Ticket médio de vendas ajuda a definir estratégia de frete grátis no e-commerce

Oferecer frete grátis é sem dúvidas uma das estratégias de venda mais assertivas quando o assunto é fazer negócios pela Internet.

Segundo levantamento feito pela Moosend, o custo do frete é responsável por 60% dos casos de abandono do carrinho. O que mostra a importância de disponibilizar condições de frete cada vez mais competitivas.

A forma mais simples e eficaz de lojistas de todos os tamanhos conseguirem oferecer frete grátis para os seus clientes é investindo em uma estratégia planejada a partir do ticket médio de vendas do seu e-commerce.

Confira algumas boas práticas de precificação de produtos para oferecer o envio gratuito de pedidos e ainda maximizar os lucros do seu negócio.

Como calcular ticket médio?

O ticket médio nada mais é do que o valor que os seus clientes costumam gastar na sua loja. Quanto maior esse indicador, mais os consumidores estão gastando nos pedidos.

Identificar o valor do ticket médio do seu e-commerce é o primeiro passo para traçar uma estratégia de frete grátis ideal para o tamanho do seu negócio. Para descobrir o valor do ticket médio do seu e-commerce, basta aplicar a seguinte equação:

Ticket médio = faturamento total da sua loja ÷ número de vendas

Como oferecer frete grátis utilizando uma estratégia de ticket médio

Existem muitos mitos sobre a venda de produtos com frete grátis. Um deles é que apenas grandes varejistas podem utilizar essa estratégia ao seu favor, o que definitivamente não é uma verdade.

Com o valor do seu ticket médio definido, é possível traçar algumas estratégias personalizadas para o tamanho do seu negócio. Confira algumas:

Frete grátis para produtos mais caros

Colocar toda a sua loja com frete grátis de uma só vez é uma estratégia perigosa e que pode impactar negativamente o faturamento do seu negócio. Por isso, uma forma saudável de aplicar esse plano é oferecer o envio gratuito apenas de produtos cujo valor seja maior do que o seu ticket médio.

Ou seja, se o ticket médio da sua loja for de R$150, você poderá oferecer frete grátis na compra de produtos com preço de venda a partir de R$ 200, por exemplo. Essa é uma excelente forma de turbinar as vendas que geram mais lucro para o seu e-commerce e também de aumentar o ticket médio da sua loja online.

Mas lembre-se: é importante que o custo do frete não seja alto a ponto de não ser vantajosa a absorção desse custo. Logo, caso não esteja preparado para isso, não ofereça frete grátis para todo o Brasil, mas sim para regiões mais próximas da sua loja física ou do fornecedor.

Utilize a estratégia de cross sell para oferecer frete grátis

Outra forma de oferecer frete grátis em compras onde o valor viabilize esse custo é não apostar somente na venda de um produto específico, como no caso anterior, mas de carrinhos com um valor mínimo, compostos por um ou mais produtos.

Quer um bom motivo para isso? Em pesquisa feita pela ComScore, 58% dos entrevistados responderam que colocam itens adicionais no carrinho para conseguir o benefício do frete grátis.

Para executar essa estratégia, nada melhor do que apostar na venda cruzada, mais conhecida como cross sell. Oferecer produtos relacionados, ou complementares ao produto selecionado pelo cliente, pode fazer com que ele preencha o carrinho até o valor que habilite a compra com frete grátis.

Duas boas formas de executar esse plano é oferecer fones de ouvido e carregadores em compras de celular, ou autores similares na compra de livros, por exemplo.

Frete grátis durante datas comemorativas

Muitas pessoas esperam datas comemorativas como Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal e a já famosa Black Friday para adquirir produtos mais caros. Por isso, aposte no frete grátis para se destacar da forte concorrência desses períodos.

Para isso, faça um estudo de todo o catálogo do seu estoque, identifique os itens que apresentem os melhores resultados em datas específicas e ofereça frete grátis nessas compras.

Invista também em upsell para oferecer frete grátis

A estratégia de upsell consiste em oferecer um produto melhor ou mais atual do que aquele que seu cliente estava procurando inicialmente. Oferecer frete grátis nesses produtos é outra forma de aumentar o ticket médio da sua loja e ainda divulgar os lançamentos do seu negócio.

A estratégia de upsell é uma ótima pedida para comerciantes de eletrônicos, que podem divulgar produtos mais recentes, e vendedores de moda, que podem utilizar o frete grátis como forma de divulgar os lançamentos de uma coleção.

Seguindo essas dicas, você poderá oferecer frete grátis de forma estratégica sem comprometer a margem de lucro do seu e-commerce. Mas não se esqueça, além de frete grátis, os consumidores desejam receber o seu pedido o mais rápido possível. Sendo assim, não esqueça que, além da economia de frete, é importante contar com uma logística de envio de remessas eficiente.

 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Ticket médio de vendas ajuda a definir estratégia de frete grátis no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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