API First: como essa estratégia pode empoderar seu e-commerce

O mercado e-commerce com lojas virtuais que fazem vendas via internet teve início em meados da década de 1990 e, desde então, ele segue em constante evolução tecnológica. E uma de suas mais importantes inovações tem sido a estratégia baseada em API First, que oferece mais agilidade e praticidade para a transformação e expansão dos negócios.

API, para quem não está por dentro, é a sigla para Application Programing Interface ou, em Português, Interface de Programação de Aplicativos. Trata-se de um ambiente virtual que, no contexto de uma plataforma de e-commerce, permite gerar instruções que conferem o acesso e a integração de aplicativos próprios ou de terceiros à uma loja online.

Com efeito, uma estratégia API First prioriza as APIs e por isso é diferente dos sistemas monolíticos. Enquanto as plataformas monolíticas são estruturas rígidas com componentes como ERPs viceralmente interligados, as plataformas baseadas em API possibilitam que você escolha instalar ou desinstalar os componentes que desejar conforme a sua demanda.

Isso, por sua vez, garante muito mais flexibilidade para o seu negócio em várias circunstâncias. Por exemplo, digamos que você precise usar um software OMS para gestão de pedidos. Ao invés de criar um do zero, basta usar um que já está desenvolvido e testado por outra empresa. Para tanto, é só chamar uma API e integrar o OMS à sua plataforma e-commerce.

Como se pode observar, uma estratégia API First transforma o seu negócio online em headless commerce (comércio sem cabeça). Neste tipo de comércio, as alas de back-end e front-end são separadas, mas se integram via APIs. Assim, é possível acrescentar ou remover da loja virtual apps de atendimento, pagamento e checkout, entre outros, com muita facilidade.

Evoluindo com plataformas e-commerce API First

Como dito, uma plataforma e-commerce baseada em API possibilita que você faça integrações de aplicativos que poderão empoderar a sua loja virtual em vários cenários distintos. Em outras palavras, com esta estratégia é possível evoluir de acordo com a demanda e o momento do seu mercado.

Em geral, por meio das APIs você poderá conectar à sua loja online aplicativos como os:

  • Provedores de segurança e serviços antifraude;
  • Provedores de vale-presente;
  • Catálogos de produtos;
  • Provedores de pagamentos;
  • Provedores de Checkout;
  • Content Management System (CMS);
  • Customer Relationship Management (CRM);
  • Enterprise Resource Planning (ERP);
  • Warehouse Management System (WMS);
  • Order Management System (OMS);
  • Provedores de canais de atendimento;
  • Provedores de serviços de logística;
  • Crédito do cliente;
  • Marketplaces;
  • Precificação;
  • Taxas;
  • Pesquisa;
  • Assinaturas;
  • Rastreamento;
  • Feedback;
  • Analíticos;
  • Provedores de serviços de Marketing.

Estas, vale lembrar, são apenas algumas opções. Além disso, quando novas tecnologias surgirem no futuro, estas também poderão ser incorporadas à sua loja virtual de forma ágil e prática se você estiver usando uma plataforma e-commerce baseada em APIs.

Vantagens de usar uma estratégia API First no e-commerce

Ao usar uma estratégia API First no seu comércio eletrônico, você obtém vantagens como:

Agilidade

É mais rápido integrar novas funções à loja virtual via API porque neste caso você não precisará desenvolvê-las do zero. Elas já foram criadas por outras empresas e estão disponíveis para uso. Basta conectá-las à sua loja. É plug-and-play.

Praticidade

A conexão plug-and-play possível via estratégia API First permite conectar ou desconectar componentes da sua loja virtual com praticidade. Como isso exige relativamente pouco esforço, sua equipe poderá se concentrar mais em outras atividades importantes.

Inovação

Quando surgem novas tecnologias, processos e oportunidades de negócios, fica muito mais fácil aproveitar tudo se você estiver usando uma plataforma baseada em API. Conecte as novidades num piscar de olhos à sua loja virtual e garanta uma expansão rápida.

Personalização

Com as APIs, você pode combinar vários aplicativos de terceiros ou próprios como ERPs, CRMs, WMSs, gateways de pagamento e logística, provedores de serviços de Marketing e muito mais, conforme a demanda. Customize a sua loja para gerar mais vendas e fazer mais sucesso.

Usabilidade

Uma plataforma que prioriza APIs é perfeita para aplicação do marketing de rerformance, pois permite modificar a loja virtual em todos os aspectos com praticidade e agilidade. Isso é fundamental para melhorar a usabilidade e a experiência do cliente no dia a dia.

Controle total sobre o seu negócio

Neste artigo, você aprendeu que em uma plataforma e-commerce monolítica os aplicativos são onboard (a bordo), enquanto em uma plataforma e-commerce API First os apps são offboard (fora de bordo).

A vantagem de trabalhar com apps offboard é que isso permite que você monte uma estrutura tecnológica totalmente personalizada (como blocos de Lego) para as demandas do seu negócio. Você tem controle para escolher os melhores apps e muda-los quando desejar, e pode fazer isso de forma rápida e prática.

O post API First: como essa estratégia pode empoderar seu e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre API First: como essa estratégia pode empoderar seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages