Dia das Crianças 2021 no e-commerce: não é hora de brincar em serviço

Mais uma data comemorativa está se aproximando: o Dia das Crianças 2021. E, como todo evento especial, oportunidades únicas surgem para quem tem um e-commerce.

Trata-se de uma data que apresentou números surpreendentes em 2020 e que promete movimentar o comércio eletrônico de maneira intensa durante as próximas semanas.

Por esse motivo, elaborei este artigo para compartilhar informações e dicas de como vender mais durante o Dia das Crianças 2021.

O Dia das Crianças em números

Para entender o potencial do Dia das Crianças 2021, trarei algumas estatísticas sobre o mesmo período em 2020.

No ano passado, as vendas para a data comemorativa apresentaram um crescimento de 28% em relação a 2019. Isso significa um total de R$3,1 bilhões em faturamento, estabelecendo um novo recorde.

Além disso, um estudo realizado pela Ebit | Nielsen mostrou que foram realizados aproximadamente 6,58 milhões de pedidos entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro, com um ticket médio de R$472,00.

Confira as regiões que mais se destacaram nas vendas de Dia das Crianças:

  • Sudeste: 3,73 milhões de pedidos;
  • Sul: 1,29 milhão;
  • Nordeste: 1,03 milhão.

A pesquisa ainda mostra que 52% das compras foram feitas através de dispositivos mobile, sendo responsáveis por 50% do faturamento total.

Tais dados comprovam não somente o aumento da adesão do público às compras via smartphone, como também a importância de ter uma loja virtual com layout responsivo e adaptado para dispositivos móveis.

Também acredito que seja relevante trazer algumas informações sobre os produtos que mais chamaram a atenção durante o Dia das Crianças em 2020. Para isso, trago neste artigo dados de uma pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com o Opinion Box.

Entre os pesquisados, 48% demonstraram interesse em presentear os sobrinhos, enquanto 42% direcionaram os presentes aos filhos, e 7% ainda aproveitaram a data para comprar itens para eles mesmos.

Abaixo, você confere uma lista com as categorias mais procuradas pelos compradores:

  • Brinquedos: 58%;
  • Roupas: 35%;
  • Bonecas/Bonecos: 30%;
  • Jogos de videogame: 23%;
  • Jogos de tabuleiro: 22%;
  • Calçados: 20%;
  • Carrinhos de brinquedo: 18%;
  • Bicicleta, skate e patins: 18%;
  • Itens literários: 17%;
  • Smartphones: 16%;
  • Tablet/Computador/Notebook: 11%.

O comportamento do consumidor durante o Dia das Crianças 2021

Ao considerarmos o cenário estabelecido nos últimos dois anos, podemos identificar padrões que nos ajudam a prever como será o comportamento dos clientes no Dia das Crianças 2021.

Outro levantamento do Social Miner aponta que, durante esse período, a maior parte dos compradores costuma presentear, em média, de uma a duas crianças, priorizando sempre as que apresentam grau de parentesco mais próximo.

Em contrapartida, há também uma parcela pequena dos consumidores que dá presentes para cinco ou mais crianças, contemplando não só os filhos e sobrinhos, como também os amigos e os afilhados.

Além disso, o mesmo estudo mostra que grande parte dos compradores toma suas decisões com cerca de 15 ou 30 dias de antecedência em relação ao Dia das Crianças, colocando-os na etapa de pesquisa durante todo mês de setembro.

Ou seja, a busca por itens para o Dia das Crianças 2021 tende a se intensificar nos próximos dias, por isso é importante que você comece a preparar o seu e-commerce desde já.

O que as crianças mais querem atualmente?

O poder de compra está, na maioria das vezes, nas mãos dos adultos, mas é a partir dos desejos das crianças que o mercado acaba ditando suas tendências.

Logo abaixo, você confere uma lista dos brinquedos mais vendidos pela Internet nos últimos tempos, e que prometem fazer muito sucesso no Dia das Crianças 2021. Confira:

  • Polvo de pelúcia dupla face;
  • Fidget Toy;
  • Boneca Baby Alive;
  • Boneco Luccas Neto;
  • Boneca Lol;
  • Jogo UNO;
  • Quebra-cabeças temáticos de personagens;
  • Lego;
  • Blocos Surpresa da Fisher Price;
  • Meu primeiro Laptop da Fisher Price;
  • Hot Wheels;
  • Jogo Pizzaria Maluca;
  • Lança-dardos Nerf.

Alguns desses exemplos são novidades que se tornaram itens de desejo por conta de vídeos publicados na rede social do momento, o TikTok. Outros já são bastante conhecidos no mercado e estão na lista praticamente todos os anos.

Por isso, se você trabalha com venda online de brinquedos, vale a pena dar uma atenção especial para essas linhas durante o Dia das Crianças 2021.

Outros setores que podem se beneficiar do dia das crianças 2021

Um estudo elaborado pela Kaspersky mostra que 72% das crianças estão ganhando seus primeiros smartphones ou tablets antes de completarem dez anos de idade, o que impacta diretamente os e-commerces de eletrônicos.

