Ads Top

Conciliação financeira de marketplaces otimiza tempo de gestor financeiro

Realizar a gestão da área financeira de uma empresa é mais difícil do que as pessoas geralmente imaginam. Um gestor financeiro deve controlar gastos, lucro, investimentos, contas a pagar e a receber, folha de pagamentos, e muitos outros detalhes cruciais.

Para auxiliar nesta rotina cheia de responsabilidades, existem inúmeras ferramentas existentes no mercado, para ajudar no seu dia a dia e entregar ao gestor informações que gerem análises concretas e relevantes ao seu trabalho.

Principalmente quando falamos sobre empresas que operam através de marketplaces, onde há muita dispersão de informações e muitos critérios específicos para cada um deles.

Onde a conciliação financeira entra nisso?

A conciliação ajuda o gestor financeiro a realizar análises baseadas em dados concretos, garante a segurança no processo de venda em marketplaces e auxilia na identificação de possíveis problemas tanto operacionais internos quanto nos em que atua.

Além de ajudar na tomada de decisões, no planejamento do financeiro da empresa e no controle do fluxo de caixa, garantindo a veracidade das informações para que a empresa esteja sempre alinhada de encontro aos seus objetivos.

Leia também: Conciliação: por que sellers buscam contratação de conciliador?

Essa prática pode ser realizada de várias formas, portanto, não há desculpa para não começar! Esse processo pode ser feito manualmente ou através de planilhas prontas, na qual o colaborador responsável compila os dados das vendas e os compara aos dados fornecidos pelos marketplaces.

Porém, fazer a conciliação manualmente pode sujeitar a empresa a alguns riscos e falhas. Dependendo da complexidade da operação da empresa, os dados das vendas podem ter um volume excessivo, o que dificulta a conciliação manual. O ideal é que a empresa sempre busque maneiras de facilitar sua jornada e otimizar o seu tempo disponível, o que nos leva ao ponto a seguir.

Como a automação da conciliação financeira pode ajudar?

Atualmente, há algumas opções disponíveis no mercado para as empresas que desejam adotar a conciliação financeira automática. Através de um software de conciliação, a empresa elimina a possibilidade de erros manuais, e consegue comparar dados de maneira objetiva e precisa.

Assim, é possível desenvolver estratégias objetivas de acordo com as metas estabelecidas e até mesmo elaborar planos de contenção para a empresa. A automatização também ajuda a empresa a manter um fluxo de caixa otimizado e garantir que haja lucro na companhia dentro do tempo planejado.

Todos os detalhes de informações que a conciliação fornece auxiliam diariamente no controle financeiro de um gestor, e é um dos processos mais importantes que uma empresa que atua como e-commerce pode ter.

Seja através de uma equipe, através de planilhas prontas ou através de um software de conciliação financeira, os benefícios proporcionados por essa prática são cruciais para a companhia.

A automação gera otimização de tempo, foco em planejamento e estratégias e controle de informações que auxilia o gestor financeiro. A conciliação financeira é uma das melhores práticas para garantir a saúde financeira da empresa, portanto, é algo que a companhia, em conjunto com o gestor financeiro, deve levar em consideração para adesão na rotina da empresa.

 

O post Conciliação financeira de marketplaces otimiza tempo de gestor financeiro apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Conciliação financeira de marketplaces otimiza tempo de gestor financeiro. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.