Logística da armazenagem: o ponto crítico para o e-commerce

Um dos grandes desafios das lojas virtuais, desde as grandes até as menores, é a eficiência de seus processos de armazenagem. Para uma maior performance na logística, é fundamental que os processos de armazenagem, separação e expedição sejam executados de forma organizada e eficiente — independentemente do tipo de estoque escolhido para seu e-commerce.

Digo isso porque existem várias maneiras de administrar um estoque de produtos para e-commerce. Seja ele compartilhado, terceirizado, descentralizado ou consignado uma coisa é certa: os produtos ofertados devem ser entregues da forma mais eficiente possível.

De forma simplificada, a logística é colocar a peça ou produto na quantia exata, no lugar certo e no momento adequado, desde as fontes de matéria prima até o consumidor final.

Quanto maior o volume dos pedidos, mais complexa fica a administração dos materiais. E, consequentemente, e a chance de erros ou atrasos só aumenta caso o estoque não esteja preparado para atender aos inúmeros pedidos. Ou seja, aumentar as vendas nem sempre é algo positivo para seu negócio, podendo inclusive manchar sua reputação com seus clientes.

Processo, tecnologia e pessoas: este é o modelo ideal para qualquer logística de armazém

Quanto maior a operação, maior a necessidade de softwares de gerenciamento. O mais comum entre eles é o WMS, uma ferramenta fundamental para a armazenagem. Operar sem essa ferramenta gera uma maior dependência da mão-de-obra e uma grande perda de tempo nos processos físicos.

Porém, para o pequeno empreendedor que está começando seu negócio com um pequeno armazém, os processos são mais manuais do que tecnológicos.

Enquanto não puder instalar um bom software de gestão, atente-se aos cuidados nos seguintes processos logísticos:

Recebimento e armazenagem

O recebimento físico e sistêmico precisa de muito cuidado e deve seguir determinados critérios para promover um fluxo natural até as prateleiras. Crie métodos que atendam aos requisitos de qualidade para tudo fluir de forma continua nesta ordem: inspeção, recebimento físico e sistêmico, armazenagem e picking.

Picking e packing

Esse é um processo de grande importância para todos os lojistas que trabalham com vendas online. É necessário separar e preparar os pedidos na quantia certa. A embalagem deve ser a mais apropriada e o produto deve ser entregue bem embalado e protegido para chegar no destino em perfeitas condições.

Reabastecimento

É necessário ter sincronia e um reabastecimento contínuo e diário para minimizar ao máximo as chances de errar a quantia requisitada. Do contrário, o seria a comemoração de uma meta atingida pode se transformar em uma grande dor de cabeça.

Expedição e inventário

É importante sempre fazer a conferência da expedição. Com o WMS existe a conferência por amostragem. Entretanto, no manual a conferência deve ser feita em todos os itens do armazém. Treine bem os operadores para se familiarizarem com cada item. Faça inventários cíclicos com frequência e inventário geral pelo menos 1 vez por ano. Isso ajuda a mitigar possíveis discrepâncias entre físico e sistêmico.

Além disso, é importante documentar seus processos, pois tudo deve ser sincronizado. Desenvolva o ciclo de procedimentos, organize a armazenagem para ter eficiência na identificação dos produtos e agilidade nos processos.

E lembre-se: seja qual for o tamanho de sua empresa, para melhorar o nível da gestão de seu armazém você precisará investir em ferramentas e softwares de gestão. Até lá, se planeje e estude a aderência dessas tecnologias às características de sua empresa. Comunique a todos sobre os benefícios que essa mudança irá trazer. E, como mudanças geralmente dão trabalho, treine sempre a sua equipe e mostre onde essas mudanças irão levá-la.

O post Logística da armazenagem: o ponto crítico para o e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Logística da armazenagem: o ponto crítico para o e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages