Planejamento comercial na Black Friday: organize-se e alcance resultados incríveis

Planejamento é algo que nunca sai de moda. Para grandes eventos de venda do porte de uma Black Friday, então, é crítico para o sucesso de qualquer negócio.

Quer construir um planejamento comercial consistente para vender muito nesta Black Friday? Veja como aplicar as estratégias de sua marca e quais as etapas para construir um plano envolvendo múltiplas áreas da empresa e parceiros de negócios.

ETAPA 1: Defina aonde quer chegar e os principais milestones

Neste primeiro passo, talvez o mais importante, você vai visualizar como você gostaria de ser visto se a Black Friday fosse amanhã.

É hora de estudar o mercado, os concorrentes e suas próprias possibilidades internas. Levante dados, ideias e propostas de quais produtos e promoções você poderia levar a seus clientes. Quais têm mais chances de causar impacto. Quais delas sua plataforma de e-commerce consegue botar em prática. Que espaços dentro e fora do site serão usados para divulgar essas promoções.

Baseado nessa visualização, e em quanto falta para você chegar até lá, é hora de escolher quais elementos desse “sonho” são factíveis dentro do tempo que ainda você tem para trabalhar e dos demais recursos à sua disposição. Seja bem seletivo! É melhor uma ação simples e bem organizada do que algo complexo, grandioso e cheio de pontas soltas.

Você vai responder a perguntas como:

  • Você tem os recursos (equipe, tempo, budget) para torná-lo realidade?
  • Quais os principais entregáveis que o time tem que conquistar?
  • Qual a sequência e quando cada um desses entregáveis tem que estar pronto para que o objetivo seja atingido?

ETAPA 2: Engajar sua equipe interna e parceiros

Definido seu cenário possível, é hora de acertar seu norte e alinhar com o restante da equipe a rota pela qual vocês caminharão ao longo das próximas semanas.

Delegue responsabilidades claras. Ao seu time comercial, você deve dar a missão de envolver seus fornecedores e parceiros de negócios. Não esqueça que a Black Friday é uma data na qual todas as empresas querem fazer volume, Portanto, ao ajudá-los nessa missão, vocês estarão agregando valor ao negócio de seus parceiros, além de levar a seus clientes condições especiais. Divida com eles as possibilidades desenhadas na etapa 1 e esteja aberto a receber contrapropostas, que ideias eles têm para promover os produtos deles no seu site e que estejam alinhadas com suas possibilidades e objetivos.

ETAPA 3: Colocando os dominós de pé, um na frente do outro

Após receber o retorno de seus parceiros, através de seu time comercial, você já tem mais elementos para preparar suas campanhas, sua plataforma, as configurações promocionais, os testes suas landing pages, as peças de comunicação e todos os detalhes para tornar realidade o cenário desenhado na etapa 1 (ou o mais próximo possível). É o momento de envolver as técnicas da empresa, ou seus parceiros de suporte técnico. Seu site tem que estar tinindo pra quando chegar a hora de apresentá-lo aos clientes.

ETAPA 4

Uma vez que todos os elementos de sua Black Friday estão testados e configurados e você já colocou de pé todas suas peças de dominó, uma na frente da outra, é hora de derrubar a primeira peça, relaxar e só e assistir à mágica acontecer? Nada disso! Monitore de perto cada indicador, a performance das principais promoções, os estoques, o SAC e fique de olho para agir pontualmente quando for necessário. Quanto melhor tiver sido seu planejamento, menos você terá de intervir aqui, durante a ação. Mas sempre tem algo que você e sua equipe podem fazer para tornar a experiência de seu cliente ainda melhor.

O bom de ter planejado tudo até aqui é que você vai poder investir seu tempo em focar nos pontos críticos para encantar seu cliente e poder ir além do básico. Ao final desta etapa, é fundamental sentar com a equipe e compartilhar os indicadores e aprendizados. Ouça atentamente às diferentes áreas e membros da equipe que contribuíram para botar a ação de pé. São essas conversas que definirão o sucesso da edição seguinte.

Ao longo dos anos, esses cuidados vão tornar suas ações promocionais (dentro e fora do período de Black Friday) cada vez mais consistentes e efetivas.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Planejamento comercial na Black Friday: organize-se e alcance resultados incríveis. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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