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Como o e-commerce pode se preparar para as vendas de fim de ano?

A economia brasileira acelerou a digitalização durante a pandemia e, mesmo em um momento difícil para o país, o comércio eletrônico encontrou crescimento, favorecendo as compras em período de isolamento social. De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, no primeiro semestre de 2020, o comércio eletrônico e o comportamento do consumidor apresentaram um desenvolvimento que equivale ao dos dez anos anteriores.

Por isso, datas importantes do varejo eletrônico como Black Friday e Natal estão gerando grande expectativa para o comércio online. Uma pesquisa e-bit realizada pela Nielsen aponta que, até o final do ano, os e-commerces devem crescer 26% e atingir um faturamento de até R$ 110 bilhões.

Porém, para o consumidor realizar suas compras despreocupado, o e-commerce precisa estar preparado. É preciso garantir que os acessos serão convertidos em compras e otimizar resultados para gerar impacto financeiro positivo.

Experiência do usuário é muito importante

O que pode realmente reverter uma situação de baixa conversão é o investimento na melhoria da experiência do usuário. É preciso arrumar a casa — o e-commerce — e tratar bem as visitas que chegam, para que se sintam à vontade, desfrutem com leveza do momento e queiram voltar sempre.

Uma boa experiência de compra não se limita apenas a um site visualmente bonito. Afinal, também envolve a maneira como as informações são apresentadas, com categorias intuitivas, subcategorias claras e filtros para facilitar a navegação. Esse sistema pode ajudar quem está comprando a entender melhor como encontrar o produto que deseja.

A linguagem mais simples e os menus destacados em um e-commerce também podem ser diferenciais para o consumidor navegar com mais facilidade e encontrar o que deseja. Fotos que carregam rapidamente e textos descritivos dos produtos também estimulam uma boa jornada de compra.

Mas como otimizar o e-commerce?

Primeiramente, pesquise tudo o que puder para encontrar brechas e gargalos na jornada de compra. Fazer esta análise de requisitos é fundamental para tomar decisões, com o apoio de métricas, e até mesmo para ter ideias que melhoram a experiência do consumidor.

Existem ferramentas de data science que mostram o acompanhamento de tudo o que acontece em um e-commerce, entregando dados on demand para quem está acompanhando as jornadas de compras dos consumidores.

Fazer a otimização para mecanismos de buscas como o Google é uma estratégia que auxilia o consumidor a encontrar o e-commerce com mais facilidade na internet. Na prática, o SEO ajuda o site a se destacar diante da concorrência. Cerca de 89% das jornadas de compra dos consumidores começam pelos mecanismos de buscas, conforme pesquisa da Fleishmanhillard.

Dicas práticas para melhorar as taxas de conversão

Estudo divulgado pela Amazon mostra que cada segundo a mais no carregamento de um site pode provocar uma queda de 7% na taxa de conversão. Isso pode significar um prejuízo de milhares de reais durante um ano para o e-commerce. A demora também influencia negativamente no ranqueamento no Google. Por isso, um site tem que oferecer carregamento rápido e ser fácil de navegar para que o usuário tenha sempre a melhor experiência.

Para quem tem um e-commerce, alguns dados são muito importantes na hora de cruzar informações sobre taxas de conversão e vendas, melhorando os resultados. Seguem algumas dicas para otimizar um e-commerce:

  • Eliminar o percentual de erro nas análises dos produtos comercializados;
  • Estimar o perfil de consumo por faixa etária e por persona;
  • Indicar o perfil predominante por dispositivo utilizado;
  • Capturar informações sobre participação em pedidos e em acessos;
  • Analisar a média de performance e conteúdo;
  • Verificar o histórico dos parâmetros utilizados por dimensão de categorias;
  • Registrar o histórico do tempo de carregamento;
  • Mensurar o volume de pedidos conforme as formas de pagamento;
  • Mensurar o consumo por região;
  • Quantificar os acessos gerados pelas mídias.

O empreendedor sempre está buscando o sucesso e o acerto nas estratégias para o seu e-commerce decolar. Porém, frequentemente o que ele precisa para conseguir chegar lá está espalhado em diversas ferramentas. Por isso, sempre é importante pesquisar para facilitar a reunião dessas informações e KPIs. Assim, o empreendedor pode saber o ano inteiro o que precisa para melhorar seu desempenho e também se destacar nas datas próximas que são muito importantes para o varejo, como Black Friday e Natal.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como o e-commerce pode se preparar para as vendas de fim de ano?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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