Gestão de estoque: como lidar com isso no e-commerce?

Gestão de estoque é fundamental para o bom andamento de uma loja online. Por se tratar de um processo 24 x 7, ele precisa ser automatizado, até porque há muitos produtos e variações de produtos ofertados para os potenciais consumidores que acessam as lojas diariamente. Portanto, separo neste artigo algumas estratégias para que você veja qual melhor se ajusta à sua necessidade!

imagem de um estoque
O desafio das gigantes do setor de logística está em reduzir o prazo de entrega para no máximo 48h.

1 – Estoque compartilhado

Esse conceito tem ganhado muita força nos últimos anos em virtude das soluções de gestão de estoque que estão crescendo tecnologicamente e diminuindo a ruptura. Afinal, o modelo consiste em compartilhar o estoque em diversos canais de venda, como: loja física, e-commerce, atacado e marketplaces. A grande vantagem é conseguir unir todas as ofertas (produtos) em diversos canais, explorando da melhor forma as oportunidades.

2 – Estoque terceirizado

Esse tipo de estoque fica com terceiros até que o cliente adquira determinado produto. São dois processos:

  • a) Dropshipping: a entrega fica sob responsabilidade do fornecedor.
  • b) Cross docking: o fornecedor entrega o produto ao lojista, que o repassa para o cliente.

3 – Estoque descentralizado

Ocorre quando a mercadoria é dividida e estocada em diferentes locais. Isso porque o custo para manter vários espaços é maior e apenas com uma boa logística torna-se possível diminuir gastos de transporte e tempo de entrega. Mercado Livre e Magalu, por exemplo, utilizam esse tipo de gestão de estoque para reduzir custos de frete e melhorar seus prazos de entrega. Tudo para, no final, gerar o melhor custo-benefício ao cliente.

4 – Estoque próprio

Essa é a opção mais básica de gestão: um estoque único e dedicado à operação on-line.

5 – Estoque consignado

Neste modelo, a compra dos produtos é feita de forma consignada. Ou seja, permite a devolução daquilo que não foi vendido, caso não haja demanda para todas as mercadorias. Dessa forma, o custo envolvido neste tipo de estoque é mais baixo e tem menos riscos de prejuízos.

Margem de segurança

Quando não é possível ter um estoque automatizado 100% online e existe uma grande movimentação por meio de outros canais, podemos adotar o conceito de margem de segurança. Essa margem significa disponibilizar uma quantidade menor do que realmente se tem em estoque. Chegar ao número ideal de margem de segurança não é tarefa fácil, pois pode ser muito diferente nas categorias.

Esse cálculo precisa levar em conta o giro da mercadoria em outros canais e o prazo de reposição. Afinal, quando se cria uma margem muito grande, você volta ao problema de perder vendas; e, quando trabalha com uma margem muito pequena, está correndo o risco de ruptura.

Preço e prazo de entrega

Cada vez o mercado digital está ficando mais competitivo. Durante muitos anos os comerciantes brigavam por preço e credibilidade. As empresas que ofereciam boa credibilidade e bom preço levavam vantagens. Agora o cliente está mais exigente. Eles buscam, além do preço, o prazo de entrega. O varejo digital está brigando diretamente com o de bairro quando oferece entrega de 5 a 24 horas.

O consumidor já pensa duas vezes antes de ir a um shopping ou comprar online para receber seu produto imediatamente. Pensando nisso, temos que ficar muito atentos para ter uma logística dinâmica e buscar os melhores parceiros para entrega — sempre com o cuidado de não descumprir com o prometido.

O assunto “logística” é complexo, mas essencial para o sucesso da sua loja virtual. O desafio das gigantes do setor na gestão de estoque está em reduzir o prazo de entrega para no máximo 48h. Empresas que apostaram em uma logística rápida cresceram com esse diferencial. Aliás, não podemos esquecer de que os gigantes asiáticos estão prometendo, em breve, entrega rápida, o que vai mexer muito com o mercado nacional.

O post Gestão de estoque: como lidar com isso no e-commerce? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Gestão de estoque: como lidar com isso no e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages