Como melhorar a experiência de checkout do usuário em seu e-commerce?

Abrir um negócio online pode ser um caminho difícil, especialmente quando você está apenas começando. Afinal, não é fácil encontrar clientes e fazer com que comprem de você.

De acordo com pesquisas, a taxa média de abandono do carrinho de compras online no mundo é de 69%, e você precisa lembrar que um dos principais motivos para isso é como o processo de compra é desenhado. É crucial fornecer aos clientes uma página de checkout que eles não tenham problemas para preencher em segundos.

A maioria dos clientes abandona seus carrinhos porque está apenas comparando preços online — e comprar coisas não é sua intenção principal. Mas, é claro que a usabilidade e o processo de pagamento estão ainda mais relacionados do que você pensa.

A boa notícia é que é possível melhorar sua página de pagamento para fazer com que os clientes comprem de você novamente.

Reduza o número de etapas

Parece óbvio que quanto menos cliques, melhor. Afinal, o processo de checkout é rápido e não exige que seus clientes percam tempo. Reduzir o número de etapas necessárias para concluir uma transação, bem como o número de campos do formulário ao mínimo, pode ser uma virada de jogo.

Tendo tudo isso em mente, imagine o que acontece quando os clientes podem pagar com apenas um clique. Isso é possível graças aos gateways de pagamento, que oferecem a opção “Lembre-se de mim”. Neste caso, os dados do cliente são salvos, facilitando muito mais para a próxima vez que ele quiser fazer uma compra.

Crie um design amigável

O número de etapas é óbvio quando você configura o checkout na página de pagamento da sua loja virtual. Porém, o processo de compra será mais eficiente quando combinado com um layout que se encaixa no design de toda a sua loja. Os clientes online estão mais dispostos a comprar de uma empresa em quem possam confiar. Portanto, faça um esforço para criar um formulário de checkout que corresponda ao layout do site.

Mantenha o design claro e organizado, a fim de otimizar a experiência de compra e a velocidade do checkout. Para clientes online, mesmo um atraso de um segundo na velocidade de carregamento da página pode ser um motivo para fechar o site antes de concluir uma compra. É especialmente importante para usuários de celular, pois é mais difícil passar por um processo longo e complicado em uma tela pequena.

Exibir logotipos familiares

Para fazer as pessoas confiarem mais em seu negócio online, exiba logotipos para métodos de pagamento aceitos. O que também pode ajudar é mostrar automaticamente o logotipo relevante quando um cliente começa a digitar o número do cartão. Afinal, o tipo de cartão é identificado pelos primeiros dígitos, o que economiza tempo dos usuários e torna os pagamentos mais fáceis.

Não esconda o preço

Recomendo que você nunca esconda quanto os clientes terão que pagar pelo produto ou serviço, incluindo o frete e quaisquer custos extras. Por exemplo, você pode mostrar o preço geral no botão de pagamento, para não deixar margem para mal-entendidos.

Use um call-to-action claro

Sempre coloque uma mensagem clara para ter certeza de que as pessoas entendem exatamente o que acontecerá quando clicarem em cada botão que virem durante o processo. Tendo isso em mente, pode ser um simples “Pagamento” — você terá certeza de que não confundirá o cliente.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como melhorar a experiência de checkout do usuário em seu e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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