Os principais desafios da criação de conteúdo interativo para e-commerces

O conteúdo interativo é extremamente importante para uma estratégia de criação de conteúdo para o e-commerce, ele apenas precisa ser bem aplicado e planejado.

Um dos seus maiores benefícios é a ação de oferecer dados que melhore o planejamento e incluam novas estratégias que se adequam aos desejos da persona da empresa. No entanto, alguns e-commerces enfrentam desafios durante o processo de criação de conteúdo. Separei algumas dificuldades encontradas para evitar possíveis problemas, ao longo deste texto. Confira!

O que é o conteúdo interativo?

O conteúdo interativo significa qualquer formato de material que possibilita alguma interação entre ele e o usuário. Dessa forma, faz com que o cliente se interesse pelo seu produto com base nas soluções que seu conteúdo consegue oferecer. Existem várias alternativas de ferramentas que podem ser usadas como conteúdos interativos para uma estratégia de criação de conteúdo. Entre elas, estão: blog post, e-books, infográficos, testes A/B, quizzes, entre outros.

O ideal é escolher qual o melhor formato para a implantação, considerar o nicho de mercado, sua persona, seus produtos e serviços ofertados e o orçamento disponível. E, lembre-se: seja qual for sua escolha, o conteúdo interativo deve ser destinado ao público, deixando a empresa em segundo plano.

Por que o conteúdo interativo é importante para o marketing de conteúdo?

Normalmente as pessoas são interativas e falam sobre si mesmas, certo? Esse é um dos maiores motivos de o conteúdo interativo fazer sucesso. Pensando assim, você pode usar isso como estratégia para chamar atenção do público, visto que a maioria está cansada de propagandas tradicionais. Afinal, não é por acaso que surgiram os bloqueadores de anúncio.

Se você analisar bem, as redes sociais e os gadgets eletrônicos foram impulsos para as pessoas se sentirem mais livres para compartilhar o seu dia a dia e sua visão de mundo. O resultado disso é o sucesso que essas ferramentas fazem. Contudo, com o bombardeamento de dados compartilhados a todo momento, as pessoas tiveram que lidar com o excesso de informação — e tentar filtrar o que é importante.

Então, essa competitividade por atenção acabou fazendo com que os e-commerce perdessem os acessos. Isso porque os consumidores optaram por passar mais tempo em redes sociais, observando o que sua rede de contato está fazendo, ao invés de procurar algum produto para comprar.

Assim, o marketing estava se deparando com o desafio de continuar divulgando produtos e serviços, de modo que entretecem o público. Dessa forma, foi encontrada a saída no engajamento. Por isso, apostar em conteúdos interativos se tornou uma solução.

Quais são os principais desafios ao usar os conteúdos interativos no marketing do e-commerce?

Embora as mudanças sejam fundamentais, sempre surgem com elas alguns desafios. E para superá-los é necessário ser implementado um novo método ou nova estratégia com êxito.

Não é diferente para uma estratégia de marketing do e-commerce, quando se trata de inserir conteúdos interativos. Então, vou mostrar alguns desses obstáculos que você pode enfrentar.

Como fazer o conteúdo interativo dar certo?

Embora o marketing esteja avançando, tentando encontrar formas de se aproximar e entender melhor o público, ainda estamos falando de seres humanos que possuem comportamentos dinâmicos e prevê-los é quase impossível. Portanto, talvez o uso de um formato de conteúdo interativo pode dar errado considerando a vontade das pessoas.

A melhor forma de tentar solucionar esse problema é usando ferramentas como Google Analytics. Afinal, elas podem colher através dos dados algumas informações relevantes para te ajudar com esse processo. Ao implementar ideias com base nesses dados, as margens de erro de estratégias já se aproximam um pouco do zero.

Falta de materiais sobre o conteúdo interativo

Outro desafio bastante comum no marketing é a falta de materiais com embasamento sobre o conteúdo interativo. Com as informações limitadas, faltam dados para aplicá-los e inseri-los no processo de vendas. No entanto, é possível recolher o máximo de dados para uso interno e preparar treinamentos, desde que sempre se informe ao time sobre a evolução da estratégia.

Produzir materiais com alta relevância

Nos conteúdos interativos, a resposta da audiência é quase instantânea. Assim, os materiais precisam ser bastante assertivos para que as pessoas interajam. Considerando que os conteúdos estáticos (não interativos) não conseguem fornecer os dados que sejam relevantes para o estudo da criação de conteúdos interativos, o risco de produzir conteúdos irrelevantes por falta de conhecimento sobre público é alto.

Existe uma ferramenta de interatividade chamada Ino Interactive. Neste caso, permite o reaproveitamento de materiais estáticos de sucesso para transformá-los em interativos. Ressalto ainda que os desafios da implementação desse formato em uma estratégia de marketing não precisam se tornar obstáculos que impeçam a inserção deles. Uma vez que a experiência e o impacto que eles provocam em canais e na sua audiência é capaz de trazer bons resultados para seu e-commerce.

Quanto maior for o contato com os materiais interativos, maior as chances de sucesso da sua estratégia. Afinal, as possibilidades que o conteúdo interativo pode oferecer ao marketing e as vendas são quase infinitas.

Então, vale enfrentar todos esses desafios para a sua estratégia de marketing — criando um contato mais profundo com seus clientes e não diminuindo as chances de sucesso que o conteúdo interativo proporciona ao marketing do seu e-commerce.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Os principais desafios da criação de conteúdo interativo para e-commerces. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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