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E-commerce D2C: a expansão do setor e suas vantagens de investimento

Não é mistério para ninguém que o mercado digital está em plena expansão. A praticidade, comodidade e rapidez levada aos consumidores, através das vendas online, possibilitou que muitos deles passassem a preferir comprar por este formato. Ao passo que as indústrias começaram a perceber que poderiam investir em vendas diretas ao consumidor, estreitando o relacionamento com o seu público e não se limitando, apenas, às vendas para o varejo, no formato B2B. Neste artigo, você saberá o que é um e-commerce D2C, como ele opera e quais são as vantagens de investir em um, a partir de dados do mercado.

Primeiramente, é fundamental compreender a definição de D2C. A sigla refere-se ao termo Direct to Consumer, que traduzido para o português, significa Direto ao Consumidor. Ou seja, neste modelo de negócio, o fabricante comercializa os seus produtos diretamente ao consumidor final — o que, sem dúvidas, foi facilitado e propiciado pela internet e seus avanços. Desta maneira, a indústria dispensa intermediários para a venda dos seus itens, como lojas físicas, atacadistas etc.

Como já se sabe, o caminho tradicional da comercialização dos produtos do fabricante seria: primeiramente, a venda para distribuidores, revendedores ou varejistas, que, por sua vez, venderiam para o consumidor final. Neste caso, a indústria acaba não tendo contato direto com o seu público, por isso, é um modelo de negócio denominado B2B — Business to Business ou Empresa para Empresa. Entretanto, com a possibilidade de ampliar o seu market share, isto é, a sua porção e participação no mercado, e o avanço do comércio eletrônico, as empresas perceberam que investir nas vendas para os consumidores finais é uma excelente estratégia.

Projeção de crescimento do mercado D2C em 2021

Nos últimos anos, o número de indústrias que implantaram e-commerce com o propósito de vender diretamente ao consumidor final é bastante significativo. Além disso, a pandemia da Covid-19 impulsionou ainda mais corporações a investirem neste modelo de negócio, já que esse cenário deixou totalmente evidente a importância de não se limitar ao físico. Isso sem mencionar o aumento de novos consumidores no comércio eletrônico e, até mesmo, a busca e a preferência por comprar on-line.

Em termos de crescimento do mercado D2C, estima-se um aumento de 19,2% em 2021. E não se engane! Além de ser um bom negócio e estar em plena ascensão, permite aos fabricantes conciliarem com as vendas B2B. Para isso, basta empregar estratégias assertivas, a fim de evitar problemas no relacionamento com os seus revendedores e não tornar a concorrência com eles desleal.

Uma possível solução, neste caso, é distinguir os produtos que serão comercializados em cada um dos modelos de operação. No formato D2C, por exemplo, você pode se concentrar na venda de lançamentos e produtos em liquidação, enquanto os outros itens do estoque podem continuar sendo vendidos pelos representantes. Afinal, o seu objetivo é conquistar o seu espaço como Direct to Consumer, mas sem prejudicar os seus parceiros.

Vantagens de investir num e-commerce D2C

Antes de fazer um novo investimento, é fundamental entender quais vantagens ele pode trazer à sua empresa. No caso do e-commerce D2C, listei a seguir os seus principais benefícios:

  • Redução de custos e tributação, pois elimina o intermediário na transação. Consequentemente, aumenta a margem de lucros e rentabilidade da empresa, além de possibilitar diferencial competitivo. Afinal, permite a diminuição dos preços dos produtos em comparação aos concorrentes que comercializam os mesmos itens;
  • Aproximação com o consumidor final, propiciando que a indústria conheça ainda melhor o seu público. Consequentemente, facilita a identificação do que ele deseja e procura e ainda favorece testes de novos produtos;
  • Permite que o consumidor tenha melhor estrutura de suporte e garantia, Portanto, contribui na experiência de compra proporcionada, uma vez que tudo será resolvido diretamente pela empresa, sem intermediários;
  • Possibilita que os produtos sejam fabricados após a compra, reduzindo a quantidade de itens que sobram no estoque;
  • Traz mais credibilidade e confiança aos consumidores, uma vez que eles estão comprando com a própria empresa fabricante;
  • Além disso, nada melhor do que a própria marca gerir a imagem do produto fabricado por ela. O que significa que a empresa terá mais controle sobre isso.

Mas, você pode estar se questionando: “Quais são as desvantagens de investir num e-commerce D2C?” Na verdade, é prudente tratá-las como desafios, e não como desvantagens propriamente ditas. O principal deles é a logística, já que ela deverá ser específica para atender pedidos pequenos, diferentemente do formato B2B. Portanto, todo o sistema deverá se adaptar ao novo modelo, envolvendo estoque, separação, embalagem e envio.

Dados do mercado D2C

Além das vantagens supracitadas, também existem alguns dados do mercado que revelam os benefícios das indústrias apostarem no D2C. Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, 99% das empresas de bens de consumo líderes do mercado estão investindo neste modelo de negócio. Além disso, um estudo divulgado no VTEX Day 2018 revela que 50% dos consumidores pesquisam se as marcas fabricantes contam com um e-commerce próprio, demonstrando que eles prefeririam adquirir o produto por ali, ao invés de comprar na loja revendedora.

Saiba diferenciar negócios D2C, B2C e C2C

Para quem anda pesquisando sobre D2C, é provável já ter se deparado com siglas similares: B2C e C2C. Entretanto, é importante saber que elas dizem respeito a tipos de operações diferentes. Perceba! O termo B2C se refere à Business to Consumer e significa Empresa para Consumidor. Ou seja, é um modelo de negócio em que a marca vende ao consumidor final. Mas não confunda! Apesar de toda instituição D2C ser B2C, nem todo B2C é D2C. Afinal, a loja que vende aos consumidores finais não precisa, necessariamente, ser a própria fabricante.

Enquanto a sigla C2C vem de Consumer to Consumer, que traduzida para o português, significa Consumidor para Consumidor. É o caso de vendas entre os próprios consumidores, como ocorre no site Enjoei, OLX, em determinados grupos do Facebook e, até mesmo, no Mercado Livre. Sendo assim, o D2C e C2C seriam inviáveis sem a internet e a proximidade que ela propiciou.

Estratégias para ter um e-commerce D2C de sucesso

Para ser assertivo e ter um e-commerce D2C de sucesso, é necessário se atentar a alguns fatores principais. Confira, abaixo, quais são eles:

Plataforma de e-commerce

A escolha do software para a implantação da loja virtual é fundamental e poderá influenciar positiva ou negativamente nos resultados do e-commerce. Sendo assim, é importante ponderar as particularidades da empresa, validando o que cada uma das opções do mercado oferece e o que é indispensável para a marca.

Logística

Assim como mencionamos anteriormente, a logística de um modelo de negócio D2C é bem diferente daquela que a indústria já está habituada. Portanto, além de ser importante se adequar e se estruturar para oferecer uma excelente experiência de entrega aos consumidores, também é interessante contar com os parceiros certos para o transporte, sejam transportadoras ou Correios, e softwares que auxiliem na automatização do processo.

Perfil do “novo” público

Através do modelo Direct to Consumer, a empresa passa a lidar com outro público, no caso, o cliente final. Logo, é necessário conhecê-lo ainda melhor, a fim de se comunicar com ele e atraí-lo de maneira assertiva.

Atendimento ao consumidor

Oferecer um atendimento de excelência é uma das maneiras de proporcionar uma boa experiência, evitar perda de vendas por causa de dúvidas sobre os produtos e fidelizar clientes. Por isso, é imprescindível garantir um atendimento rápido, eficiente e voltado especificamente ao “novo” público.

Com base nas dicas, estratégias e panoramas apresentados no decorrer do artigo, você certamente passou a ter uma visão ainda mais ampla a respeito do mercado D2C, bem como as vantagens de investir em um. Com um bom planejamento, sem dúvidas conquistará excelentes resultados através do comércio eletrônico.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre E-commerce D2C: a expansão do setor e suas vantagens de investimento. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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