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Organize os processos com o ERP e projete boas metas no e-commerce

Já parou pra pensar que talvez a palavra mágica para quem trabalha no e-commerce seja integração? Nesta época de renovar as energias e o planejamento para o ano que logo vai iniciar, é preciso integrar os processos para ter melhores resultados. A integração consiste em interligar os setores do negócio (estoque, financeiro, emissão de notas fiscais e boletos) até sincronizar os canais de venda e os parceiros de logística. Para essa integração acontecer, ter um sistema ERP é o caminho mais descomplicado e eficiente, pois integra as informações de forma automática.

No cenário atual do e-commerce, onde as vendas através de múltiplos canais são uma realidade, fazer o controle interno em canais variados é um grande desafio. E é por isso que vale apostar em um  sistema em nuvem para fazer a gestão do negócio. Boas metas só são possíveis graças a ferramentas facilitadoras e uma boa dose de organização.

Os principais benefícios de manter uma gestão organizada 

Uma operação de e-commerce muitas vezes inicia pequena e aos poucos vai ampliando a vai ganhando forma e o empreendedor acaba perdendo a organização básica que não fez desde o início. É preciso atentar aos processos internos, seja o ao cadastro de produtos, de clientes, até o controle de compras, estoque e logística. Desta forma é possível também analisar os resultados e as falhas, a fim de acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa.

A presença digital só é conquistada quando o lojista vai ao encontro do consumidor. Ao vender em múltiplos canais, isso se torna ainda mais competitivo e acaba impactando diretamente no seu consumidor. Quanto mais gerar visibilidade para o negócio, mais aumentam as vendas e a autoridade da loja quanto a venda de determinados produtos.

Economia e mobilidade através do ERP 

Quando a empresa dispõe de um sistema de gestão unificado já acontece uma economia de investimento. Afinal, as mensalidades cabem no orçamento de empresas de todos os portes. Outro fator que impacta o negócio é a diminuição de contratação de mão de obra. Isso porque as equipes administrativas tornam-se mais enxutas, aumentando também as taxas de produtividade.

Com um ERP online o serviço fica em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar. Desta forma, em tempos de trabalho remoto, é possível ter acesso a todos os dados e relatórios gerados pelo ERP de onde estiver — garantindo mobilidade ao empreendedor. Tudo ficará na internet, disponível quando você quiser.

A experiência na jornada de compra do cliente 

A organização interna também impacta na jornada de compra do cliente. Com uma pesquisa facilitada e as informações sincronizadas, os erros de informações ou falta de controle de estoque não acontecem. Como consequência, o lojista consegue efetuar a venda e prever o prazo de entrega com mais precisão.

A logística representa uma grande fatia da satisfação do cliente em relação à experiência de compra na loja virtual. Neste caso, o ERP é responsável também por integrações logísticas, o que passa desde a organização do estoque até a entrega do produto na casa do cliente.

Visão ampla do negócio 

Principalmente quando a operação começa a tomar maiores proporções, e inicia a venda em múltiplos canais, o controle através do ERP se faz fundamental para manter a saúde financeira e a visão ampla do negócio. A possibilidade de gerenciar sua loja virtual em um único sistema, desde o cadastro dos produtos até a entrega dos pedidos é um grande facilitador.

Com os processos organizados, o empreendedor passa a ter uma visão mais ampla sobre o próprio negócio. É possível, por exemplo, emitir relatórios com informações do consumo e do cliente, o que acaba sendo importante para pensar no negócio de forma criativa e dinâmica — e sempre baseado nos dados dos relatórios que são gerados.

A administração dos principais fatores para manter um negócio online ativo precisa ser acompanhada e através de ferramentas que centralizem as ações em uma única plataforma.

O ERP auxilia o trabalho do empreendedor de e-commerce e mantém o fluxo operacional organizado — o que agiliza os processos e ganhando tempo e eficiência na rotina diária. A integração dos setores da empresa, desde os cadastros, compras, financeiro, estoque e logística, se faz necessária para o empreendedor de e-commerce tomar decisões mais assertivas com relação ao futuro do negócio.

O post Organize os processos com o ERP e projete boas metas no e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Organize os processos com o ERP e projete boas metas no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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