Metas de vendas no e-commerce: como estipular corretamente

Para crescer, precisamos saber onde queremos chegar. As metas são fundamentais para a organização da empresa. Isso porque elas te motivam a progredir e a ir cada vez mais longe. Se você ainda não sabe muito bem como estipular as metas de vendas no seu e-commerce corretamente, trouxe algumas dicas para te auxiliar.

Por que as metas são importantes?

Há quem diga que os melhores acontecimentos não são planejados, mas essa ideia não é válida no mundo dos negócios. Se você não sabe responder algumas perguntas básicas como quem são seus clientes ou quais produtos têm maior potencial de venda, você pode ter problemas quanto ao crescimento da empresa.

Ao delimitar metas e planos, você terá objetivos claros e poderá definir cada ação para alcançá-los.
No entanto, esses objetivos não podem ser vagos. Simplesmente pensar que deseja vender mais ou que quer crescer é pouco relevante. Por isso, não se esqueça, todas as metas de vendas no e-commerce precisam ser:

  • Factíveis: ou seja, nada de traçar planos irreais e impossíveis;
  • Mensuráveis: de forma que você consiga acompanhar a evolução;
  • Desafiadoras: precisam te impulsionar para frente.

Como estipular metas corretamente?

Antes de sair anotando todos as suas metas de vendas no e-commerce, vale prestar atenção em alguns pontos:

Conheça sua empresa

Talvez isso possa parecer muito óbvio e simples para você. Entretanto, a verdade é que muitos empresários não tem conhecimento profundo sobre o próprio negócio e sobre o cliente ideal.

É comum que os empreendedores imaginem o perfil dos clientes bem diferente do que é na realidade. Então, procure sempre estudar melhor quem são as pessoas que compram seus produtos. Conhecer essa persona a fundo vai te possibilitar entender sobre suas necessidades e seu potencial de compra.

Melhore suas fraquezas

Um outro ponto essencial é conhecer a realidade da sua empresa e, especialmente, os fatores que te puxam para baixo. Para evoluir, você precisará podar aquilo que está impedindo seu crescimento.

Se, por exemplo, você vende em marketplaces e identifica que as taxas vêm subtraindo boa parte do seu faturamento, coloque como meta a migração dessas vendas para o seu próprio site. Dessa forma, conquistará clientes diretos e mais engajados com sua marca.

Pense a longo prazo

Metas de curto e médio prazo são importantes, mas o foco não deve ser apenas nelas. Procure pensar além e defina também os seus objetivos para os próximos anos. Ter em mente a meta que você pretende atingir a longo prazo irá te ajudar a definir as primeiras e mais urgentes ações.

Se você tem dados de anos anteriores, recorra a eles para entender o seu processo no passado e repensar o futuro do seu e-commerce. O mapeamento de indicadores chave (chamados KPIs) também é fundamental para te mostrar com clareza o quanto você pode crescer.

Analise seus concorrentes

Observar empresas do mesmo segmento que o seu é uma oportunidade para aprender e ter boas referências para evoluir. Por isso, utilize o benchmarking para comparar o que você tem feito de positivo e, principalmente, o que você pode melhorar.

Pesquise cada detalhe do e-commerce, os custos de frete, o tipo de anúncio, a estratégia do funil de vendas. Todos os dados que você conseguir colher poderão te fazer entender a diferença da sua empresa e dos seus concorrentes, bem como quais os pontos em que você está errando.

Verifique seu potencial e capacidade

Para definir metas de vendas no e-commerce, é importante se atentar à capacidade produtiva atual da sua equipe e o quanto ela irá suportar. Pensando no número de funcionários que você tem atualmente, analise se será possível atender o aumento das vendas com o mesmo time e se o e-commerce continuará cumprindo com os prazos de entrega prometidos aos clientes.

O estoque também deve ser avaliado. Verifique se possui produtos suficientes e qual o potencial dos fornecedores (caso você venha a crescer no número de pedidos).

Atenção para as métricas de vaidade

Ter dados documentados é muito importante para avaliar seu crescimento e determinar o seu futuro. Porém, você não deve se apegar às métricas de vaidade.

Essas métricas são aqueles números que parecem relevantes, mas pouco dizem sobre sua evolução. O número de curtidas na página da loja virtual ou o número de visitantes do site, por exemplo, não são tão significativos para o seu crescimento.

As métricas essenciais e que devem ser consideradas são:

ROI: Retorno sobre o investimento que você fez em uma ação para divulgar seu e-commerce.

CPA: O custo por aquisição é o valor gasto para conquistar uma venda.

Ticket médio: Uma média do valor da compra por cliente.

Taxa de abandono de carrinho: É a porcentagem de consumidores que colocam algum produto no carrinho do seu e-commerce, mas não finalizam a compra (abandonam o carrinho).

Observar a taxa de conversão: Essa taxa é o resultado da divisão entre visitantes e número de vendas.

Taxa de rejeição: Aqui é possível verificar quantos visitantes abandonam sua página sem interagir com ela.

Recompra: Essa reflete o nível de satisfação dos clientes com a sua marca.

Acompanhe de perto

Antes de tudo, é preciso começar. Não é do dia para a noite que você vai delimitar claramente todas as suas metas de vendas no e-commerce, mas apertar o start é fundamental para que tudo aconteça.

Além disso, estipular metas corretamente não é suficiente, pelo contrário, você deve acompanhar o avanço e os resultados. Lembre-se de que nada é definitivo, vai ser necessário recalcular rota em certos momentos e não há nenhum problema nisso.

É natural que (em projetos de longo prazo) seja preciso rever as estratégias durante o processo. O mais importante é seguir em uma crescente buscando alcançar as metas de vendas no e-commerce da melhor forma.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Metas de vendas no e-commerce: como estipular corretamente. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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