Ads Top

Gestão online e em nuvem: vantagens importantes

No tempo em que vivemos, estar conectado muitas vezes não é mais uma opção, é uma necessidade para trabalhar, interagir e se manter em contato com familiares e amigos. Para trabalhar, os sistemas de gestão passaram a se tornar cada vez mais online e a função em nuvem é um formato importante. Afinal, permite que os arquivos e atualizações possam ser acessados em qualquer lugar, de qualquer dispositivo.

Ferramentas de tecnologia nos fazem otimizar tempo de trabalho e tornam processos cada vez mais integrados.

O armazenamento, a indexação, a pesquisa e o acesso de dados em uma empresa acaba por demandar recursos que poderiam ser mais bem empregados em tarefas que estivessem focadas no negócio. Nesse caso, o ERP em nuvem é uma estratégia inteligente para lidar com a tecnologia, sem gastar mais do que se deve.

Sistema em nuvem, como funciona?

O cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet. Ele é executado em uma plataforma com sistema global de servidores que operam em um único ecossistema. Neste caso, que possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Ou seja, o varejista pode gerenciar as tarefas sem sair de casa ou estando em qualquer ambiente e utilizando qualquer dispositivo (tablet, celular, computador).

Além disso, o sistema em nuvem também diminui trabalho relacionado a atualizações de sistema e garante que todas as informações fiquem armazenadas de forma segura em nuvem. Ou seja, permite aos colaboradores autorizados acessar remotamente o sistema e suas informações.

O sistema em nuvem beneficia os negócios de diferentes tamanhos. Eles passam a contar com vantagens importantes, como a administração remota e o aumento de eficiência nos processos.

A utilização do sistema online e em nuvem auxilia para trabalhar remotamente ou presencial sem perder a qualidade e a conectividade com a empresa.

Automatização e integração

Uma gestão online e em nuvem, além de facilitar os processos diários e unificar a organização da empresa, também integra o estoque, emite notas fiscais e realiza integrações logísticas e marketplaces.

A integração é importante também para manter uma vida financeira saudável do negócio, Afinal, é um formato inteligente de trabalho para o empreendedor e seus colaboradores automatizarem os processos, pensando no negócio de forma mais dinâmica e criativa.

Outras vantagens

O ERP em nuvem funciona de forma automática, salvando também backups. Além da facilidade de gerir remotamente o negócio, outro ponto fundamental é a segurança.

Acessibilidade e mobilidade

Acessar as informações da empresa atualizadas, sem precisar abrir planilhas pesadas, ou imprimir materiais. Em nuvem, o sistema possibilita a qualquer funcionário autorizado acessar informações em qualquer horário e local.

O sistema global de servidores — que operam em um único ecossistema — possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Organização e integração

Com as informações sendo atualizadas em qualquer lugar, também passa a ter maior organização nos processos e consequentemente o aumento de produtividade. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam a desperdícios. A unificação das informações de compras, vendas, estoque ou entregas ficam atualizadas no sistema, mesmo que o trabalho esteja sendo feito remotamente.

Redução de custos

Além de reduzir custos pequenos como é o caso de impressão de planilhas, e diminuir custo de horas de trabalho em construção e organização manual dessas planilhas, o sistema em nuvem também reduz o espaço físico utilizado para armazenamento de arquivos, contratos e documentos. Tudo fica armazenado no sistema online. Toda a estrutura e profissionais de TI que seriam necessários para controlar a infraestrutura não serão mais necessários, podendo aplicar esse investimento em outras áreas.

Por isso, integrar os setores da empresa através de um ERP é fundamental para que isso aconteça de forma fluida, podendo inclusive, emitir notas fiscais e boletos de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Sincronizar as informações garante que, mesmo na gestão de múltiplos canais de venda, a gestão se mantenha descomplicada e atualizada.

O post Gestão online e em nuvem: vantagens importantes apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Gestão online e em nuvem: vantagens importantes. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.