O que muda com o iniciador de pagamentos do Pix?

Para a somar a lista de novidades do Pix anunciadas em 2021, temos o Iniciador de Pagamentos. O Banco Central traz mais um serviço para complementar o pagamento instantâneo que facilitará o processo de pagamento nos e-commerces. Atualmente, ao fazer uma compra em e-commerces e optar por pagar com Pix, os consumidores precisam copiar os dados do QR Code, acessar o aplicativo do banco e colar as informações no “Pix Copia e Cola” para aprovar o pagamento e, assim, a compra ser aprovada.

O que muda é que o processo com mais etapas e a necessidade de sair da plataforma da loja virtual será simplificado com o iniciador de pagamentos do Pix. Isso porque com essa funcionalidade, uma tela da instituição financeira a qual o consumidor tem uma conta abrirá na página de checkout da loja, seja pelo app ou computador, solicitando apenas a autenticação para o pagamento sem precisar entrar em plataformas do banco. No caso das compras feitas por mobile, haverá um redirecionamento automático para o aplicativo do banco do pagador para a confirmação do pagamento.

O lançamento do iniciador de pagamentos é um passo que sinaliza a integração do Pix com o Open Banking, sistema que vai permitir o compartilhamento de informações dos clientes entre os bancos, porém com o consentimento do usuário. Funcionando a partir de 30 de agosto, mesmo dia em que entra em vigor a terceira fase do Open Banking.

Na primeira etapa, o pagamento será iniciado pelo serviço somente com a inserção manual dos dados ou com a Chave Pix do recebedor. Mas em 30 de setembro, será possível fazer pagamentos com o preenchimento de dados automático pelo iniciador e, no primeiro dia de novembro, o preenchimento por QR Code estará disponível. Mas é importante ressaltar que será possível fazer pagamentos utilizando o processo que o iniciador de pagamentos oferece, se a empresa recebedora aderir ao serviço.

Com o iniciador de pagamentos, a fricção do pagamento e as etapas que podem diminuir a conversão de vendas serão reduzidas, principalmente com mais relevância na jornada de compras por mobile. Para os lojistas, haverá mais retenção do cliente no e-commerce e menores chances de desistência e abandono de carrinho. Para os consumidores, um processo de pagamento no checkout ainda mais rápido e com a mesma segurança que o Pix oferece.

Os varejistas devem ficar atentos às etapas de integração do iniciador de pagamentos para preparar o e-commerce, além de entender como aplicar essa solução à jornada de compra da sua loja online. Esse serviço deixará os clientes ainda mais satisfeitos com a opção do Pix no checkout e poderá aumentar o número de vendas. Por isso, o principal ponto é aderir o Pix agora para aproveitar as novidades que o Banco Central vem lançando, assim seu e-commerce também se adapta com mais sucesso ao serviço.

O Pix já tem as melhores intenções, mas se é possível melhorar o serviço, principalmente no mobile, por que não? O iniciador de pagamentos abrirá ainda mais para os consumidores a escolha de pagar com essa opção, deixando a compra e o checkout ainda mais ágil e democrático. Um exemplo de iniciador de pagamentos que já está em funcionamento é o WhatsApp Pay, porém ainda é necessário utilizar cartão de crédito ou débito, já que não é oferecido Pix (porém, em um futuro próximo, poderá).

Importante ressaltar que a utilização do iniciador de pagamento será opcional por parte dos usuários. A experiência que temos com o Pix atualmente continuará a existir, mantendo o leque de opções de pagamento dentro do próprio serviço ainda mais amplo. Seguindo o seu objetivo desde o começo, o Pix continuará a facilitar os processos de pagamentos, colaborando na inovação da a forma de fazer compras nos e-commerces e participando da forte digitalização do comércio eletrônico no Brasil.

O post O que muda com o iniciador de pagamentos do Pix? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que muda com o iniciador de pagamentos do Pix?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages