Ads Top

Mercado B2B: como preparar a equipe comercial e alavancar vendas no digital?

De acordo com o relatório 2020 Digital Trends da multinacional americana Adobe, as empresas que priorizam a experiência do cliente têm três vezes mais chances de ultrapassar suas metas de negócios. Diante desse dado, é notável a necessidade de as companhias priorizarem as vontades e interesses dos clientes.

Para realizar uma digitalização completa do mercado B2B, é necessária uma análise profunda e o estudo de diversos fatores antes de fazê-la, mas principalmente da força de vendas e interação do vendedor com o digital. Com o objetivo de evitar deslizes durante o processo, é fundamental que haja um direcionamento correto da equipe de vendas.

Qual o papel da força de vendas no mercado B2B?

Um dos principais passos para uma transformação digital efetiva é estruturar e preparar a equipe de vendas para o e-commerce. Por isso, é importante que a sua empresa não só foque na experiência do cliente, como também entenda que ela está diretamente ligada ao vendedor e a como ele se relaciona com eles. Isso ajuda a evitar problemas como vazamento da política comercial.

Imagine que o vendedor consegue oferecer melhores condições de preço e descontos ao cliente do que o seu e-commerce. Provavelmente, o cliente irá realizar suas compras com a equipe de vendas, e o digital perderá sua credibilidade.

Portanto, é essencial que o comercial esteja alinhado com a transformação digital e o valor que ela tem para o negócio, além de seu e-commerce conseguir replicar o valor que sua força de vendas entrega.

Por que é importante treinar a equipe comercial?

Uma equipe comercial pouco alinhada pode gerar diversos impasses para a empresa. Entre eles, a ineficiência da digitalização. Por isso, é tão importante ter o suporte de uma consultoria de e-commerce especializada em preparar os vendedores para essa transição.

Durante a transformação digital, diversas dúvidas podem surgir, uma vez que é um processo novo e que envolve várias áreas da companhia, com diversas etapas. Por isso, o apoio especializado é grande aliado da sua empresa nessa fase.

Ao lado dela, seu negócio conseguirá tomar decisões mais assertivas e treinar a equipe comercial para ter foco correto no digital, atingindo os resultados e vendas esperados.

Além disso, a consultoria agrega uma visão crítica agnóstica, já que muitas vezes um olhar de fora é capaz de enxergar os pontos de melhoria de forma mais nítida.

Quais soluções contribuem para a digitalização B2B?

Algumas estratégias fazem grande diferença na hora de realizar a digitalização B2B, tais como:

  • Compreenda que o cliente é sempre o mesmo, ou seja, não é vantajoso criar qualquer tipo de divisão entre on e off. O consumidor deve entender que o digital é mais um meio de contato com a marca;
  • Incentive o engajamento da força de vendas. Para isso, envolva-a desde o início do projeto de digitalização até o lançamento;
  • Mantenha a remuneração do vendedor do e-commerce. Procure maneiras de incentivar o comercial a trazer clientes para a plataforma online.

Diante disso, sua empresa contará com uma força de vendas interessada em alavancar as potencialidades do digital e fazer dele uma das principais ferramentas de vendas do seu negócio.

O post Mercado B2B: como preparar a equipe comercial e alavancar vendas no digital? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Mercado B2B: como preparar a equipe comercial e alavancar vendas no digital?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.