Ads Top

Tendências de 2021 que podem ajudar a reduzir seus custos com logística

O primeiro trimestre do ano foi de grande crescimento para o e-commerce. Um levantamento (feito a partir dos dados de compra em lojas virtuais) mostrou que os três primeiros meses de 2021 registraram um aumento de mais de 50% em comparação com o mesmo período de 2020.

Além disso, o volume de compras significativo entre janeiro e março também resultou em um faturamento 72,2% maior do que o registrado no ano passado. O crescimento expressivo do e-commerce é atribuído ao agravamento da pandemia, decorrente da nova variante da Covid-19 — que desencadeou a segunda onda e o fechamento do comércio físico mais uma vez.

Sob o mesmo ponto de vista, o crescimento também revela as preferências e as influências do consumidor. Neste sentido, a logística tem se mostrado como um dos fatores determinantes na decisão de compra.

Um estudo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, afirmou (já há algum tempo) que a experiência de compra do consumidor é fortemente influenciada pela entrega dos produtos, especialmente em relação à agilidade do processo.

A Black Friday do último ano vem ao encontro dessa informação. Afinal, mostrou que, ainda que seja a opção mais cara, a modalidade de frete mais escolhida em 2020 foi Sedex, que é a mais rápida. Isso revela que a agilidade logística tem se tornado mais importante do que o preço do frete para muitos clientes.

Os gigantes do e-commerce, como os marketplaces da Amazon e da Magazine Luíza, por exemplo, fazem grandes investimentos em logística. Isso porque enxergam a importância das tendências neste aspecto essencial do comércio eletrônico. Portanto, neste artigo elenquei 5 tendências na logística que podem ajudar a reduzir custos no seu e-commerce.

5 tendências para diminuir os custos com logística em 2021

1 – Logística sustentável

A sustentabilidade é mais do que um valor cultivado por muitos consumidores e que influencia a decisão de compra — é uma necessidade! Da mesma forma, o setor logístico também vem debatendo o tema e buscando alternativas para tornar as operações mais sustentáveis.

Neste sentido, a redução na emissão de gases poluentes é uma das principais preocupações neste ano. As soluções apresentadas dizem respeito a ações que visam adotar combustíveis ecológicos e veículos elétricos. Isso diminui a poluição ambiental e sonora.

Além disso, a utilização de veículos pequenos para o transporte até o destino final da entrega, aliada ao uso de ferramentas tecnológicas para gestão, promove uma política sustentável e gera uma redução nos custos através da economia de combustível.

2 – Redução da distância através de ship from store

Dentre tantas tendências lançadas nos últimos anos, a disposição de transformar lojas físicas em centros de distribuição é uma das mais fortes. O método é chamado de ship from store, que em Português pode ser traduzido como despacho pela loja.

Desta forma, além de vender, a loja física passa a operar também desenvolvendo outras atividades, como faturamento, seleção, embalagem e despacho de produtos. Este tipo de tendência promove uma integração ainda maior entre os modelos de comércio online e offline.

A economia promovida por essa estratégia reside na diminuição da distância entre a mercadoria e o consumidor. E o mesmo vale à redução da ociosidade de alguns setores, o que também pode proporcionar ao cliente uma experiência de compra ainda melhor.

Com a pandemia, muitas lojas começaram a operar neste modelo de logística nas compras online. Ou seja, oferecem a retirada do produto na loja com horário agendado ou a entrega programada. Isso diminui o tempo de espera pela mercadoria, através de um rastreamento dos estoques das lojas mais próximas ao cliente.

3 – Entrega através de drones

Inaugurada pela Amazon, a entrega por drones é uma tendência logística que nasceu em 2020 e sinaliza uma grande evolução para o mercado.

Apesar dos desafios apresentados por este método de logística — como a limitação de peso, tamanho e a legislação que opera sobre estes veículos —, esta tendência é promissora. Os drones podem diminuir o prazo e o valor das operações logísticas, mas ainda estão em fase de testes.

4 – Logística omnichannel

A convergência do mundo físico e virtual é uma tendência representada pelas estratégias omnichannel. No meio logístico, este tipo de conceito envolve a utilização de diversos canais online e offline para tornar a experiência do cliente mais unificada.

A integração de sistemas e o compartilhamento de informações servem, neste sentido, para promover entregas mais ágeis e minimizar os desafios operacionais.

Um dos exemplos desse tipo de tendência em logística são os lockers ou armários inteligentes. Estes armários, já bastante explorados em países como Estados Unidos, Japão e Alemanha, estão localizados em diversos pontos da cidade e são oferecidos como alternativa para a modalidade “compre e retire”.
Essa é uma tendência que reduz os custos com transporte e mão de obra especializada.

5 – Inteligência Artificial

O uso de Inteligência Artificial (IA) vem crescendo em todos os setores da operação de e-commerces. Afinal, os conceitos de robótica e automação podem contribuir muito com o processo de logística e se mostram como uma tendência cada vez mais forte nessa área.

Veículos autônomos e robôs cada vez mais acessíveis são alguns dos exemplos que podem ser explorados para reduzir custos logísticos.

O post Tendências de 2021 que podem ajudar a reduzir seus custos com logística apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Tendências de 2021 que podem ajudar a reduzir seus custos com logística. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.