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Parcelamento: como o pagamento sem juros pode aumentar o ticket médio

A decisão de compra de um cliente no ambiente virtual passa por uma série de fatores. Ou seja, pode ir desde o posicionamento da marca, os preços, as taxas de entrega e as formas de pagamento disponibilizadas.

Tudo isso deve ser levado em consideração para garantir uma boa conversão em vendas no seu negócio e, consequentemente, sua saúde financeira.

Imagem de uma pessoa segurando um cartão de crédito para fazer um pagamento do computador
Quanto mais opções de pagamento você oferecer no e-commerce, mais chances tem de agradar a todos.

Nesse sentido, parte importante do sucesso do seu empreendimento passa por entender os hábitos de consumo do seu público-alvo. Você já sabe o que eles pensam e gostam? E quanto ao método de pagamento preferido?

As pesquisas de mercado estão aí para trazer vários insights sobre os comportamentos de consumo para você aplicar no seu negócio. Um ponto de atenção importante que tem vindo à tona no momento é o hábito dos brasileiros de fazerem compras parceladas.

Você entende o motivo disso? Sabia que essa é uma peculiaridade do nosso país?

Os dados comprovam

Enquanto na Europa a preferência dos consumidores é o pagamento à vista, no Brasil, e em toda a América Latina, o método de pagamento preponderante é o parcelado — as informações são do Informe de Pagamentos da Indra.

Isso acontece por uma série de fatores. Fazendo um recorte específico no país, é a única maneira que muitos consumidores têm de adquirir bens duráveis, que notoriamente contam com um valor mais elevado.

De acordo com o levantamento de 2020 da Abranet e do Datafolha, apenas 16% da população consegue comprar bens duráveis à vista. Enquanto isso, 75% dos consumidores preferem as compras parceladas, com destaque para as opções de pagamento sem juros.

No entanto, não são apenas os itens mais caros que os brasileiros buscam parcelar. Na pesquisa de 2021 feita pelo Opinion Box, foi revelado que 82% dos clientes têm o hábito de parcelar suas compras e 41% parcelam sempre que podem.

Já no panorama da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o cartão de crédito parcelado é a forma de consumo preferida dos brasileiros nas compras online, com 48% de adesão nas compras realizadas pelo computador e 41% via smartphone.

Parcelamento como oportunidade de negócio

Pelos dados de mercado apresentados até agora é possível perceber que não se pode pensar em um e-commerce sem a oferta do parcelamento no crédito. Mas, além de essencial para o cliente, esse método de pagamento também pode ser um divisor de águas para o seu negócio. Entenda os benefícios:

Sem complicações com inadimplência de clientes

O parcelamento com cartão e disponibilização de crédito é viabilizado pela própria instituição emissora do cartão. Dessa forma, quaisquer atrasos ou inadimplência por parte do cliente ficam a cargo da mesma — o seu e-commerce não tem que se preocupar em fazer cobranças diretamente do consumidor ou renegociar dívidas, como no caso de boleto parcelado. Todos os meses os recebíveis são liberados na sua conta, independentemente do pagamento, ou não, por parte do cliente.

Oferecendo o que o cliente precisa, você tem mais chances de vender

A limitação das formas de pagamento é responsável por cerca de 8% dos abandonos de carrinho no e-commerce, de acordo com a Moosend.

Isso significa que quanto mais opções você oferecer, mais chances tem de agradar a todos. Então, invista, no mínimo, em boleto bancário, Pix e cartão de crédito à vista e parcelado.

Nesse ponto, uma outra questão surge: parcelado em até quantas vezes? As chances de agradar oferecendo uma maior variedade de soluções também se aplica aqui. Cerca de 34% dos consumidores optam por parcelar no maior número de vezes possível sem juros, os dados são da CDL.

Vale lembrar que o parcelamento é uma forma de facilitar o acesso à sua loja virtual, afinal, nem todos dispõem da quantia necessária para fazer aquisições à vista. Assim, com esse método de pagamento, você amplia o seu público consumidor em potencial.

Parcelamento mensal que nem se sente: aumento do ticket médio

Se o cliente está disposto a comprar com você e a arcar com os custos de envio, com opções acessíveis de parcelamento ele pode estar muito mais aberto a comprar mais. Afinal, diluindo-se o valor final em prestações, muitas vezes nem se sente o dinheiro sair do bolso mês a mês.

É por essa razão que a oferta de parcelamento em mais vezes e sem juros é um atrativo e tanto para incrementar o ticket médio das vendas. Combinando isso com boas estratégias de cross selling e up selling, você pode elevar o seu e-commerce para outro patamar nas vendas.

Você já tinha enxergado todas essas potencialidades trazidas para o seu negócio com a oferta do cartão de crédito parcelado sem juros?

Um melhor giro de estoque e a saúde financeira, com a possibilidade de antecipação de recebíveis, também são destaque desse método de pagamento.

O post Parcelamento: como o pagamento sem juros pode aumentar o ticket médio apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Parcelamento: como o pagamento sem juros pode aumentar o ticket médio. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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