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Capriche na estratégia de frete para a Black Friday 2021

Com Black Friday 2021 batendo à porta, chegou o momento de iniciar os preparativos para o evento. Sem dúvidas, os descontos e promoções são os principais atrativos da data. No entanto, mesmo com ofertas irresistíveis, o preço do frete e o tempo de entrega podem acabar desestimulando o consumidor a finalizar a compra.

Uma pesquisa recente, realizada por uma consultoria britânica, verificou que 60% dos abandonos de carrinho acontecem devido ao valor do frete. Portanto, caprichar na estratégia de frete para a Black Friday 2021 é um atrativo infalível para encorajar os leads a concluírem a compra na sua loja virtual. Confira!

Prepare o estoque

É esperado que as vendas aumentem em datas comemorativas ou sazonais como Natal, Black Friday, volta às aulas, etc. Portanto, é fundamental que o seu e-commerce tenha mercadorias suficientes para atender a alta demanda. Mas uma falha que alguns lojistas cometem é não preparar o estoque para suportar o aumento de pedidos nesses períodos.

O mais recomendado é utilizar soluções de gerenciamento de estoque integradas. Assim, você não corre o risco de vender produtos que estão esgotados no estoque, pois consegue ter um controle maior do número de itens disponíveis para venda dentro da sua loja virtual e a quantidade de mercadorias estocadas.

Para otimizar ainda mais a gestão e garantir que os produtos estejam realmente disponíveis quando o cliente for efetuar a compra, aposte em ferramentas de controle de estoque como:

Curva ABC

Neste caso, a Curva ABC permite classificar os produtos em categorias A, B e C, de acordo com a relevância de cada um. Dessa forma, você garante que as mercadorias com potencial de gerar mais lucro nunca fiquem em falta no estoque.

ERP ou Sistema de Gestão Empresarial

Ao usar integrações ERP na sua loja virtual você será capaz de gerenciar estoque, acessar informações de vendas para emitir nota fiscal e integrar dados do seu e-commerce com as transportadoras ou com plataformas de intermediação de fretes, por exemplo.

Sistema automatizado de Supplier Relationship Management (SRM)

Permite um controle maior entre o e-commerce e os fornecedores.

PEPS ou Primeiro que entra, Primeiro que sai

Essa ferramenta prioriza a venda de produtos que entraram primeiro no estoque.

UEPS ou Último a entrar, Primeiro a sair

Neste caso, a prioridade é vender mercadorias que entraram por último no estoque.

Por fim, prepare o estoque de embalagens. São tantos os preparativos para o evento que em algum momento você pode se esquecer desse detalhe, que pode comprometer o sucesso da sua estratégia de frete para a Black Friday 2021.

Imagine conseguir bater as metas de venda, mas atrasar as entregas porque você não tem embalagem suficiente para finalizar os envios. Então, para não comprometer todo o trabalho, cabe checar com antecedência se o estoque de embalagens é suficiente para atender o aumento das vendas.

Cadastre as mercadorias corretamente

Outro ponto que merece atenção é verificar se os produtos estão cadastrados corretamente na loja virtual. Inserir itens com peso e dimensões erradas pode ser um tiro no pé, já que essas informações interferem diretamente no preço final do frete. Lembre-se que quanto maior e mais pesada a encomenda, mais caro é o custo com o envio. Por isso, tome bastante cuidado na hora de cadastrar as mercadorias no site.

Estratégias de frete para Black Friday 2021

Pesquisas recentes apontaram que cerca de 33,9% dos consumidores desistiram da compra porque não estavam dispostos a pagar o valor do frete. Com base nesses dados, montar uma estratégia de frete grátis durante a Black Friday 2021 pode ser o diferencial competitivo do seu negócio.

Para não errar na hora de oferecer a entrega gratuita e acabar diminuindo muito a margem de lucro, além do que é saudável financeiramente para o negócio, confira algumas dicas para ter sucesso com o frete grátis. Lembrando que não é possível enviar as encomendas sem gastar nada. Alguém vai arcar com os custos do envio, seja lojista ou cliente. Dito isso, vamos às dicas:

Black Friday com frete grátis

Determine um valor mínimo de compra para o frete gratuito

Com base no ticket médio do seu negócio, estabeleça um limite mínimo para conceder entregas gratuitas. Por exemplo, se o ticket médio for em torno de R$160,00, vale oferecer frete grátis acima de R$ 180,00.

Repasse o preço do frete para o cliente aumentando o valor do produto

Por exemplo, ao invés de cobrar R$ 115,00 pela mercadoria e R$ 40,00 de frete, faça uma campanha vendendo o item por R$ 145,00 e com frete grátis. O consumidor vai pagar a mesma coisa, porém essa estratégia funciona como um gatilho mental e acaba estimulando o cliente a finalizar a compra. De certa maneira, a pessoa acredita que o frete realmente sai de graça.

Repasse parte do valor do frete para o cliente

Uma maneira de manter o envio gratuito, sem pesar para o lojista ou cliente, é dividindo o custo da entrega. Dessa forma, você fica responsável por pagar uma parte do frete e repassa o restante do valor para o comprador, aumentando o preço do produto. Por exemplo, se a média de preço do frete fica em R$30,00, você pode pode custear R$ 15,00 e repassar o restante para o consumidor, diluindo os outros R$15,00 no preço das mercadorias.

Ofereça frete grátis por região

Dependendo da localização da sua loja e dos seus clientes, do ticket médio e dos custos com os envios, fica inviável estabelecer frete grátis para todas regiões do país. Nestes casos, uma solução é limitar os envios gratuitos apenas para localidades onde o preço do frete é mais barato. Por exemplo, é comum encontrar frete grátis para as regiões Sul e Sudeste. Isso acontece porque para muitas lojas virtuais é vantajoso oferecer entregas sem custos apenas para esses locais.

Eleve cerca de 10% o preço dos produtos

Primeiro verifique o preço praticado na concorrência e, se for viável, considere o acréscimo de 10% no valor dos produtos vendidos. Assim você vai poder arcar com os custos do frete, sem prejudicar o orçamento.

Entrega expressa

Enquanto uma parcela das pessoas procuram envios mais econômicos, outras preferem pagar um pouco mais caro para receber os produtos com mais agilidade. Portanto, ao criar as estratégias de frete para a Black Friday 2021, leve em consideração a modalidade de entrega expressa.

Para atender essa demanda, considere contratar transportadoras que realizam esse tipo de entrega. Mas antes de oferecer a modalidade de frete, certifique-se se a empresa contratada realmente tem condições de garantir a agilidade dos envios para todas as localidades. Caso contrário, vale informar o consumidor previamente para quais regiões os fretes expressos estão disponíveis.

Oferecer entregas rápidas é uma ótima maneira de atrair clientes. Contudo, uma das regras primordiais para evitar frustrações é prometer apenas o que você pode cumprir. Não realizar os envios no prazo estabelecido pode ocasionar reclamações e impactar negativamente a reputação do seu e-commerce.

Leve em consideração também se existe a cobrança de taxas extras, restrições de envio ou outros fatores que coloquem em risco o bom funcionamento do serviço ou que aumentem demasiadamente os custos.

Ofereça alternativas de envio

Se sua loja virtual ainda não possui um volume de vendas suficiente para fechar contratos individuais com as transportadoras, uma excelente alternativa é utilizar os serviços de plataformas de intermediação de fretes.

Por meio dessas soluções, o lojista consegue fazer cotações de frete em várias transportadoras ao mesmo tempo. Também é possível escolher diferentes modalidades de envios (expresso e econômico). Outra vantagem dessas plataformas é que o lojista obtém descontos no preço do frete, em relação ao preço de balcão, que é o valor regular cobrado de qualquer pessoa que não tem contrato com as transportadoras.

Atenção ao prazo de entrega

Algumas lojas virtuais trabalham com prazo de entrega um pouco longo. Um exemplo, são lojas de móveis que costumam demorar entre 30, 60 e, em alguns casos, até 90 dias para efetuar o envio do produto. Mas essa demora não agrada o cliente, tanto que o volume de reclamações por atrasos aumentou 84,6% em 2020 em relação a 2019.

Por isso, reforçar os prazos de entrega e trabalhar com diferentes opções de transporte é muito importante para manter uma boa reputação do seu negócio. Muitos consumidores aproveitam as promoções e descontos da Black Friday para comprar os presentes de fim de ano. Pensando nisso, estar preparado para garantir entregas mais rápidas diminui as chances de reclamação e insatisfação.

Novamente, as plataformas de intermediação de frete podem ser um diferencial competitivo, já que o lojista pode fazer a cotação em diversas transportadoras e comparar os preços e prazos de entrega que melhor atendem às necessidades do negócio.

Ao trabalhar com mais de uma empresa de transporte, você será capaz de manter os envios dentro do prazo estipulado ou até mesmo antecipar as entregas, surpreendendo o consumidor positivamente. Espero que você aproveite as dicas e monte uma estratégia de frente arrasadora para a Black Friday e, claro, aumente as vendas!

O post Capriche na estratégia de frete para a Black Friday 2021 apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Capriche na estratégia de frete para a Black Friday 2021. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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