6 tendências criativas de marketing para o seu e-commerce em 2021

Em 2021, talvez como nunca antes, o design e a comunicação das marcas terão a importante missão de levar sentimentos como esperança, tranquilidade e energia para as pessoas em tempos difíceis. A Pantone, por exemplo, apostou em um par de tonalidades que ajudará as pessoas a se fortalecerem com movimento e clareza. O tom amarelo Illuminating é aconchegante e o Ultimate Gray é um cinza mais calmo que fala de compostura, firmeza e resiliência. Essas escolhas já nos direcionam muito do que está por vir no mercado e no design este ano. Selecionei algumas tendências criativas entre tantas possibilidades que temos para trabalhar num momento em que as pessoas estão entre o nostálgico e o transgressor; entre o retrô e o futurístico.

O sucesso está em encontrar um equilíbrio entre os dois e criar algo que comunique a mensagem da sua empresa de e-commerce com verdade, de forma genuína, que transmita confiança e a mensagem pela qual você quer ser lembrado.

 
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 

1 – Cartoons, ícones e ilustrações

Principalmente para as redes sociais as ilustrações continuam no topo das preferências de arte e criação. E como não gostar, não é? São flexíveis, multifuncionais e elegantes. Quando se tem a possibilidade de trabalhar com desenhos animados ou ilustrações personalizadas e exclusivas, fica melhor ainda e cai facilmente no gosto do público.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 

Para ilustrações, em especial, podemos destacar desenhos de rostos e a arte face line, que são rostos feitos em linhas contínuas, em fundos lisos ou coloridos.

2 – Caos criativo

Confrontando a calmaria proposta pela tendência dos tons pastel, o estilo “caos” começou a se fazer presente em 2020 e está ganhando ainda mais força em 2021, principalmente para empresas que querem se destacar com artes diferentes e chamativas. A mistura de elementos geométricos, ilustrações, tipografias diversas, assimetrias, cores sólidas, gradientes e adesivos. A intenção é gerar um criativo com muita personalidade sem regras.

3 – Modo noturno 

Se você é uma pessoa conectada com certeza já colocou um dos seus apps no Modo Escuro, ou Dark Mode. A funcionalidade, que deixa a tela dos apps escuras, já existia há anos nos sistemas do Gmail, Twitter e Reddit. A justificativa do hype e das empresas ao oferecer tal recurso varia entre a economia de bateria de celulares, o menor impacto luminoso aos olhos do usuário ou simplesmente estilo.

E os desenvolvedores mobile tomaram gosto pela função. Em 2021, além de hype, vai ficar pra trás o app que não apresentar a opção escura para seus usuários.

4 – Formas geométricas

O fluido e abstrato dá lugar às formas e padrões geométricos rígidos e de arestas sólidas. Se você reparar, essa escolha faz contraste com a tendência de cores suaves, mostrando firmeza, e um contraponto importante que pode equilibrar a mensagem de uma marca.

5 – Vintage, Pixel

Essa tendência é quase uma homenagem à internet dos anos 90! Chamada Vaporwave vintage mistura pop art e recursos gráficos de adesivos, tons pastel brilhantes combinados com tons neutros e elementos de lo-fi. Pode facilmente incorporar outros elementos como xadrez e gerar boas lembranças.

6 – 3D

O design 3D cresce a cada ano e em 2021 vamos vê-lo com mais frequência e em diferentes áreas como tipografia, ícones, emojis, animação, sites e aplicativos. É uma tendência que vem se consolidando ao longo do tempo graças aos avanços tecnológicos como a realidade virtual e a realidade aumentada. É uma oportunidade de inovar em marketing de avatar, por exemplo.

O design 3D veio para ficar e será, sem dúvida, a tendência dominante em 2021.

O post 6 tendências criativas de marketing para o seu e-commerce em 2021 apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 6 tendências criativas de marketing para o seu e-commerce em 2021. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages