Ads Top

5G: a 4ª Revolução Industrial já chegou e você nem percebeu

A tecnologia nos dias de hoje evolui muito rápido. Pense que no final da década de 1990, quem assistia a um filme no videocassete ou TV a cabo, dificilmente iria imaginar que em um futuro próximo, uma tal de tecnologia streaming iria mudar o modo como consumimos entretenimento. Esse é apenas um aspecto da atual revolução tecnológica que tem como uma das protagonistas principais a tecnologia 5G. Não por acaso, os impactos causados por ela no nosso dia a dia são chamados de “4° Revolução Industrial”.

A razão para isso é bem simples: se no século XVIII a grande estrela do espetáculo era a máquina a vapor, no século XXI, quem está à frente dessa revolução são os robôs e a Inteligência Artificial. E é nesse contexto que entra em cena a 5G.

Não é difícil compreender o que ela é e o quanto ela é importante para o cotidiano das empresas e dos consumidores de um modo geral.

Leia também: 25 anos de e-commerce no Brasil: o que esperar para o futuro?

Afinal, o que é o 5G?

Se antes era o 3G e depois o 4G, então agora estamos diante do 5G. Ou seja, é um avanço natural no que diz respeito à tecnologia envolvendo a rede de internet móvel.

A ideia é que com a chegada do 5G seja possível obter uma velocidade de 10 à 20x maior do que a internet que a gente tem hoje disseminada pelo mundo inteiro. Sendo assim, o carregamento de uma página na web ou de um vídeo será tão rápido quanto piscar os olhos.

Para você ter uma ideia, a latência do 4G (que consiste na diferença da resposta de transmissão de dados) ficava entre 60 e 90 milissegundos, com o 5G ela vai ficar menor que um 1 milissegundo.

Tanta eficiência e tanta velocidade que vai impactar de forma positiva também na conexão entre os vários dispositivos móveis, que poderá abranger mais de mil aparelhos por quilômetro quadrado.

A capacidade de permitir conexão entre vários aparelhos será um passo importante para, de uma vez por todas, viabilizar a “Internet das Coisas”, que consiste em conectar todos os aparelhos de uma casa, de uma empresa – até de uma cidade – na internet.

Revolução Tecnológica no mercado e na sociedade

O 5G é uma tecnologia inovadora justamente porque ela vem para revolucionar muitos aspectos do mercado e da sociedade em geral. Sendo assim, o modo como iremos interagir com as outras pessoas, com os clientes e até mesmo com as demais tecnologia serão profundamente alterados.

Entre os impactos que essa tecnologia vai trazer, podemos destacar:

O comportamento do consumidor

Se antes vários consumidores efetuavam compras de produtos e serviços em lojas virtuais, diante da conexão mais rápida proporcionada pelo 5G, a tendência é que o comércio online se desenvolva ainda mais.

Isso vai fazer com que as empresas cada vez mais invistam na construção de uma eficiente presença digital.

Na nova realidade em que vamos entrar será fundamental encontrar maneiras de melhorar a interação com os consumidores nos mais variados canais online, desde redes sociais a e-mails.

Internet das Coisas

Com o 5G como protagonista, a IoT (Internet das Coisas, em tradução do inglês) poderá avançar muito.

A Internet das Coisas consiste na conexão de objetos cotidianos com a internet. O seu smartphone, a sua Smart TV já são dois exemplos de aparelhos que migraram para o lado digital da força.

Agora imagine poder acionar o seu ar-condicionado ou ajustar os comandos da sua geladeira e de outros vários aparelhos domésticos por meio de aplicativos. Isso é a Internet das Coisas. Além do mais, empresas, hospitais, escolas, um bairro e até vários elementos do trânsito de uma cidade poderão ser regulados pela IoT.

A indústria

Não é à toa que os termos “4ª Revolução Industrial” e “5G” andam de mãos dadas. Os impactos que essa tecnologia traz para a indústria também são evidentes.

A utilização da robótica é um exemplo. O mesmo vale para os segmentos de logística e armazenamento de produtos.  Com a Internet das Coisas e uma conexão veloz, a automação industrial tem tudo para ser otimizada.

5G e o Marketing Digital

Quando se trata de Marketing Digital, na era do 5G, é necessário levar em consideração as possibilidades que uma conexão mais rápida vai fornecer para facilitar a interação com os clientes.

Com isso, será possível estabelecer algo que é fundamental nos dias de hoje: a experiência do usuário. É aí que entram em cena conceitos importantes que veremos a seguir.

Inteligência Artificial

Quando pensamos em Inteligência Artificial é normal pensar em robôs e na revolução das máquinas, como no filme “Eu, Robô”. Mas o que muitos não sabem é que essa tecnologia já está mais presente no nosso cotidiano do que parece. Ajudantes virtuais como a Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple, são exemplos perfeitos das IA’s mais comuns atualmente.

E na Era do 5G ela ganhará muito mais destaque. Ela será essencial para aperfeiçoar o atendimento virtual feito por Chatbots, bem como providenciar a análise de dados para conhecer melhor o comportamento do consumidor.

RV e RA

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada vão ajudar muito a apresentar os produtos para os clientes.  Essas ferramentas serão fundamentais, pois proporcionam um elevado nível de imersão na hora em que os consumidores querem conhecer ou testar um novo produto ou serviço.

Já pensou apresentar um produto ao cliente de forma que ele seja capaz de, por exemplo, avaliar como é a casa que ele almeja comprar, dirigir o carro que interessa a ele, ver como a roupa vista na vitrine ficaria no seu corpo ou até mesmo analisar como uma decoração ficaria na sala sem sair do conforto de casa?

Uma realidade distante? 

Apesar das vantagens evidentes da tecnologia 5G, a implementação dessa novidade no Brasil depende também de questões políticas. Atualmente, a estrutura de telecomunicações no Brasil é muito pautada pelos equipamentos da fabricante chinesa Huawei. No entanto, isso contraria os interesses norte-americanos, que também possuem desejo nessa tecnologia.

Essa dúvida entre colocar ou não a Huawei na disputa é uma questão política e econômica muito vinculada aos EUA e a China. E o nosso governo está apoiando o posicionamento dos Estados Unidos na “briga”. Tudo isso tem um impacto muito grande em termos de economia mundial mesmo. Por isso, é importante que, para o Brasil conseguir aproveitar todos os benefícios do 5G, seja necessário encontrar uma maneira diplomática para sanar tais questões.

5G é a evolução da era digital

Por meio dela a sociedade em geral, empresas e consumidores terão recursos mais avançados para interagir. A Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e a robótica estarão cada vez mais presentes no nosso cotidiano.

Com o 5G estaremos diante de uma nova realidade e de inúmeras possibilidades de desenvolvimento. Portanto, depois de tudo o que foi apresentado, não é exagero dizer que 4ª Revolução Industrial está batendo na porta e que vai trazer novas maneiras de interagir com o mundo ao nosso redor.

 

O post 5G: a 4ª Revolução Industrial já chegou e você nem percebeu apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 5G: a 4ª Revolução Industrial já chegou e você nem percebeu. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.