Descrição de produto com SEO copywriting: investimento essencial

As equipes de marketing digital que trabalham com e-commerce sabem o quanto dominar técnicas de SEO copywriting é essencial para o sucesso das campanhas. Só para lembrar, caso você tenha se esquecido do significado dessa sigla poderosa, ela vem de Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Nos dias de hoje, equivale dizer simplesmente: “ajude o Google que ele ajuda você”.

Vale destacar que todos os mecanismos de pesquisa contribuem para a visibilidade da sua marca. Porém, o Google tem cerca de 75% da fatia de mercado, o que é bem, mas bem maior do que concorrentes como Yahoo, Bing, Baidu e outros. Temos que seguir o líder, claro.

Todo o conteúdo escrito do seu e-commerce é rastreado/ranqueado pelo Google e indexado nas páginas de busca. O Google só consegue fazer isso se você ajudá-lo, produzindo textos com foco na intenção de busca do seu cliente. Como fazer? Usando SEO.

O conteúdo precisa ter qualidade e responder as dúvidas das personas do seu negócio de forma consistente e ágil (vou falar de personas logo abaixo).

Hoje, o papo é sobre a aplicação de SEO especificamente na descrição dos produtos de uma loja virtual. Pode ter certeza de que essa é uma das formas eficazes de conquistar novos clientes e aumentar o faturamento.

O que é uma descrição de produto e qual a importância dela?

Sabia que mais de 70% dos entrevistados do estudo E-commerce Quality Index disseram que procuram outro site quando não encontram as informações que precisam sobre o produto? De quebra, conteúdos mal redigidos, nada atraentes e incompletos, além de afastar compradores em potencial, comprometem da sua marca.

O objetivo da descrição é fazer com que o cliente entenda tudo sobre o que está comprando e fique satisfeito com toda aquela informação que foi pesquisada e preparada para ele. Para que você acerte no alvo, é preciso sensibilidade e visão estratégica para se colocar no lugar dele e compensar, da melhor maneira possível, a experiência sensorial que ele teria se pudesse tocar, ver pessoalmente na mercadoria.

Como escrever boas descrições?

Antes de mais nada, essa é uma tarefa que precisa ser realizada por profissionais que entendem do assunto, porque demanda tempo requer estratégia e conhecimento. Esqueça o “copia e cola”, pois economizar aqui vai comprometer a performance do seu site. O Google reconhece conteúdos que foram copiados e não mostra essas páginas nas buscas. Produza textos originais, criados pela sua equipe. Elabore primeiro uma pauta. Ela irá guia-lo para produzir um bom conteúdo.

Comece pela pesquisa de palavras-chave, aquelas que seu público buscaria para procurar o que você vende, e lembre-se: foi-se o tempo de repeti-las excessivamente ao longo do texto. Essa estratégia é considerada, hoje, uma “black hat”, ou seja, eticamente questionável, porque não mira na melhor experiência do cliente, nem no conteúdo de qualidade, apenas em aparecer no topo dos resultados de busca. Repetir é preciso, exagerar não.

Conheça a sua persona

Sua equipe de marketing já parou para criar as personas do seu negócio? Elas são essenciais para você produzir conteúdo. Afinal, para quem você está escrevendo; que gostos tem essa pessoa; qual a idade, a renda; os sonhos; o que ela gosta de comprar; como é sua família; onde ela mora; quais suas dores, e por aí vai… As personas não são inventadas, são resultado de um trabalho de pesquisa e de observação.

Invista nesse passo fundamental antes de qualquer movimento do seu marketing. Repito aqui o que estava mais acima: a descrição dos seus produtos precisa conversar da forma mais pessoal possível com essas personas, que são fictícias, mas baseadas em respostas reais. As personas representam seu cliente ideal.

Destaque as vantagens do produto

Como o produto que eu estou vendendo vai solucionar a dor do meu cliente? É aí que está a chave da sua descrição. Logo de início, apresente as vantagens de consumir aquele produto/serviço, tente impressionar. Desde que seja verdadeiro, fale muito bem sobre o que você está oferecendo. Prenda a atenção do seu visitante, seduza!

Adicione informações técnicas

A descrição técnica do produto deve ser sempre completa e correta para não restar dúvidas. Como, por exemplo:

  • Medidas;
  • Material;
  • Duração (se for uma bateria de um equipamento eletrônico, por exemplo);
  • Tamanho;
  • Peso;
  • Funções;
  • Qualidade;
  • Procedência;
  • Acessórios;
  • Cores disponíveis;
  • Voltagem, etc.

Como usar + avaliações de clientes (reais) + CTA

Aqui você precisa mostrar como seu produto funciona. É sempre muito útil e mais fácil para o seu cliente assistir a um tutorial em vídeo, com um roteiro ágil, bem filmado e editado. As avaliações e testemunhos de pessoas que já usaram e gostaram são super importantes para a prova social. Esse tipo de conteúdo estratégico gera autoridade tanto para a página do produto quanto para o e-commerce como um todo.

Por fim, escolha Calls To Action que levem o seu cliente a ter vontade de finalizar a compra. Exemplos:

  • Adicionar o item ao carrinho;
  • Contato com a loja virtual;
  • Opções de atendimento;
  • Ver produtos relacionados;
  • Indicar seu produto a um amigo;

Faça um SEO bem feito e tenho certeza de que as descrições no seu e-commerce alcançarão muito mais clientes!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Descrição de produto com SEO copywriting: investimento essencial. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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