao longo do período, investir mais no futuro para manter o desempenho seria algo que você poderia considerar para o próximo trimestre em linha com quaisquer promoções, a fim de desenvolver ainda mais a parceria.

Leia também: Como impulsionar o seu programa de afiliados de forma rápida e fácil

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Se preparando para a Black Friday: guia para pequenas empresas. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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