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CRO no e-commerce: por que isso é importante?

CRO é a sigla inglesa para Conversion Rate Optimization, o que em língua portuguesa significa Otimização da Taxa de Conversão. Trata-se de um método que emprega multiferramentas e processos que visam a aumentar o percentual sobretudo de leads, clientes e fregueses de uma empresa.

Geralmente prestado como serviço por agências de marketing digital, o método CRO pode ser aplicado em sites de e-commerce como o seu com grandes vantagens. Ele pode, por exemplo, melhorar a conversão e o Retorno do Investimento (ROI), como você ficará sabendo mais adiante.

A aplicação de CRO pode ser feita em basicamente cinco etapas. Elas envolvem a captação de dados, a análise das informações, a obtenção de insights, a implantação de melhorias e a monitoração da performance em um ciclo ininterrupto.

O método emprega testes AB, mapas de calor e navegação por vídeo, além de testes de velocidade de carregamento de páginas, entre outros. No e-commerce, a ideia é entender como os consumidores interagem com a loja virtual e com o blog. E após isso melhorar a experiência dos usuários para gerar mais conversões.

Importância do CRO no e-commerce

O CRO tem grande importância no e-commerce principalmente porque ele permite melhorar a taxa de conversão e o ROI das lojas virtuais. Observe, em seguida, alguns números reveladores sobre isso:

Taxa de conversão

De acordo com dados publicados na 99firms, as empresas com taxas de conversão mais altas investem em média US$ 2 mil mensais em CRO. O mesmo site informa que só 22% das empresas estão satisfeitas com suas taxas de conversão atualmente.

Retorno do Investimento

Segundo estudo da VentureBeat citado no AI Multiple, o ROI médio das empresas que usam CRO é de 223%. Só 5% das 3.000 empresas que participaram do estudo não relataram ROI. Enquanto isso, 173 relataram ROI acima de 1.000%.

Como se pode observar, o CRO realmente funciona. Apesar disso, apenas 68% das pequenas empresas possuem uma estratégia de CRO estruturada e documentada, conforme nos dá a conhecer o site Startup Bonsai.

Ademais, a cada US$ 92 gastos na aquisição de clientes, só US$ 1 é gasto para convertê-los, de acordo com a Econsultancy citada pelo Outgrow. Isso é bastante desproporcional, já que apenas atrair visitantes não garante que eles se transformarão em clientes. É preciso criar ações para que isso ocorra.

Dez boas ações de CRO

Como dito, a aplicação do método CRO envolve a realização de testes. Assim, cada e-commerce gera resultados específicos e requer soluções específicas, que só cabem a cada um deles. Entretanto, há fatores que afetam a todos comumente. Esses fatores podem ser listados como boas práticas de CRO, confira:

  • Landing pages: 55% é maior é a conversão quando se aumenta o número de landing pages de 10 para 15 (Hubspot citada por AI Multiple);
  • Formulários: reduzir o número de campos do formulário de 11 para 4 gera 120% mais conversões de leads (Unbounce citada por Startup Bonsai);
  • E-mails: mensagens com apenas uma Call to Action (CTA) aumentam as vendas em até 1.617% (WordStream citada por 99firms);
  • Personalização: e-mails personalizados aumentam a conversão em até 10% (Campaign Monitor citado por 99firms);
  • Orçamento: empresas com as mais altas taxas de conversão investem mais de 5% de seu orçamento anual em CRO (User Conversion citada por 99firms);
  • Velocidade: 1 segundo de atraso no carregamento de um site gera uma redução de 7% nas conversões (Liverseysolar citada por AI Multiple);
  • Testes: empresas que aumentam com sucesso suas taxas de conversão fazem 50% mais testes de CRO (Econsultancy citada por Startup Bonsai);
  • Segmentação: métodos de segmentação e testes corretos pode aumentar a conversão em até 300% (Marketing Experiments citado por Outgrow);
  • Mobile: sites otimizados para celular têm três vezes mais chances de aumentar a conversão em 5% ou mais (Prosperity Media);
  • Leads: empresas que se destacam na nutrição de leads geram 50% mais leads de vendas a um custo 33% menor (Demand Gen citada por Outgrow).
  • Concluindo, os números não mentem. O CRO é muito importante para o comércio eletrônico. Investir nesse método é fundamental para alcançar melhores taxas de conversão para a sua empresa. Isso sem dúvida pode lhe dar aquele impulso que você precisa para o crescimento.

     

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    Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre CRO no e-commerce: por que isso é importante?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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