7 motivos que podem estar travando as vendas do seu e-commerce

Quem tem um e-commerce sabe muito bem o quanto é preocupante quando as vendas não aumentam. Você pode ter construído uma boa loja e oferecido os produtos mais atrativos para os seus clientes. Mas há algum ou mais detalhes que talvez você não tenha percebido e podem estar prejudicando nos resultados do seu negócio.

Identificar quais são eles é o primeiro passo a ser feito. Existem inúmeros detalhes, muitas vezes resolvidos com soluções simples, aos quais você precisa estar atento para encontrar o melhor caminho rumo ao sucesso do seu e-commerce.

Para te ajudar nisso, eu vou listar a seguir alguns dos principais motivos que têm travado as vendas de muitos lojistas e que pode estar acontecendo com o seu e-commerce, caso não esteja atingindo os resultados esperados. Acompanhe!

1. Fotos e descrições dos produtos com baixa qualidade

Um dos motivos mais comuns e fáceis de resolver. Às vezes, você não está conseguindo vender porque simplesmente não divulgou o produto com boas fotos ou descrições. Lembre-se de que o único indicador de qualidade do seu produto que está sendo vendido online são as imagens e as informações sobre ele. Se o seu site não conta com fotos e descrições de alta qualidade, mostrando diferentes ângulos da mercadoria e descrevendo de forma detalhada tudo o que o cliente precisa saber, é praticamente impossível fazer com que ele se interesse em comprar. Verifique produto a produto dentro do seu site e modifique aqueles que acredita não chamarem tanto a atenção pela forma como está sendo divulgado.

2. Produtos sem avaliações de clientes

As avaliações de clientes também são um fator determinante na decisão de compra. E se você não tem em seu e-commerce, isso pode ser um dos motivos que podem estar travando as suas vendas. Dados da pesquisa do Spiegel Research Center mostram que as avaliações online têm impacto significativo no volume de vendas de e-commerces. E isso representa um aumento de aproximadamente 270%. Além disso, mesmo que um produto tenha feedbacks negativos, é mais provável que ele seja vendido se comparado a outro sem qualquer avaliação.

3. Checkout complexo

Uma vez que o cliente decidiu comprar um produto, ele não estará interessado em gastar muito do seu tempo para efetuar o pagamento. Contar com um checkout rápido e fácil de navegar é fundamental. Do contrário, as chances de o consumidor desistir da compra serão altas. Assim como o site, a página de checkout precisa ser simples. Sem exigir que o cliente insira muitos dados e informações repetidas para finalizar o pedido. Segundo pesquisas, a simplicidade de um checkout contribui com cerca de 20% das conversões, além de determinar se o cliente retornará ou não ao site. Ofereça uma boa experiência para o consumidor nessa fase final do processo e veja o quanto suas vendas aumentarão.

4. Tempo e custo de envio altos

Imagine a seguinte situação: um cliente visitou o seu e-commerce e adicionou no carrinho alguns produtos que ele deseja comprar. Mas, na hora de fechar o pedido no checkout, viu que o tempo de entrega ou o custo do frete estavam altos demais. Certamente, o cliente desistiria da compra, principalmente se ele já havia pesquisado os mesmos produtos em um outro site concorrente com tempo ou valor de entrega mais atrativos. Considere isso como um ponto importante caso o seu e-commerce demore muito nos prazos de entrega ou tenha valores de frete elevados nas principais regiões onde seu cliente está. Pois esse é um outro motivo que dificulta muito as vendas online.

5. Políticas de devolução pouco claras

Mesmo com o comércio eletrônico tornando-se cada vez mais popular, ainda são poucos os sites que apresentam uma política de devolução bem definida para os seus consumidores. Muitos e-commerces até contam com políticas desse tipo. Mas as tornam confusas ou não conseguem detalhar com clareza a forma como a loja trata de devoluções. Isso pode significar muitas vendas perdidas e clientes insatisfeitos. Quanto mais transparente sua loja for e tiver políticas bem elaboradas, mais fácil será conquistar aquele cliente indeciso e aumentar suas vendas.

6. Atendimento demorado e falta de canais

Um atendimento de qualidade é a base para garantir boas vendas e ter clientes fiéis à sua loja. Independentemente do tamanho do seu e-commerce, é essencial que você ofereça um atendimento ágil e no maior número de canais de comunicação possível que você e sua equipe possam atender diariamente. Assim, é muito comum antes de um cliente fechar a compra tirar dúvidas com a loja, mesmo que o produto que ele deseja tenha todos os detalhes informados no site. Caso o cliente não receba a sua mensagem em tempo, você corre o risco de perder a venda porque perdeu o “time” ou até mesmo porque um concorrente foi mais rápido do que você nesse quesito. Avalie o tempo de resposta dos canais da sua loja e veja a necessidade de melhorias caso seus clientes esperem muito para serem atendidos.

7. E-commerce sem estratégias de recuperação

Outro motivo crucial que pode interferir muito nas vendas online é se o e-commerce não investe em estratégias de recuperação de clientes. Ou seja, é comum que muitos sites recebam um alto número de acessos, com visitantes que chegam a adicionar produtos no carrinho de compras, mas, por algum motivo, não fecham o pedido. Logo, se um e-commerce não utiliza estratégias para recuperar essas pessoas que chegaram até o checkout, seja com campanhas de remarketing, envios de SMS, e-mail marketing ou até mesmo ligação telefônica, será bem mais difícil fazer com que voltem ao site para finalizar a compra. Ter ao menos uma estratégia de recuperação é essencial para que você não perca quem já chegou até o seu site e se interessou por algum produto.

Agora que eu listei os motivos que mais travam as vendas online, cabe a você identificar quais deles podem estar prejudicando o faturamento do seu e-commerce e, a partir disso, começar a propor melhorias. Sabemos que o sucesso de um negócio online depende de muitos detalhes, e que esses apresentados aqui são só alguns dos inúmeros aos quais você precisa estar atento para garantir um maior volume de vendas. Se você já identificou algum desses problemas em seu site, é um bom caminho para começar a mudar as suas estratégias!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 7 motivos que podem estar travando as vendas do seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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