Ads Top

Pós-Black Friday: como continuar vendendo muito depois do evento

O pós-Black Friday é uma oportunidade imperdível para aproveitar o hype gerado pelo evento e fidelizar seus clientes, nutrir seus contatos e claro, vender mais.

E é por isso que dediquei a quarta (e última) parte do nosso especial para te mostrar como manter um ritmo intenso de vendas mesmo depois que a Black Friday 2021 acabar.

Ainda não conferiu os artigos anteriores? Então coloque na sua lista de leitura!

Sem mais delongas, chegou a hora de descobrir tudo o que você precisa saber sobre o pós-Black Friday.

Pós-Black Friday: por que tão importante?

Na semana passada, apresentei algumas sugestões de estratégias para que você possa aproveitar todo o potencial da Black Friday em seu e-commerce. Com isso em mente, imagine o seguinte cenário:

Você coloca em prática as estratégias que compartilhei, estabelece uma campanha bem consolidada e conquista excelentes resultados, atingindo as metas e aumentando o faturamento.

Porém, você também se dá conta de que o cenário favorável estabelecido por esse evento só irá se repetir no ano que vem. Então, o que fazer?

Por mais que a maior parte dos holofotes estejam focados na sexta-feira, é preciso ter em mente que o pós-Black Friday pode ser tão (ou até mais) lucrativo quanto o evento principal, afinal, estamos falando de uma circunstância que apresenta tudo o que você precisa para reter e engajar seus leads e clientes.

Lembre-se que você provavelmente conseguirá muitos contatos durante todo o período de Black Friday, isso inclui tanto aqueles que converteram em vendas quanto aqueles que apenas visitaram o seu site.

Independentemente do contexto, é muito importante investir em táticas de retenção. Por esse motivo, ao longo deste conteúdo, vou compartilhar informações valiosas para que você possa começar a planejar sua pós-Black Friday desde já.

Retendo os clientes no pós-Black Friday

Com uma base maior de clientes, impulsionada pelo tráfego intenso gerado pela Black Friday, você terá em mãos a oportunidade ideal para investir na manutenção da sua base de leads, adquirindo vendas recorrentes, aumentando o faturamento e solidificando a conexão entre sua loja e o cliente.

Primeiramente, é importante pontuar que boa parte da estratégia de pós-Black Friday começa antes mesmo do evento principal acontecer. Afinal, para reter um cliente, será necessário garantir que o mesmo tenha uma experiência positiva durante toda a ocasião.

Por isso, antes de tudo, faça uma revisão geral para garantir que todos os aspectos da sua loja virtual estejam em ordem. Invista em uma plataforma de e-commerce que suporte o aumento de tráfego e realize um levantamento completo do seu estoque.

Assim, você estará pronto para oferecer a melhor experiência para seus clientes, potencializando a aquisição de novos contatos.

Trabalhe com a segmentação da sua base

Quando o assunto é o pós-Black Friday, o e-mail marketing e as campanhas pagas ainda são formas eficazes de conquistar a retenção dos seus clientes.

Mas antes de criar qualquer estratégia, é preciso compreender e segmentar a sua base, para fazer isso, procure levar em conta informações como dados demográficos, gênero, idade e, principalmente, a categoria de produtos de interesse de cada perfil.

Com isso, será possível dividir seus leads em diferentes grupos, permitindo que você conquiste uma maior taxa de abertura em seus e-mails, afinal, seus conteúdos serão direcionados para um público mais personalizado.

Além do mais, você também irá garantir que seus anúncios exibam os produtos certos e adequados ao padrão de compra das suas personas, gerando um melhor engajamento durante o pós-Black Friday.

3 estratégias para aproveitar a pós-Black Friday

Promova um engajamento constante

Para que lembrem da sua loja, é preciso que te vejam com mais frequência. Por isso, é importante que sua loja virtual esteja sempre em contato com seus clientes, não apenas divulgando produtos ou serviços, como também disponibilizando conteúdos que ofereçam soluções relevantes para o seu público.

Esse tipo de conteúdo pode ser publicado em diversos canais como:

  • Blog do seu e-commerce;
  • Canal do YouTube;
  • TikTok, que é uma das principais plataformas geradoras de conteúdo massivo;
  • Programas de Podcast;
  • Disparo de e-mails e mensagens de WhatsApp.

Esse tipo de relacionamento permitirá que você adquira mais engajamento enquanto estabelece uma relação sólida entre o público e a marca.

Dessa forma, sua empresa será sempre associada ao seu nicho, tornando-se uma referência durante a pós-Black Friday.

Esteja a par do perfil do seu cliente

Você já deve ter percebido que os dados estão entre os principais protagonistas da pós-Black Friday. Por isso, conhecer o seu consumidor é um ponto imprescindível para que você possa disponibilizar ofertas personalizadas na sua comunicação com o cliente.

Você pode, por exemplo, presentear os aniversariantes com um cupom de desconto especial. Trata-se de uma segmentação simples e capaz de aumentar ainda mais a conexão com o cliente.

Também é possível aplicar esse conceito com base nas compras anteriores de cada grupo de clientes. Logo abaixo, deixarei um exemplo para explicar melhor essa tática:

Você tem uma loja virtual que conquistou uma base de leads em que todos os integrantes adquiriram camisetas de uma determinada marca/modelo?

Então, a partir de agora, você sempre poderá divulgar os novos produtos dessa marca/modelo para esses contatos.

Com estratégias desse tipo, você será capaz de solidificar a credibilidade do seu e-commerce, aumentando o valor da sua oferta e potencializando as possibilidades de compra durante todo o período pós-Black Friday.

Aproveite as datas comemorativas da temporada pós-Black Friday

Desde a sua origem nos Estados Unidos, a Black Friday surgiu como uma forma de estimular o consumo durante a temporada de compras mais intensa do ano.

Logo na segunda-feira pós-Black Friday, acontece a Cyber Monday, evento criado em 2005 nos EUA e que, ano após ano, vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil.

Muitos encaram a Cyber Monday como uma “prorrogação” da Black Friday, porém, o pós-Black Friday também inclui datas comemorativas icônicas e relevantes como as férias, o Natal, as festas de fim de ano e o início do verão.

Em resumo, estou falando de diversas ocasiões importantes que são responsáveis por manter o mercado do e-commerce totalmente aquecido durante o pós-Black Friday.

Ou seja, a Black Friday pode servir também como uma plataforma de captação de leads para as vendas de final do ano, gerando novas oportunidades e fidelizando, ainda mais os clientes que já compraram em sua loja.

Para fazer isso, pode ser interessante colocar as dicas anteriores em prática. A partir daí, seus contatos estarão mais preparados para eventuais campanhas, garantindo um pós-Black Friday de sucesso para o seu e-commerce.

Esse foi o Especial Black Friday 2021

Chegamos ao final do último artigo do Especial Black Friday 2021. Espero que essa sequência de conteúdos tenha te ajudado a se preparar para essa ocasião tão importante para o comércio eletrônico.

Na semana que vem trarei um conteúdo completo sobre Farmácia Online, abordando tudo o que você precisa saber antes de vender medicamentos pela internet.

Continue acompanhando para conferir!

O post Pós-Black Friday: como continuar vendendo muito depois do evento apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Pós-Black Friday: como continuar vendendo muito depois do evento. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.