Os desafios da Gestão de Projetos e como lidar com eles

A gestão faz parte dos negócios. Afinal, a administração em todos os segmentos é fundamental para tirar o estilo engessado e evitar o desperdício de dinheiro e de recursos, promover melhorias internas e, principalmente, ofertar novos produtos e serviços para os clientes.

Entretanto, quando falamos da Gestão de Projetos, não devemos tratar de uma área específica, mas encará-la como a habilidade de um profissional que toma conta e é responsável por determinado projeto dentro de uma companhia. Isso porque deve estar diretamente ligada à agilidade e otimização de processos e até mesmo quanto à gestão de custos.

De acordo com Ralph Keeling (professor de geoquímica e considerado um investigador líder do ciclo global de oxigênio), os projetos são realizados desde os primórdios. Porém, apenas nos últimos anos é que a Gestão de Projetos ganhou popularidade. Diante desse cenário, devemos considerar o PMI (Instituto de Gerenciamento de Projetos), o qual indica as melhores práticas de gerenciamento para implantação de produtos ou serviços personalizados, como um grande divisor.

Sendo assim, atualmente experienciamos a evolução da Gestão de Projetos. As empresas de todos os segmentos trilham o caminho do aperfeiçoamento e aceitação do planejar, organizar e executar, sabendo que são a direção para o sucesso e a construção do aprendizado.

Por isso, é preciso ter em mente as dez áreas do conhecimento no gerenciamento dos projetos que têm a integração no centro, seguida de partes interessadas, escopo, cronograma, recursos, comunicação, riscos, aquisições, custos e qualidade.

Gestão de Projeto no varejo 

No varejo, a transformação digital impôs um novo ritmo. O modo de compra cada vez mais online dos consumidores exige que as marcas estejam presentes nas plataformas para não perderem mercado.

Desta forma, é preciso estabelecer estratégias para criar um e-commerce funcional sem depender de muitos recursos neste processo e garantir a satisfação do seu cliente.

Portanto, eleger o líder e a equipe que fará parte desse projeto é o ponto de partida, juntamente com o escopo bem definido do que desejam para essa operação. Escolher os fornecedores e acompanhar passo a passo os marcos do projeto com eles é primordial.

Principais desafios da Gestão de Projetos

É muito provável que na criação de um e-commerce ou em outro projeto, você enfrente desafios na sua empresa. Para lidar com todos e sofrer o mínimo impacto, mostro os 6 principais desafios da Gestão de Projetos:

Lidar com pressão

Um projeto de qualquer dimensão tem tensão constante por lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo, as expectativas da equipe, da empresa e dos clientes.

Saber administrar os conflitos

Eles surgirão a qualquer momento e de qualquer parte. Por isso, o Gerente de Projetos é o responsável por solucioná-los. Para evitá-los, pode implantar diálogos periódicos, com argumentos que quebrem conceitos pré-estabelecidos e minimizem os ruídos.

Lidar com egos e criar equipes

O objetivo é criar um ambiente de empatia. É importante ter habilidade para liderar pessoas, construir equipes homogêneas, com características e expectativas distintas.

Saber dizer ‘não’ de forma coerente

É fundamental saber quando negar uma mudança de escopo ou de prazos, pois pode impactar no orçamento, na equipe e no resultado final.

Motivar pessoas e ser uma referência pelas atitudes

Transformar a entrega de um projeto em um propósito para a equipe, tendo coerência entre o discurso e a prática.

Saber encarar o erro como uma oportunidade de aprendizado

Aprender com os seus erros e dos outros é uma forma de desenvolvimento.

Resumindo, ao estabelecer a Gestão de Projetos na sua empresa, tenha em mente que sempre haverá um pacote de lições a serem aprendidas.

Replique este aprendizado em toda a empresa para suprir as expectativas tanto dos clientes internos quanto externos e perceba a melhora nos processos e serviços ofertados.

O post Os desafios da Gestão de Projetos e como lidar com eles apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Os desafios da Gestão de Projetos e como lidar com eles. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages