Como e por que o foco no cliente é essencial?

Uma empresa que tem o foco no cliente como ideologia é aquela que ensina seus profissionais a colocarem-se sempre no lugar do consumidor durante o processo de criação de produtos e serviços.

Hoje em dia, não basta ser eficiente na entrega dos produtos. É preciso criar uma experiência completa de compra para o cliente, que envolva benefícios e mostre que sua empresa é diferente das outras.

Por que ter foco no cliente para suas vendas online?

Ter foco no cliente significa despertar nos consumidores aquele sentimento de “como eu consegui viver sem esse produto ou serviço até hoje?”.

Utilize ferramentas de pesquisa de mercado e coleta de dados para descobrir os desejos e as necessidades do público, para dessa forma oferecer produtos e ofertas que sejam mais atrativas e personalizadas.

Muitas empresas têm como premissa em suas operações ter o foco no cliente. Neste caso, têm como filosofia começar sempre pelo cliente e trabalhar em cima das necessidades dele, desde o primeiro clique até garantir de que o produto chegou em perfeito estado na casa do consumidor.

6 dicas para colocar em prática o foco no cliente em sua loja virtual

Agora vou falar sobre como colocar em prática a estratégia de foco no cliente no seu e-commerce. Veja algumas dicas.

1 – Fale e conheça seu público

Conhecer seu público é fundamental para antecipar o que seus consumidores desejam. Para isso, leia o que eles têm a dizer nas interações pelas redes sociais, e-mails e outros canais de comunicação.

Interaja, responda seus pedidos, dúvidas, reclamações e elogios. Também é muito interessante anotar informações importantes, para usar como gatilhos no desenvolvimento e comercialização de novos produtos.

2 – Acompanhe o desempenho de seus produtos

Saber como os produtos que você vende performam é indispensável para entender o perfil do seu cliente. Acompanhe as avaliações dos itens vendidos no e-commerce e no marketplace, caso faça parte de um.

Analise os pontos negativos apontados pelos consumidores e elabore estratégias para reverter essas reclamações. Avalie os pontos positivos e utilize essas informações como destaque em suas campanhas de divulgação.

3 – Tenha bons canais de atendimento

Você deve deixar claro quais são os seus canais de comunicação, para que o cliente não tenha dúvidas das opções de contato com a sua loja virtual.

Simplifique e humanize o atendimento ao cliente do seu comércio eletrônico. Algumas opções eficientes e práticas para comunicação são as redes sociais, os chats, o e-mail e até mesmo os aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.

4 – Faça ofertas inteligentes

Promoções inteligentes são aquelas que suprem um desejo específico do seu cliente. Aproveite os comentários nos seus canais de comunicação para ter ideias bacanas.

Descubra quais combinações de produtos que seus clientes mais compram. Assim, você pode fazer combos de produtos que terão maior chance de vender bem.

Use datas comemorativas para oferecer itens específicos. Por exemplo, produtos românticos para o dia dos namorados ou produtos voltados ao público masculino para o dia dos pais.

5 – Invista em conteúdo

Conteúdo relevante e de qualidade é aquele que ajuda o cliente a sanar seus problemas. Ao oferecer conteúdos úteis, você mostra que se importa com seu consumidor.

Pense em dar dicas de como usar determinado produto na prática, como combiná-lo com outros itens e mostre acessórios que complementam o produto.

Algo que faz muito sucesso é dar recomendações de presentes de acordo com as datas comemorativas, pois a maioria das pessoas têm essa dúvida.

Seu conteúdo pode ser distribuído de diversas maneiras, como em uma newsletter, no blog, redes sociais, WhatsApp, entre outros meios.

6 – Tenha um pós-venda

O pós-venda deixou de servir apenas para resolver reclamações. Ele passou a ser uma ferramenta potente para seu e-commerce ter destaque diante dos seus concorrentes.

Para tanto, é preciso encantar o cliente por meio de um serviço diferenciado. Clientes felizes tornam-se embaixadores da sua loja, e essa é a forma mais barata de ganhar novos consumidores e manter os antigos.

Algumas dicas práticas para trabalhar o pós venda é agradecer a compra por meio de um e-mail personalizado, deixando claro que a loja está ao dispor do cliente. Se houver qualquer problema na entrega, humanize o atendimento e entre em contato com o cliente.

Agora, uma estratégia matadora que encanta qualquer consumidor é ser capaz de entregar o pedido antes do prazo informado na compra. Pode apostar nisso!

O foco no cliente é a estratégia de impulsionamento que seu negócio precisa

Não é à toa que gigantes do comércio eletrônico operam de acordo com a estratégia de foco no cliente.

A intenção é não só atender as expectativas dos consumidores, mas sim superá-las. Esse tipo de atitude empreendedora é o que gera uma experiência satisfatória, fidelizando clientes e aumentando o faturamento do negócio.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como e por que o foco no cliente é essencial?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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