Como atrair e oferecer a melhor experiência para o usuário na Black Friday 2021

Há alguns anos, a Black Friday tem sido consolidada como a data mais importante do e-commerce, sempre bastante esperada pelos lojistas online. Em 2020, não foi diferente, pois as vendas somaram um total de R$4,02 bilhões.

Em clima de pandemia, com a limitação de compras em lojas físicas, os consumidores se adaptaram facilmente às compras online. Durante o período de 26 a 30 de novembro, foram gerados mais de 10 milhões de pedidos, com um crescimento de 16% sobre 2019. Desse modo, as vendas ficaram 652,8% maiores do que no período anterior.

Qual a importância de preparar o e-commerce para Black Friday?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o ritmo de vendas no e-commerce durante a Black Friday continuará crescendo, sem previsões de desaceleração. Portanto, é extremamente importante que seu e-commerce esteja pronto para suprir a demanda, especialmente na parte tecnológica.

Desse modo, é necessário que você comece um planejamento desde já para aproveitar todas as oportunidades geradas pelo evento.

Para te auxiliar com isso, separamos 16 dicas para a Black Friday 2021, que vão desde a experiência do usuário até atrair clientes para seu e-commerce. Confira já!

1) Faça um planejamento de uma pré-campanha

A estratégia pré-campanha é bastante utilizada por diversas marcas que antecipam algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado. Essa pode ser uma boa ideia para você também!

Com essa ação, você pode render mais lucros e visibilidade para seu e-commerce. Além disso, é uma excelente alternativa de potencialização de compras para o período da Black Friday 2021. Afinal, uma maneira de atrair clientes é através de ofertas e promoções interessantes.

Para isso você pode, por exemplo, criar os seus objetivos, traçando um plano de ação para suas ofertas.

2) Teste a jornada de compra da sua loja

Um dos maiores diferenciais que um e-commerce pode oferecer em uma Black Friday é a ótima experiência do usuário. Então, vale experimentar como é a jornada de compra do seu e-commerce, analisando cada etapa do processo, desde os anúncios e propagandas até o pós-venda.

Vale ressaltar que uma etapa muito importante da jornada do cliente é o checkout. A partir dele, os consumidores decidem abandonar uma compra. Portanto, ofereça comodidade e segurança, desde vários meios de entrega e pagamento até política de devolução, valor de frete, entre outros.

3) Tenha todo o time disponível e preparado

Você deve pensar que algum imprevisto pode acontecer, seja na edições de site, alta demanda de atendimento e outras situações. Então, divida o time, garantindo que ele não fique desfalcado e seus funcionários tenham o intervalo de descanso devido.

Você pode separá-los por turnos, lembrando que para os que ficaram pela noite, é plausível que sua empresa ofereça uma janta com um adicional noturno.
4) Analise seus concorrentes
A maior característica de uma Black Friday são os preços baixos. Dessa forma, oferecer um produto com valor desproporcional ao mercado, não será uma boa ideia.

Com base nisso, analise como está o preço dos seus concorrentes com antecedência, facilitando a definição de preços e também a decisão de estratégias para atrair clientes através do preço ideal. Isso vale também para o valor de frete e o prazo de entrega.

Mas lembre-se: sempre considere o orçamento e o perfil do seu e-commerce. Assim, tomará uma decisão mais certeira e lucrativa para sua empresa.

5) Canais de vendas

Outra estratégia para atrair clientes é por meio dos canais de vendas. Afinal, é um período em que os consumidores podem ser atraídos por qualquer oferta. Então, marque presença separando um investimento para a Black Friday e integre seu e-commerce com os canais de vendas. Os mais utilizados são:

Para isso, verifique se a sua plataforma integra com esses canais de vendas e escolha qual o melhor para sua loja, considerando o seu maior número de seguidores ou engajamento no seu segmento.

6) Valorize os clientes fiéis

Atrair clientes é importante. No entanto, manter um consumidor pode sair muito mais barato. Uma vez que um cliente fiel pode voltar à sua loja para fazer compras periodicamente, valorize os clientes que já são fiéis. Essa pode ser uma boa estratégia na Black Friday 2021.

Então, trabalhe na experiência do usuário adotando recursos como: programa de fidelidade com base em volume de compras, brindes e promoções exclusivas.

7) Relembre os clientes antigos sobre a sua loja

Esse é mais um método para vender muito na Black Friday 2021 de sua loja e até durante o restante do ano. Para isso, você pode ativar conversas com antigos clientes da sua marca.

Enviar um e-mail oferecendo um vale presente, ou um cartão de desconto como incentivo, pode ser uma boa ideia. Assim, você mostra que a sua loja sentiu a falta dele e que ele é um cliente especial, garantindo chances de o usuário tomar uma decisão de compra.

8) Crie descontos para compras futuras

Com essa estratégia, você consegue reter clientes que encontraram sua loja na Black Friday. Assim, ofereça descontos maiores que outras lojas através de um cupom de desconto para que o comprador que chegou na sua Black Friday 2021 aumente seu ticket médio de compras.

9) Aumente o prazo da Black Friday

Há algum tempo, a Black Friday deixou de ocorrer apenas na quarta sexta-feira de novembro. Atualmente, você pode aderir ao mês de Black Friday ou ao Black Week. Assim, é possível ampliar, respectivamente, suas promoções durante todo o mês de novembro ou seu período de ofertas pode acontecer de uma sexta para outra.

10) Tenha um layout responsivo

Aqui está outra maneira de melhorar a experiência do usuário, visto que os usuários passam 51% do seu tempo usando a Internet por dispositivos móveis. Portanto, é essencial ter um modelo de site responsivo compatível com smartphones e tablets, garantindo que os clientes possam fazer compras em seu site sem problemas.

11) Use o contador regressivo de promoção

Fazer compras online também pode ser divertido, e o melhor: aumentado o clima de fim de ano para motivar os compradores a agir! Para isso, você pode utilizar um widget de contagem regressiva. Além de tudo, você cria um senso de urgência nos seus clientes, fazendo-os tomar a decisão de compra com maior facilidade.

12) Use SEO

Não poderíamos deixar de fora a melhor ferramenta que pode ajudar a melhorar sua visibilidade e classificação nas páginas no Google. Então, verifique se o SEO do seu site está atualizado, checando todas as tags dos títulos, as metadescrições, a existência de páginas de erro 404 e também as URLs. Não se esqueça das palavras-chave assertivas para seu produto ou serviço.

13) Prepare o atendimento para a Black Friday

Como a Black Friday possibilita atrair clientes, uma experiência ruim pode afetar negativamente as futuras compras. Considerando que o dia da Black Friday será de grande demanda, sua loja deverá estar pronta para oferecer um suporte adequado, não comprometendo as vendas. Dessa forma, treine a sua equipe com uma estratégia de atendimento e fique atento!

14) Teste tudo

Uma forma de testar o seu site é visitando-o como cliente, porém com uma visão de empreendedor. Então, certifique-se de que tudo está funcionando bem, inclusive o processo de checkout e garanta o melhor funcionamento durante a Black Friday 2021.

15) Faça uma pesquisa de satisfação após a Black Friday

Nossa dica é: aproveite a Black Friday 2021 para saber o que pode ser melhorado na sua loja. Verifique o portfólio de produtos, entrega, preços, retorno de dúvida, entre outros. Sendo assim, você pode utilizar o e-mail marketing que costuma ser o melhor canal para esse tipo de interação pós-venda.

16) Meça os resultados

É importante saber que toda campanha de promoção tem o objetivo de aumentar a venda de produtos, gerando mais lucro para a empresa. Por isso, é recomendado que você também invista no acompanhamento e na análise do desempenho da ação.

Assim, no fim da promoção, extraia relatórios que agrupem um compilado de boas práticas, auxiliando no planejamento dos próximos passos. Esses dados também irão contribuir com a otimização da sua verba para garantir que o valor investido seja aproveitado com foco na conversão final.

Como vimos ao longo deste texto, a melhor forma de aproveitar a Black Friday 2021 é estando preparado. Considere que você pode atrair clientes em grande escala. E todos eles estão esperando conseguir as melhores ofertas para dar o primeiro passo no período mais importante do e-commerce. Então, capriche na experiência do usuário, proporcionando as melhores promoções e conteúdos para esse grande evento.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como atrair e oferecer a melhor experiência para o usuário na Black Friday 2021. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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