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Como calcular seu ROI para saber se sua campanha está dando certo

Hoje você vai aprender a calcular seu ROI e saber se aquela campanha está realmente sendo lucrativa ou não.

Sem esse cálculo, alguns lojistas ficam de olho apenas no faturamento e não percebem o quanto de investimento está sendo necessário para atingir esses números.

Desta forma, com o ROI, é possível saber na prática se a campanha está performando bem ou precisa de modificações de estratégia?

O que é ROI?

ROI, na verdade, é uma abreviação de um termo em inglês: return on investment. Ou seja, retorno sobre investimento.

Com esse cálculo, o e-commerce consegue mensurar sua performance em diferentes canais de vendas. Contudo, é importante manter esses dados atualizados devido às mudanças de comportamento de mercado.

Com os resultados do ROI, você conseguirá saber o que deve ser mantido, o que deve ser retirado de suas estratégias e o que pode ser otimizado.

De fato, o ROI é apenas uma métrica a ser medida e não absoluta. Porém, é uma métrica que já consegue dizer muito sobre uma campanha.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI pode ser feito de diversas maneiras. Porém, a fórmula básica que usamos para mensurar campanhas no e-commerce é: pegar o valor de faturamento da campanha, retirar o valor de investimento e por fim, dividir pelo valor de investimento.

Ao final, você também pode multiplicar por 100 para ter um valor percentual.

Vamos a um exemplo? 

Uma loja de itens de beleza teve o ganho de R$100.000,00 em uma campanha onde o investimento inicial foi de R$10.000,00.

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 9

Neste exemplo, o resultado do ROI foi 9. Isso significa que o retorno sobre o investimento foi 9x maior. E como saber se esse valor é bom ou ruim para sua loja virtual?

Qual o valor ideal de ROI?

De fato, não existe um número cravado de ROI para separar os resultados bons e ruins, pois cada negócio é único.

Entretanto, o número dos sonhos é ter um ROI 10 ou acima dele. Assim, a loja virtual teria lucrado 10x ou mais o que investiu inicialmente.

Por outro lado, esse é um número bastante complexo de ser atingido. Lojas de segmentos muito específicos, por exemplo, tendem a investir mais para atingir seu comprador ideal.

Logo, é normal que nem todas as lojas consigam faturar 10x mais do que investem.

Por outro lado, existem alguns números para ligar o sinal de alerta. ROI igual ou menos que 5 podem ser otimizados para passarem a lucrar mais. Agora, abaixo de 3 já é bastante preocupante.

Com certeza isso vai da realidade de cada loja. Porém, o importante é trabalhar sempre para aumentar esse valor!

Como aumentar o ROI

  • Acompanhe o resultado de suas campanhas diariamente;
  • Inicie do zero campanhas que não deram resultado;
  • Verifique a navegabilidade de sua loja;
  • Confira o checkout de sua loja virtual;
  • Tenha um processo automatizado para carrinho abandonado;
  • Foque em criar conteúdos criativos e que prendam a atenção;
  • Invista em novidades;
  • Faça promoções com planejamento antecipado, caso sua margem de lucro permita.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como calcular seu ROI para saber se sua campanha está dando certo. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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