7 vantagens de usar o Vídeo Marketing no e-commerce

Vídeo Marketing é o termo que denomina o processo de divulgação de produtos, serviços e marcas por meio do uso de conteúdo audiovisual. Ele pode ser usado tanto no mundo offline quanto no online, sendo neste último caso uma boa forma de realizar publicidade no comércio eletrônico.

O Vídeo Marketing pode ser feito por meio de plataformas como o YouTube, o Facebook e o Instagram. Mas, além disso, cada loja virtual pode ter a sua própria tecnologia para divulgação desse tipo de conteúdo. Seja como for, é possível empregar os vídeos em várias ações de publicidade no e-commerce, tais como:

  • Nas descrições de características e recursos de produtos;
  • No lançamento de produtos;
  • Na criação de reviews de produtos;
  • Na produção de tutoriais e dicas de uso de produtos;
  • Na produção de unboxings;
  • Nos depoimentos de clientes que já compraram e usaram um produto;
  • No conteúdo dos seus blogs de e-commerce.

Com efeito, uma das principais vantagens dos vídeos é que eles geram engajamento. Se bem feitos, eles prendem a atenção dos consumidores, podendo levá-los ao desfecho tão esperado para os gerentes e donos de comércios eletrônicos: a decisão de compra. Pois saiba mais sobre esse e outros benefícios do Vídeo Marketing logo em seguida!

Vantagens do Vídeo Marketing

Em geral, o Vídeo Marketing proporciona:

1 – Mais confiança para comprar

De acordo com pesquisa da Wyzowl, quase 80% das pessoas dizem que os vídeos de produtos lhes dão mais confiança para fazerem uma compra. E, conforme a HubSpot, 55% dos consumidores usam vídeos para tomarem decisões de compra.

De fato, os vídeos oferecem uma visão 360° do produto, o que é muito mais abrangente do que descrições de texto. Com conteúdo audiovisual, é possível mostrar um produto em funcionamento, o que ajuda o consumidor a avaliar as propostas de valor do item.

2 – Mais facilidade para vender para a geração Z

Segundo a HubSpot, 87% dos consumidores da geração Z preferem vídeos de marca ou anúncios que mostram alguém falando sobre um produto. Essas pessoas costumam procurar por demonstrações, tutoriais, unboxings ou análises de vídeo de influenciadores.

Vale lembrar: a geração Z é composta por indivíduos que nasceram entre 1995 e 2010. Hoje, eles têm, portanto, entre 11 e 26 anos de idade. São conhecidos por serem nativos digitais e, sendo assim, estão mais acostumados a fazerem compras no e-commerce.

3 – Melhoria da conversão

Conforme a Tipping Point Labs, as chances de um consumidor fazer uma compra são entre 64% e 85% maiores depois de eles assistirem a um vídeo de produto. Em outras palavras, os vídeos melhoraram a conversão.

Como se pode observar, ao oferecerem informações detalhadas sobre um determinado item que está à venda, os vídeos aceleram a etapa de preparação dos leads para as compras. Assim, de forma muito mais rápida, os leads se sentem mais aptos a se tornarem clientes.

4 – Menos devoluções de produtos

A Tipping Point Labs informa também que as devoluções de produtos são 25% a 27% menores quando se usa o Vídeo Marketing. Em boa parte das vezes, as trocas de produtos ocorrem devido uma apresentação de produto ruim. Os vídeos, por suas vezes, melhoram esse aspecto.

Ao verem um vídeo, os consumidores podem ter mais certeza de que o produto que estão tentando comprar está dentro dos limites do esperado por eles. Sem o vídeo, a compra torna-se uma compra no escuro, que pode gerar devoluções e custos extras para o seu e-commerce.

5 – Mais chances de gerar mais compras no mobile commerce

Os vídeos também aceleram as compras no mobile commerce. Cerca de 40% dos compradores têm maior probabilidade de fazer uma compra pelo smartphone se tiverem acesso aos vídeos dos produtos, segundo a Invodo citada pelo Demo Duck.

O mobile commerce, de acordo com o relatório Webshoppers citado pelo E-commerce Brasil, cresceu 78% em 2020. Com a chegada da tecnologia 5G, as compras via mobile tendem a crescer ainda mais. E, como visto, o Vídeo Marketing é essencial nesse setor.

6 – Maior impacto com as ações de SEO

Um infográfico da Go Globe citado pela Social Media Today nos revela que os vídeos aumentam em até 5.300% as chances de uma página chegar à primeira SERP em motores de buscas na web.

Os vídeos geram maior tempo de permanência nas páginas e podem gerar mais compartilhamentos, o que acaba contribuindo para o SEO. No fim, com melhor SEO, suas páginas com vídeos obtêm muito mais visitantes.

7 – Melhoria no Funil de Vendas:

Algo em torno de 83% dos profissionais de Marketing de Vídeo afirmam que os vídeos os ajudam a gerar leads, de acordo com o infográfico da Go Globe. Além disso, 70% dizem que os vídeos aumentam o tráfego em seus sites e 80% revelam que eles ajudam a gerar mais vendas.

Desse modo, o conteúdo audiovisual potencializa o Topo de Funil, o Meio de Funil e o Fundo de Funil. Ou seja, ele otimiza todas as fases do Funil de Vendas e da Jornada do Consumidor, gerando assim melhores resultados para o seu comércio eletrônico.

Vídeo Marketing no e-commerce

Resumindo, o Vídeo Marketing gera mais confiança, mais decisões de compra e mais conversão. Ele auxilia no SEO e diminui as devoluções de produtos. Enfim, ele melhora todas as fases do seu Funil de Vendas. Por isso, tenha uma estratégia de vídeos no e-commerce!

 

O post 7 vantagens de usar o Vídeo Marketing no e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 7 vantagens de usar o Vídeo Marketing no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages