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Síndrome do Carrinho Abandonado: o que fazer para recuperar o cliente

Quem tem e-commerce com certeza já sofreu muito ou ainda sofre com a Síndrome do Carrinho Abandonado. A prática de ficar horas e horas navegando pelo site, selecionar vários itens, fazer praticamente todo o processo de compra, mas não finalizar o pedido, é uma característica marcante no perfil dos consumidores da internet.

Com o avanço das lojas virtuais e a grande quantidade de anúncios pelos quais os usuários são fortemente impactados a todo o momento, o resultado é um comportamento justificável se analisarmos o contexto como um todo, porém há muitas formas de atrair a atenção novamente e diminuir a recorrência do carrinho abandonado.

Leia também: Abandono de carrinho no e-commerce: 10 formas de reduzir

Pesquisas mostram que a média de abandono de carrinho é superior a 70% no mundo todo. Alguns segmentos podem ter porcentagens ainda maiores. É um valor expressivo de pedidos que não são convertidos em vendas, mas que têm um potencial muito grande, visto que o consumidor já demonstrou interesse anteriormente. Contudo, nós, varejistas, não devemos simplesmente aceitar. Há diversas estratégias que podem ser aplicadas imediatamente para aumentar os resultados.

Por que os clientes desistem da compra?

Esses potenciais clientes, na maioria das vezes, compram por impulso, no calor da emoção, por isso todos os passos dessa jornada devem estar bem alinhados através de uma experiência completa. Precisamos conhecer o nosso público para que, ao entrar no site, encontre todas as informações que precisa em um ambiente atrativo, completo e que transmita confiança.

Compartilho com vocês os principais motivos pelos quais os consumidores não finalizam o pedido. Ao buscarmos soluções para esses pontos, crescem as chances de aumentarmos o número de vendas. 

  • Poucas informações sobre o produto ou a loja
  • Taxas e prazos de entrega muito altos
  • Experiência negativa no site
  • Políticas de entrega e devolução pouco transparentes
  • Checkout complexo com preenchimento de muitos dados
  • Formas de pagamento limitadas
  •  Falta de descontos e promoções
  • Produtos com preço acima da concorrência

Como diminuir o abandono de carrinho do seu e-commerce?

 Mais do que listar as fraquezas que a maioria das lojas virtuais enfrentam diariamente, separei estratégias valiosas para evitar que os consumidores simplesmente deixem o seu site uma etapa antes de finalizar a compra. Mas caso isso aconteça, ainda há ferramentas tecnológicas que podemos utilizar para reverter o processo após eles terem abandonado o site. 

  • Invista em anúncios online

Você pode fazer anúncios de remarketing direcionados a quem visitou seu site e saiu sem comprar, contendo o item que o consumidor se interessou ou até mesmo outros produtos semelhantes para que lembre da sua loja e retorne para finalizar o pedido. Outra estratégia é investir em campanhas de pesquisa ou shopping no Google Ads, por exemplo, já que muito provavelmente o visitante que tem interesse pelo seu produto vai pesquisá-lo também no Google para ver se encontra o mesmo item por um valor mais atrativo. Assim, se seu e-commerce não estiver anunciando por lá, as chances de perder a venda pelo concorrente que anuncia serão maiores.

  • Tenha avaliações de clientes no site

Uma estratégia muito simples e que ainda poucos sites de e-commerce investem – principalmente lojas de pequeno e médio porte – é a exibição de avaliações dos produtos feitas por quem já comprou. Às vezes, o consumidor pode até estar bastante interessado em comprar a mercadoria da sua loja virtual, mas ao percorrer a página e não encontrar nenhuma avaliação sobre o item, ele não se sente seguro o suficiente para efetuar a compra.

  •  Ofereça entrega gratuita

A taxa de entrega está entre os principais motivos de abandono de carrinho. Isso porque muitas vezes o valor do frete acaba se tornando muito alto ou até mesmo maior do que o preço do próprio produto. Dependendo do nicho do seu negócio, considere oferecer frete grátis se o cliente comprar um valor mínimo ou uma determinada quantidade de itens em um único pedido, por exemplo. 

  • Disponibilize códigos e cupons de desconto

De acordo com uma pesquisa feita pela Statista, 8% dos potenciais clientes abandonam o carrinho de compras por não encontrarem nenhum código ou cupom de desconto. Depois que o visitante sai do site, a probabilidade de o recuperar é muito menor do que enquanto ele está acessando a loja. Por isso, quando o cliente estiver no checkout e demonstrar a intenção de fechar a aba do seu e-commerce, não deixe de disponibilizar códigos e cupons de desconto em pop-ups, banners ou barras laterais. Dessa forma você desperta a atenção de quem está quase deixando seu site e tem mais uma oportunidade de evitar que o visitante desista do seu produto.

  • Envie SMS Marketing para seus leads

Outra estratégia para ajudar a diminuir o abandono de carrinho do seu e-commerce é investindo em envios de SMS Marketing. Com essa ferramenta, é possível interagir com os leads por meio de mensagens no celular e atraí-los novamente para o seu site enviando lembretes, descontos e promoções. Você pode criar funis personalizados e disparar mensagens para quem abandonou o carrinho ou até mesmo para quem ainda não pagou o boleto.

  • Ligue para seus visitantes

Se você quer se destacar em uma estratégia que ainda poucos sites investem, mas que é bastante eficaz para quem deseja diminuir o número de carrinhos abandonados, não deixe de utilizar o televendas no seu e-commerce. Com essa solução, você tem uma segunda chance de recuperar o cliente ao tentar entender o motivo da sua desistência falando diretamente com ele por telefone. Você pode descobrir, por exemplo, que o consumidor abandonou o seu site porque o preço do produto estava alto demais e, assim, oferecer frete grátis ou um desconto especial para fechar a venda.

Nem todas alternativas são simples e fáceis de serem aplicadas, mas são estratégias de alto nível que podem levar seu e-commerce para outro patamar. Caso ainda não se sinta confortável ou não tenha equipe para executar, busque um parceiro de confiança que entregue resultados reais e ajude seu negócio prosperar.  O que não pode é cruzar o braço e continuar sofrendo da Síndrome do Carrinho Abandonado.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Síndrome do Carrinho Abandonado: o que fazer para recuperar o cliente. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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