Por que não consigo aumentar a minha taxa de conversão?

Não é novidade que uma das maiores dificuldades dos lojistas no e-commerce é aumentar a taxa de conversão. Essa questão norteia os grupos de discussão entre lojistas. É citada constantemente em eventos, artigos e, atualmente, é um dos principais objetivos de toda a cadeia envolvida na gestão das lojas virtuais.

Uma das respostas para essa questão está relacionada à maneira como a experiência do usuário é tratada. Isso vale tanto no desenvolvimento de projetos, como durante a expansão de um e-commerce. Portanto, é um assunto que vem ganhando muita relevância e não há dúvidas de que empresas que se preocupam com a usabilidade quase sempre estão em outro patamar.

Muitas variáveis podem impactar a conversão

Obviamente que se tratando de melhoria na conversão e aumento de vendas em um e-commerce, vários fatores influenciam. Entre eles, é preciso considerar a reputação da marca, tipo de produto, segmento, preço praticado, condições de pagamento, frete, etc.

Além de uma boa presença digital, quando o assunto é a sua lucratividade, investimento em tráfego unido a estratégias e tecnologias que permitam a evolução constante do seu negócio são imprescindíveis.

O poder da marca e o investimento em tráfego

Marcas com reconhecimento e que surgiram offline, com lojas de varejo ou mesmo presença física em shopping centers, se beneficiam da sua reputação e tendem a atrair tráfego através de pesquisas orgânicas, o que pode facilitar a captação dos primeiros clientes.

Para marcas que surgiram apenas com presença digital, sem reputação anterior ou presença física, é interessante dar os primeiros passos investindo em tráfego pago. Vale tanto nos buscadores quanto impulsionando a sua presença em redes sociais. O importante nesses casos é ter tráfego e, não só isso: tráfego qualificado.

Para ter em mãos as métricas que realmente são relevantes e podem te ajudar, é necessário compreender seus perfis de público e entender como alcançá-los. Se você já sabe como fazer isso, conquistar tráfego qualificado será apenas uma consequência da sua comunicação.

Medir e analisar dados é tudo

Medir e interpretar os números do seu e-commerce é o caminho para, além de evoluir passo a passo, ter a orientação e direcionamento baseados nos dados que realmente importam. Informações concretas captadas da sua loja vão auxiliar no dia a dia operacional, ajudar na tomada de decisão e justamente trazer a base para um ciclo de crescimento. Com cada passo calculado, fica muito mais fácil vivenciar uma rotina de ótimos resultados.

Se você ignora o que acontece no seu e-commerce, não adianta culpar a mídia

Com a minha vivência e experiência em venda de serviços para e-commerce, um dos que mais vejo os lojistas buscarem troca de fornecedor é o serviço de gestão de campanhas pagas para gerar tráfego, em redes sociais ou Google por exemplo.

A troca de fornecedor acontece por causa da busca por resultados melhores. Isso é totalmente compreensível. Contudo, quase nunca se olha minuciosamente para os pontos que podem estar impactando internamente no e-commerce, ou criando ruptura na conversão. Aí a resposta mais simples é culpar quem gera tráfego, como se o resultado dependesse exclusivamente disso. Mas é óbvio que não dá para pensar assim.

Claro que existem fornecedores que não prestam um bom serviço na geração de tráfego, mas na maioria das vezes esse não é o ponto principal que está impactando na conversão. Geralmente, o tráfego qualificado está sendo gerado, mesmo assim as vendas não melhoram e a taxa de conversão não consegue ser proporcional ao tráfego. E isso é normal. Aliás, é o diagnóstico mais comum: algo precisa ser feito para aumentar a taxa de conversão.

Marca, tráfego, dados: além de tudo isso, usabilidade e experiência de compra merecem sua atenção

Infelizmente, muitos lojistas sequer têm um estudo aprofundado sobre o seu público-alvo. Entender como esse público se comporta em relação à compra online — que apesar de se tratar da mesma marca é diferente do mundo físico — é primordial para ter sucesso.

Além da compreensão de quem você deseja alcançar, há detalhes importantes que merecem destaque quanto à experiência desse público. Quer um exemplo? As referências para o desenvolvimento de layouts de lojas online, na maioria gritante dos casos, vêm de lojas que são atrativas visualmente, mas muitas vezes são de segmentos completamente diferentes do seu e, como se não bastasse, possuem um público distante demais da sua proposta.

Muitos projetos e lojas acabam sendo apenas replicados, com mudanças simples como cor, logo e fonte. Apenas replicar uma estrutura, sem pensar em seu público e como ele se comporta, pode ser muito ruim para a evolução da sua loja online. Pode bloquear o crescimento do seu negócio como um todo. Sem falar que agir assim é desconsiderar totalmente as especificidades de quem mais importa para você: seu cliente.

Seu maior tesouro: o seu cliente

Por isso, antes de contratar uma plataforma e empresa de tráfego — mesmo que você já tenha e-commerce ou que esteja buscando uma migração de tecnologias —, invista previamente em entender seu público. Busque estudos e apoio para pensar em uma estrutura com usabilidade e jornada de compra voltada a quem é seu maior tesouro: seu cliente.

Entenda como conversar e apresentar produtos para seu cliente da melhor maneira, passando a credibilidade e a confiança que existem em sua marca. Fazendo isso, você vai encurtar o caminho entre a visita e a conversão, vai ter um cliente satisfeito, com grande potencial de se tornar um promotor da sua loja. No fim das contas, apesar de se tratar de um negócio online, com métricas, dados e números para analisar, você continua vendendo para pessoas.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Por que não consigo aumentar a minha taxa de conversão?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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