Por outro lado, não podemos esquecer que existe uma alta procura por alternativas de presentes que ofereçam uma experiência offline para os mais novos.

Nesse sentido, lojas virtuais que trabalham com itens como vestuário, instrumentos musicais, livros e artigos para esportes (tradicionais e radicais), também podem aproveitar o Dia das Crianças 2021 para conquistar mais vendas.

3 dicas rápidas para aplicar em sua loja virtual durante o dia das crianças 2021

Desenvolva banners personalizados

O topo da sua loja virtual tem o poder de chamar a atenção do público desde o primeiro contato. Por isso, procure desenvolver banners personalizados para o Dia das Crianças 2021.

Você pode criar uma sequência de imagens para exibir produtos agrupados por diferentes critérios, podendo dividir as categorias em:

  • Faixa de preço;
  • Faixa de idade;
  • Marcas;
  • Itens mais vendidos.

Essa atitude simples fará com que o visitante da loja virtual seja fisgado de forma imediata, permitindo que ele encontre os produtos que deseja de maneira mais rápida e dinâmica.

Esteja nas primeiras posições do Google

Diversas estratégias contribuem para melhorar a posição da sua loja virtual nos motores de busca. Por isso, é importante entendê-las e aplicá-las para conquistar mais vendas para o Dia das Crianças 2021.

Como se trata de um assunto que demanda explicações mais detalhadas, indico que você leia o artigo “Como ranquear o seu e-commerce no Google?“. Nele, explico com mais profundidade os fatores essenciais para os quais você precisa se atentar para posicionar o seu e-commerce nos primeiros resultados.

Ofereça opções diversificadas de pagamento

De acordo com o relatório Global Payments Report, em 2020, 43% das vendas realizadas por meio da Internet foram pagas através do cartão de crédito.

A utilização de carteiras digitais como Mercado Pago, PagSeguro e PicPay também cresceu expressivamente, representando aproximadamente 17% das vendas no ano.

Em paralelo, o Pix, desenvolvido pelo Banco Central, caiu nas graças dos consumidores de todo o Brasil, possibilitando vendas mais simplificadas e com menos taxas para o comércio eletrônico.

Por isso, em ocasiões especiais como o Dia das Crianças 2021, é imprescindível disponibilizar aos consumidores não somente uma variedade de métodos de pagamento, como também os mais utilizados e adequados às necessidades do seu público.

Pontos importantes sobre a publicidade infantil

É importante lembrar que os materiais de divulgação no Dia das Crianças 2021 devem ser produzidos com atenção redobrada. Isso porque existem alguns regulamentos que controlam o tipo de mensagem adequada ou não ao público infantil.

Abaixo, deixei elencadas algumas utilizações que devem ser evitadas na publicidade infantil e, portanto, devem ser pontos de atenção na sua estratégia para o Dia das Crianças 2021:

  • Uso de verbos imperativos, como “compre”, “adquira” ou “peça” são proibidos. O público-alvo ainda não tem consciência suficiente para realizar esse tipo de ação, sendo mais suscetível à persuasão imposta por essas palavras.
  • Utilização de estratégias de venda casada. Essa prática já é proibida no mercado, mas deve ser pensada com ainda mais cautela no Dia das Crianças.
  • Inserção de personagens animados, celebridades ou músicas que façam referência ao público infantil.
  • Condução da criança a sentimentos como constrangimento, superioridade ou inferioridade por possuir, ou não, determinado produto.

Esses são apenas alguns exemplos dos diversos estipulados por lei. Por isso, vale a pena ficar atento a essas características para produzir campanhas de Dia das Crianças 2021 com resultados muito positivos.

YouTube Kids

Fique atento também às peças de divulgação exibidas em plataformas como o YouTube Kids, segmento de vídeos extremamente acessado pelos pequenos, principalmente durante o Dia das Crianças 2021.

Entender as restrições e diretrizes de conteúdo será um grande diferencial para que você possa criar anúncios pagos de sucesso. Clique aqui para conferir todos os detalhes relacionados à publicidade na plataforma.

Pronto para aproveitar o Dia das Crianças 2021?

Já deu para perceber como o Dia das Crianças 2021 pode gerar muitas vendas para o seu e-commerce. Por isso, prepare-se com antecedência e aproveite a data para aumentar o faturamento da sua loja virtual.

Trata-se de uma ocasião que, ano após ano, tem influenciado diretamente nos resultados de e-commerces dos mais diferentes segmentos.

E, na semana que vem, trarei um artigo completo para contar a história da Black Friday, apresentando informações importantes e cases de sucesso para que você possa se inspirar. Continue acompanhando para conferir.

Até a próxima!

O post Dia das Crianças 2021 no e-commerce: não é hora de brincar em serviço apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Dia das Crianças 2021 no e-commerce: não é hora de brincar em serviço. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages