O que considerar para criar uma estratégia de marketing alinhada com a LGPD

Ter uma estratégia de marketing alinhada com a nova LGPD vai além de simplesmente seguir as regras para evitar multas. É uma questão de investir em um relacionamento de longo prazo com o cliente. Quem me acompanha sabe que eu sempre recomendo aos donos e profissionais de e-commerce que também invistam naqueles consumidores que já compraram da loja e não apenas em novos. Contudo, criar esta relação passa diretamente pela responsabilidade no uso de dados dos clientes. Por isso, a minha ideia é tentar dar alguns insights para ajudar os empreendedores criarem uma estratégia de marketing alinhada à LGPD.

Em primeiro lugar, quando falamos desta relação com o cliente e a LGPD, é fundamental pensar em conteúdos relevantes e dentro do timing. Não adianta se comunicar com ele sem oferecer um material de qualidade e que seja capaz de gerar interesse. É algo que precisa ser pensado com uma estratégia muito bem definida.

Imagem digital de um cadeado
Criar uma relação de confiança passa diretamente pela responsabilidade no uso de dados dos clientes.

A lei ajuda a puxar a régua para cima. Isto porque ela fará com que os profissionais de marketing estejam mais atentos aos conteúdos certos para cada tipo de cliente. Desta forma, provavelmente ele continuará optando por receber as comunicações da marca.

Além disso, busque personalizar o material ao máximo. As peças podem ser enviadas em datas comemorativas como aniversário, aniversário de um pet ou algo baseado no histórico de compras, como, por exemplo, sugestões para reposição de produtos que estão quase acabando e coisas relacionadas com o comportamento daquele consumidor.

Respeitado este primeiro ponto, as chances de erros diminuem, já que ao pensar e produzir algo de interesse para o seu público, provavelmente a empresa estará no caminho correto, com um plano de ação claro e alinhado com as normas do mercado.

Um segundo ponto e não menos importante, é a questão da origem das listas. Isso pode parecer óbvio, mas é preciso saber no detalhe de onde os e-mails da sua base vieram, sobretudo, se você terceiriza este tipo de trabalho. É fundamental utilizar um mailing “limpo”, com contatos que autorizem o recebimento de mensagens.

Para aumentar a quantidade de e-mails na sua plataforma sem ferir os princípios da LGPD, existem algumas maneiras eficientes que eu posso listar.

A primeira delas é o chamado “call to action”. Ele nada mais é do que uma chamada que pode ser acrescentada ao final do texto (se você tiver um blog voltado para o seu mercado) sugerindo aos leitores cadastrarem seus e-mails para receber conteúdos de seu interesse.

Outra ideia pode ser a criação de formulários de registro, que podem ser posicionados em seções estratégicas do site. Para isto dar certo, contudo, é preciso que as perguntas e respostas exigidas sejam curtas.

O uso de pop-ups, que também devem seguir as normas da LGPD, também podem ser uma alternativa. Ao criar a caixa com mensagem promocional, a loja pode incluir uma frase com checkbox de concordância com sua Política de Privacidade.

De forma resumida, ao buscar aumentar a sua base de contatos, um e-commerce deve trabalhar apenas com endereços autorizados e zelar para que esses dados não sejam vazados. Isto explica, de certa forma, a importância de construir uma relação de confiança com os clientes. E isso passa por um serviço de excelência, pensado em todas as pontas para atender o público da melhor forma.

Quem estiver no início dessa jornada não precisa entrar em pânico. Este é um processo que deve ser feito de forma orgânica, focado nos pontos mais urgentes do negócio.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que considerar para criar uma estratégia de marketing alinhada com a LGPD. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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